15 alimentos diários que aumentam o seu sistema imunológico

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Se você deseja evitar a cólica estomacal que está se espalhando pelo escritório ou evitar um resfriado debilitante, você precisará de um sistema imunológico forte. Claro, tomar uma vacina contra a gripe, lavar as mãos e ficar longe de tosses e espirros podem ajudar prevenir um resfriado desagradável , mas em algum ponto ou outro, seu corpo ficará exposto a um bug.

Idealmente, quando isso acontecer, seu sistema imunológico intervirá e protegerá seu corpo dos germes causadores de doenças. Mas às vezes falha e um organismo ou substância o deixa doente.



A boa notícia é que existem coisas que você pode fazer para evitar que isso aconteça. As chances de um bug assumir o controle do seu sistema imunológico e deixá-lo doente são muito menores se você levar um estilo de vida saudável. Gerenciando seus níveis de estresse, abandonando seu hábito de fumar, exercitando-se regularmente e mantendo um peso saudável pode ajudar a manter todo o seu corpo forte.



Nunca subestime o poder de sua dieta: abastecer-se de alimentos ricos em nutrientes e que aumentam o sistema imunológico pode fazer maravilhas, especialmente durante os meses mais frios. Pronto para ligar? Aqui, tudo o que você deve saber sobre como seu sistema imunológico o mantém saudável - e os melhores alimentos para comer quando você precisa de um impulso.

Como funciona o seu sistema imunológico, afinal?

Pense no seu sistema imunológico como o guardião do seu corpo. Ele serve como proteção contra quaisquer substâncias estranhas (por exemplo, bactérias, vírus, parasitas ou fungos) que podem entrar em seu corpo e causar danos.



É assim que funciona: seu sistema imunológico é uma vasta rede de órgãos, proteínas e células - como sua pele, medula óssea, sangue e tecido mucoso - que unem forças para distinguir as células saudáveis ​​das não tão saudáveis. Como? Quando um germe entra em seu corpo, seu sistema imunológico recebe sinais de que algo não está certo. A partir daí, ele responde enviando glóbulos brancos (ou células do sistema imunológico) - a defesa da linha de frente do seu corpo - para atacar e destruir qualquer coisa que ele interprete como arriscado ou perigoso, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde .

Você não percebe o quão duro seu sistema imunológico está trabalhando até que você pegue um inseto realmente desagradável com o qual seu corpo pode nunca ter lidado antes. Pessoas com sistemas imunológicos comprometidos - digamos, aqueles que têm doenças autoimunes como lúpus ou infecções graves como HIV, pessoas em quimioterapia ou até mulheres grávidas - correm um risco muito maior de lidar com germes indutores de infecção que não seriam um problema se eles fossem saudáveis.



Alimentos que tornarão seu sistema imunológico mais forte

Certos alimentos são ricos em nutrientes que aumentam a capacidade do seu corpo de evitar patógenos prejudiciais. Aqui estão 15 a considerar adicionar às suas refeições:

Iogurte

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Probióticos , ou as culturas ativas vivas encontradas no iogurte, são bactérias saudáveis ​​que mantêm o intestino e o trato intestinal livres de germes causadores de doenças. Embora suplementos probióticos estão disponíveis, um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, descobriu que uma dose diária de 7 onças de iogurte era tão eficaz para aumentar a imunidade quanto as pílulas. Certifique-se de pegar os recipientes sem o excesso de açúcar adicionado. Variedades simples (que você pode temperar com canela e frutas frescas) são sua melhor aposta, mas qualquer coisa com menos de 8 gramas de açúcar no total ainda é uma opção saudável.

✔️ Sua dose ideal: Uma porção de 7 onças por dia.

Aveia e cevada

2. Aveia e cevada

Esses grãos contêm beta-glucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e antioxidante mais potente do que a equinácea, relata um estudo norueguês. (Quando consumida, a planta equinácea pode reduzir ligeiramente suas chances de pegar um resfriado, de acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA .) Quando os animais comem este composto, são menos propensos a contrair gripe, herpes e até mesmo antraz; em humanos, aumenta a imunidade, acelera a cicatrização de feridas e pode ajudar os antibióticos a funcionarem melhor.

✔️ Sua dose ideal: Pelo menos uma das três porções diárias de grãos inteiros.

Alho

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Este potente parente da cebola contém o ingrediente ativo alicina, que combate infecções e bactérias. Em um estudo, pesquisadores britânicos deram a 146 pessoas um placebo ou um extrato de alho por 12 semanas; os que tomavam alho tinham dois terços menos probabilidade de pegar um resfriado. Outra pesquisa sugere que os amantes do alho que comem mais de seis dentes por semana têm uma taxa 30 por cento menor de câncer colorretal e uma taxa 50 por cento menor de câncer de estômago.

✔️ Sua dose ideal: Sabemos que é muito, mas o ideal é que você tenha como objetivo um cravo ou dois por dia. (Psiu! Esses remédios para hálito de alho podem ajudar a manter seu hálito fresco.)

Marisco

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O selênio - abundante em moluscos como ostras, lagostas, caranguejos e mariscos - ajuda os glóbulos brancos a produzir citocinas, proteínas que ajudam a eliminar os vírus da gripe do corpo.

✔️ Sua dose ideal: Duas porções por semana (se você está grávida ou planeja ficar, você deve perguntar ao seu médico sobre quanto você precisa).

Sopa de galinha

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Quando os pesquisadores da Universidade de Nebraska testaram 13 marcas, eles descobriram que todas, exceto uma (macarrão ramen com sabor de frango), bloquearam a migração de células inflamatórias - uma descoberta importante, porque os sintomas de resfriado são uma resposta ao acúmulo de células nos brônquios. O aminoácido cisteína, liberado do frango durante o cozimento, se assemelha quimicamente ao medicamento para bronquite acetilcisteína, o que pode explicar os resultados. O caldo salgado da sopa também mantém o muco ralo, da mesma forma que os remédios para tosse. Especiarias adicionadas, como alho e cebola, podem aumentar o poder de reforço imunológico da sopa.

✔️ Sua dose ideal: Pegue uma tigela quando estiver se sentindo péssimo. (Experimente esta deliciosa receita de canja de galinha!)

Chá

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Em um estudo de Harvard, pessoas que beberam 5 xícaras de chá preto por dia durante duas semanas tiveram 10 vezes mais interferon anti-vírus no sangue do que outras que beberam uma bebida quente com placebo. O aminoácido responsável por esse reforço imunológico, a L-teanina, é abundante tanto no chá preto quanto no verde - as versões descafeinado também o possuem.

✔️ Sua dose ideal: Várias xícaras por dia. Para obter até cinco vezes mais antioxidantes de seus saquinhos de chá, mova-os para cima e para baixo enquanto prepara. (Experimente Prevention's Immunity Tea para acalmar uma dor de garganta e dar um impulso de probióticos em seu intestino.)

Carne

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Deficiência de zinco é uma das deficiências nutricionais mais comuns entre os adultos americanos, especialmente para vegetarianos e aqueles que reduziram a carne bovina, uma fonte primária deste mineral que reforça a imunidade. E isso é lamentável, porque mesmo uma leve deficiência de zinco pode aumentar o risco de infecção. O zinco em sua dieta é essencial para o desenvolvimento de glóbulos brancos, as células do sistema imunológico intrépido que reconhecem e destroem bactérias invasoras, vírus e diversos outros bandidos, diz William Boisvert, PhD, especialista em nutrição e imunidade da The Scripps Research Instituto em La Jolla, CA.

✔️ Sua dose ideal: Uma porção de 3 onças de carne bovina magra fornece cerca de 30% do valor diário (DV) do zinco. Isso é frequentemente o suficiente para fazer a diferença entre deficiente e suficiente.

Cereais fortificados

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Não é uma pessoa de carne? Muitas tigelas fortificadas de cereais embalam o valor de zinco para um dia inteiro. Por exemplo, uma porção de Smart Start ou General Mills Whole Grain Total da Kellogg tem cerca de 15 miligramas (mg) do mineral. Para fins de comparação, uma porção de 90 gramas de carne bovina tem cerca de 7 mg de zinco.

✔️ Sua dose ideal: Procure comer uma tigela por dia - especialmente se você se relaciona com qualquer um desses seis sinais de que você não está recebendo zinco suficiente .

Batatas doces

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Você pode não pensar na pele como parte do seu sistema imunológico. Mas este órgão crucial, cobrindo uma área impressionante de 16 pés quadrados, serve como uma fortaleza de primeira linha contra bactérias, vírus e outros indesejáveis. Para se manter forte e saudável, sua pele precisa vitamina A . A vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente-chave da pele, explica David Katz, MD, diretor do Centro de Pesquisa de Prevenção Yale-Griffin em Derby, CT. Uma das melhores maneiras de obter vitamina A em sua dieta é com alimentos que contêm beta-caroteno (que lhes dá um pigmento laranja vibrante), como batata-doce, cenoura, abóbora, abóbora enlatada e melão.

✔️ Sua dose ideal: 1 batata doce cozida média (cerca de 114 gramas ou 5 polegadas de comprimento) embala apenas cerca de 100 calorias e mais de 100 por cento de sua ingestão diária recomendada de vitamina A.

Couve

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Junto com a laranja, as folhas verdes escuras, como a couve, são uma excelente maneira de aumentar a ingestão de vitamina A e fortalecer a função imunológica.

✔️ Sua dose ideal: Misture uma xícara em saladas, omeletes, salteados e pratos de massa algumas vezes por semana. Uma porção tem apenas 33 calorias e mais de um dia de sua ingestão recomendada de vitamina A.

pimentões

sistema imunológico de vitamina C de pimentão Fotografia de Amit BasuGetty Images

Há um motivo para você carregar no vitamina C quando você fica doente: o nutriente é ótimo para sua pele, que atua como uma barreira entre seu corpo e organismos prejudiciais. Além disso, estudos mostram que não ingerir vitamina C suficiente pode, na verdade, prejudicar sua resposta imunológica e torná-lo mais suscetível a infecções. Enquanto o júri ainda não decidiu se a vitamina C pode ou não verdadeiramente prevenir um resfriado, um Revisão de pesquisa de 2017 sugere que a suplementação com C pode ajudar a evitar infecções respiratórias - ou, pelo menos, ajudar a reduzir a gravidade e a duração dos sintomas se você ficar doente. Sim, frutas cítricas como laranjas são cheias de vitamina C - mas pimentões, morangos, manga, kiwi e brócolis têm um peso maior.

✔️ Sua dose ideal: Lanche em uma mistura de pimentas para obter sua correção crocante. Somente uma xícara de pimentão vermelho fatiado fornece 117 miligramas (mg) de vitamina C - muito além dos 75 mg recomendados para a maioria das mulheres adultas. Os pimentões amarelos contêm ainda mais.

Ovos

ovos, vitamina D, sistema imunológico istetianaGetty Images

Você já sabe que a vitamina D é importante para os seus ossos, pois ajuda a absorver o cálcio de maneira adequada, mas também é essencial para um sistema imunológico saudável. Na verdade, deficiência de vitamina D ou insuficiência (que afeta um estimados 42 por cento dos americanos ) pode aumentar suas chances de infecções respiratórias superiores e até mesmo distúrbios imunológicos como esclerose múltipla, diabetes tipo 1 e doença de Crohn, mostra a pesquisa. Porque? Os cientistas descobriram que as células imunológicas têm, na verdade, receptores de vitamina D, que são importantes para regular os mecanismos de defesa naturais do corpo.

Embora a vitamina do sol seja difícil de obter naturalmente por meio da dieta, alimentos ricos em vitamina D , gostar ovos , peixe e carne, ou mesmo cereais e leite fortificados, podem ajudá-lo a suprir sua ingestão diária. o NIH recomenda um mínimo de 600 unidades internacionais (UI) de vitamina D para a maioria dos adultos diariamente, mas muitas outras organizações credenciadas sugerem almejar muito mais.

✔️ Sua dose ideal: Um ovo contém cerca de 41 UI de vitamina D, portanto, prepare alguns para o café da manhã com um quinto de sua ingestão diária recomendada. (Apenas certifique-se de comer o ovo inteiro, não apenas as claras!) Bônus: as gemas também contêm zinco e selênio para uma força extra de reforço imunológico.

Cogumelos

cogumelos Getty Images

Durante séculos, pessoas em todo o mundo se voltaram para os cogumelos para uma dieta saudávelsistema imunológico. Pesquisadores contemporâneos agora sabem por quê. Estudos mostram que os cogumelos aumentam a produção e a atividade dos glóbulos brancos, tornando-os mais agressivos. Isso é bom quando você tem uma infecção, diz Douglas Schar, DipPhyt, MCPP, MNIMH, ex-diretor do Instituto de Fitoterapia em Washington, DC. Eles também são uma ótima fonte natural de vitamina D.

✔️ Sua dose ideal: Os cogumelos shiitake, maitake e reishi parecem ter o maior poder de imunidade; os especialistas recomendam pelo menos & frac14; -sulte para 1 onça algumas vezes ao dia para obter o máximo de benefícios imunológicos. Adicione um punhado ao molho de macarrão, refogue com um pouco de óleo e adicione aos ovos, ou coloque o estilo de três andares em uma pizza congelada.

Kefir

kefir na mesa istockphotoluis / Getty Images

Em um estudo sueco de 80 dias com 181 funcionários da fábrica, aqueles que beberam um suplemento diário de Lactobacillus reuteri - um probiótico específico que parece estimular os glóbulos brancos - levou 33% menos dias de doença do que aqueles que receberam um placebo. Embora nem todas as marcas de kefir usem essa cepa específica, muitos produtos da Lifeway o fazem, incluindo suas bebidas Perfect12 e Lowfat Kefir.

✔️ Sua dose ideal : Experimente adicionar kefir em sua dieta pelo menos algumas vezes por semana.

Peixe gordo

salmão com limão Kajakiki / Getty Images

Salmão, cavala e arenque são ricos em Ácidos gordurosos de omega-3 , que reduzem a inflamação, aumentando o fluxo de ar e protegendo os pulmões de resfriados e infecções respiratórias. 1 estudo animal também descobriram que o nutriente pode ajudar a evitar várias cepas da gripe. O salmão também é outra grande fonte de vitamina D.

✔️ Sua dose ideal: Consuma duas ou três porções de 120 ml por semana. Se você estiver grávida ou amamentando, evite comer tubarão, peixe-espada, cavala e peixe-azulejo, que são ricos em mercúrio. (Confira essas deliciosas receitas de salmão para algumas ótimas ideias para preparar seu próximo jantar de peixe.)

Reportagem adicional de Alisa Hrustic