5 maneiras de fazer dieta ioiô pode destruir seu corpo e bagunçar seu metabolismo

Dieta Yo Yo - Efeitos colaterais da dieta Keto Getty Images

A dieta ioiô é mais ou menos assim: você perde 4,5 quilos após seguir um dieta muito rígida como o ceto , apenas para ganhar tudo de volta - e mais um pouco - alguns meses depois. Soa familiar? Muitas pessoas lutam com a dieta ioiô porque são sugadas para fazer a dieta da moda mais recente e acabam perdendo uma tonelada de peso. Mas quando se trata de transformar sua dieta em seu estilo de vida, eles são incapazes de quebrar os maus hábitos e os quilos começam a se acumular novamente.

'Quando você perde peso, você perde gordura e músculos, mas quando você os ganha de volta, você ganha principalmente gordura e não músculos. Então, quando você tenta perder peso da próxima vez, fica mais difícil perder os quilos ', diz Bonnie Taub-Dix, RDN, criadora do Melhor do que fazer dieta e autor de Leia antes de comer . “Isso porque o músculo é mais eficiente na queima de calorias e na perda de peso do que a gordura”, explica ela.



E a dieta ioiô não afeta apenas sua capacidade de perder peso. Também pode ter consequências negativas para a sua saúde. Aqui estão todas as maneiras pelas quais a dieta ioiô pode causar danos - e o que você pode fazer para encerrar seu ciclo vicioso e fazer escolhas mais saudáveis.



Pode fazer com que seus níveis de açúcar no sangue caiam muito

'Quando as pessoas seguem dietas muito rígidas, elas estão Pulando refeições e eliminando grupos de alimentos inteiros. Isso pode causar grandes quedas nos níveis de açúcar no sangue, o que pode afetar o apetite e levar a desequilíbrios nutricionais ', diz Taub-Dix. Essas quedas no açúcar no sangue podem fazer com que você anseie por alimentos ricos em gordura e açúcar, afetando sua capacidade de fazer escolhas alimentares saudáveis. UMA Estudo de 2017 a partir de Nutrição e Diabetes , que acompanhou 4.234 pessoas por 12 anos e documentou suas mudanças de peso, descobriu que quanto maiores as flutuações de peso, maior a probabilidade de desenvolverem diabetes tipo 2.

Seu metabolismo de repouso - o número de calorias que você queima apenas para se manter vivo - também diminui porque a quantidade de calorias que você está consumindo é tão imprevisível que seu corpo guarda o que pode, quando pode. Além disso, seus hormônios da fome podem sofrer um golpe, pois seu corpo pode produzir menos leptina - o hormônio da fome que diminui o apetite, diz Taub-Dix.




Pode afetar seu coração

Como você pode estar limitando certos grupos de alimentos quando está fazendo dieta ioiô, isso pode confundir seu coração. Na verdade, um Estudo de 2017 de New England Journal of Medicine sugere que a flutuação do peso corporal é um fator de risco para morte e um evento coronariano em pessoas com doença cardíaca . Por exemplo, seguindo uma dieta baixa em carboidratos, como a dieta ceto , concentra-se em preencher com gordura e proteína, mas pode estar faltando nutrientes essenciais em vegetais, frutas e grãos inteiros. Restringir calorias por períodos de tempo também pode fortalecer seus desejos por alimentos gordurosos e açucarados - o piores alimentos para o seu coração - e fazer com que pareçam mais gratificantes e agradáveis ​​para o cérebro.


Pode afetar seus níveis de energia

Quando você está fazendo dieta ioiô, pode faltar alguns nutrientes, como ferro , o que pode levar a uma deficiência e causar anemia . PARA Estudo de 2014 a partir de Comer distúrbios de peso: estudos sobre anorexia, bulimia e obesidade mostraram que a restrição alimentar de curto prazo - mesmo por apenas dois dias - pode diminuir significativamente as concentrações de ferro nas mulheres. A anemia pode ocorrer quando você não produz glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio dos pulmões para as células. Como resultado, você sinto muito cansado e fracos, têm dificuldade de concentração e batimentos cardíacos acelerados.




Pode atrapalhar o sono

Não deveria ser novidade que quanto mais falta de sono você estiver, maior será a probabilidade de ganhar peso. Mas comer lanches carregados de açúcar antes de dormir ou pular o jantar é uma receita para uma noite sem dormir. Na verdade, ir para a cama com fome ou enchido atrapalha o sono e pode dificultar o sono, diz Taub-Dix.

E quanto menos você dorme, mais seu cortisol (o hormônio do estresse) seu corpo irá produzir, aumentando o risco de desenvolver pré-diabetes e doença cardíaca . Portanto, certifique-se de dormir pelo menos sete ou oito horas à noite; uma Estudo de 2016 a partir de Oman Medical Journal sugere que dormir menos de seis horas está associado ao diabetes tipo 2.


Isso pode bagunçar seu intestino

Seu estômago pode levar um golpe quando você passa de comer um prato enorme de fettuccini para apenas bebericar suco de aipo . Normalmente, seu microbioma é o lar de trilhões de bactérias saudáveis ​​que fazem de tudo, desde aumentar sua imunidade até regular seu metabolismo. Mas a dieta ioiô pode criar um desequilíbrio entre bactérias boas e más, aumentando o risco de desenvolver uma infinidade de problemas de saúde.

Além do mais, os micróbios intestinais podem desempenhar um papel significativo no ganho de peso pós-dieta. UMA Estudo de 2016 feito em ratos do Instituto de Ciência Weizmann mostra que, após um ciclo de ganho e perda de peso, os ratos retiveram um microbioma 'obeso' anormal. Os pesquisadores acreditam que o intestino retém uma memória da obesidade anterior, por isso é mais fácil acumular quilos se você voltar aos mesmos hábitos alimentares pouco saudáveis, mesmo após a perda de peso.


Resumindo: tenha mais equilíbrio em sua dieta

Mesmo que isso signifique comer aquele bolinho maldito. 'Você não precisa se privar para perder peso. Certifique-se de incluir os alimentos que você adora em sua dieta. É tudo uma questão de aprender mais sobre você mesmo e ter um relacionamento melhor com a comida ', diz Taub-Dix. Certifique-se também de incorporar mais exercícios à sua rotina, incorporando uma mistura de treinamento cardiovascular e de força. Malhar pode ajudar acelere o seu metabolismo assim você perde peso e constrói músculos, que queimam mais calorias do que gordura.

Taub-Dix gosta de comparar a dieta iô-iô a ter um apartamento e o aluguel de um. 'Quando você trata algo como se fosse seu, como seu corpo, você trabalhará duro para mantê-lo saudável e preservá-lo. Mas quando você trata como se estivesse alugando, pode não tratá-lo tão bem ”, diz ela. Portanto, trate seu corpo como se fosse realmente seu, porque ele é.