Você precisa de um reforço de ferro?

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Se o sangue de uma pessoa contém um número menor do que o normal de glóbulos vermelhos, ela tem uma condição chamada anemia. A causa mais comum é a falta de ferro, um mineral vital para a criação de hemoglobina (a proteína nas células vermelhas do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para vários tecidos). Isso é chamado de anemia por deficiência de ferro (ADF), e cerca de 13% da população mundial a tem a qualquer momento.

O termo anêmico é frequentemente usado para descrever fraqueza em geral, e isso é apropriado, porque a falta de energia e uma sensação de exaustão geral são os sintomas característicos da IDA. Outros sintomas incluem falta de ar, tontura, dor no peito ou estômago, dor de cabeça, pele pálida e batimento cardíaco rápido ou irregular. Isso ocorre principalmente porque o coração deve trabalhar mais para compensar a redução da capacidade de transporte de oxigênio do sangue.



Por que você tem IDA?

Um dos principais motivos da ADF é a perda de sangue, que pode ser devido a períodos menstruais intensos, sangramento interno, lesão ou cirurgia. Também pode ser causado por baixa ingestão de ferro na dieta ou problemas com a absorção do mineral, possivelmente de doença inflamatória intestinal ou uma predisposição genética. Após um diagnóstico de IDA, um médico pode usar a varredura (como a TC) para ver se há uma condição subjacente potencialmente perigosa, como sangramento interno.



Como adicionar mais ferro à sua dieta

Freqüentemente, a melhor e mais segura resposta terapêutica é simplesmente comer alimentos que contenham mais ferro. O ferro heme, encontrado principalmente na carne e em outros alimentos de origem animal, é facilmente absorvido. Boas fontes de ferro heme, exceto carne, incluem ostras, mariscos, atum, camarão e ovos. O ferro não heme vem de alimentos vegetais, e boas fontes dele são os feijões (rim, lima, marinho), tofu, lentilhas, melaço, espinafre e arroz integral.

Para aumentar a absorção de ferro, especialmente de fontes não heme, coma esses alimentos com outros ricos em vitamina C, como pimentão vermelho e tomate, ou com um suplemento de vitamina C (200 mg). Na minha opinião, a suplementação de ferro raramente é necessária, mas se o seu médico achar apropriado, uma forma absorvível chamada gluconato de ferro, tomada com vitamina C, é provavelmente a melhor escolha.



Você poderia estar conseguindo Também Muito Ferro?

Embora a falta de ferro seja realmente um problema, a quantidade excessiva tem seus próprios perigos. Nosso pensamento sobre o ferro mudou desde a década de 1970, quando a suplementação com o mineral era uma recomendação comum para sangue cansado e fadiga.

Estima-se que 16 milhões de americanos tenham algum grau de sobrecarga de ferro, desencadeada por consumo excessivo, disposição hereditária ou ambos. O excesso de ferro acaba no fígado, coração e órgãos endócrinos, o que pode levar a doenças do fígado, insuficiência cardíaca, glicemia elevada e, raramente, doenças neurodegenerativas. O melhor tratamento para o problema, além de reduzir a ingestão alimentar, é a flebotomia terapêutica - basicamente, doando sangue a cada duas semanas até que o nível de ferritina, uma proteína do sangue que contém ferro, volte ao normal.



Este artigo apareceu originalmente na edição de outubro de 2020 da Prevenção.


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