Os 3 sinais mais comuns de deficiência de iodo

deficiência de iodo Getty Images

Quando você pensa em iodo - o elemento químico que ajuda seu corpo a produzir os hormônios da tireoide e regular a energia - você provavelmente o associa ao sal de cozinha. Isso porque, na década de 1920, os pesquisadores descobriram que as pessoas em certas áreas do país desenvolviam bócio, ou glândulas tireoides aumentadas, devido à deficiência de iodo.

A solução? O governo dos Estados Unidos aconselhou algumas empresas a começarem a adicionar iodo ao sal - e a intervenção ajudou muito. No geral, como país, temos iodo suficiente desde a década de 1940, diz Elizabeth Pearce, MD , professor associado de medicina da Escola de Medicina da Universidade de Boston e vice-coordenador regional do Américas na Iodine Global Network , uma organização para a eliminação sustentável da deficiência de iodo em todo o mundo.

Mas enquanto a maioria de nós realmente não precisa se preocupar com nossos níveis de iodo, há uma grande ressalva, diz o Dr. Pearce. Pesquisas nacionais mostram que mulheres grávidas apresentam deficiência leve.



Mulheres que estão grávidas ou amamentando têm alto risco de deficiência de iodo porque há uma maior necessidade de iodo para o desenvolvimento da tireoide fetal, diz Brittany Henderson , MD, professor assistente de endocrinologia e metabolismo no Comprehensive Cancer Center no Wake Forest Baptist Medical Center. E porque o iodo é encontrado em alimentos diferentes do sal - como leite, frutos do mar, pão e ovos - outros grupos de alto risco incluem veganos , vegetarianos , e aqueles que não comem laticínios ou pão.

Embora a deficiência de iodo seja difícil de diagnosticar, isso não significa que você não possa aprender a identificar os sinais de alerta e como ter certeza de que está recebendo o suficiente. Aqui está o que você precisa saber.

Quais são os sinais de deficiência de iodo?

Os sintomas geralmente só aparecem quando a deficiência de iodo é grave, o que é raro. Mesmo que haja um teste para deficiência de iodo (uma análise de urina), e você possa perguntar a um clínico geral ou um endocrinologista, o Dr. Pearce diz que é mais frequentemente usado para examinar grandes populações para pesquisas de saúde pública, ao invés de indivíduos.

Há uma grande variação nos níveis de iodo de dia para dia e até de hora a hora, então você realmente precisa de pelo menos 10 ou 12 testes em uma pessoa para saber qual é o verdadeiro estado da pessoa, explica ela. Ainda assim, existem algumas bandeiras vermelhas a serem observadas.

Bócio (glândula tireoide aumentada)

bócio

Glândula tireoide de tamanho normal comparada a uma glândula tireoide aumentada.

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Quando a ingestão de iodo cai abaixo de 100 microgramas (mcg) por dia, seu corpo começa a bombear mais um hormônio da tireóide chamado TSH, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH). Isso pode levar a um aumento da glândula tireóide (também conhecido como bócio), que é o sintoma mais comum da deficiência de iodo, diz Melissa Majumdar, MS, RD, nutricionista bariátrica sênior do Brigham and Women's Center para cirurgia metabólica e bariátrica, onde ela geralmente lida com deficiências de nutrientes.

O bócio pode ou não ser visível como um caroço na parte frontal do pescoço. Às vezes, você não perceberá a menos que faça um ultrassom ou tomografia computadorizada, diz o Dr. Henderson. Se você tem bócio, pode sentir uma sensação de asfixia ou ter dificuldade para engolir ou respirar.

Hipotireoidismo (tireoide hipoativa)

Se a sua ingestão de iodo cair abaixo de 10 a 20 mcg por dia, você pode experimentar hipotireoidismo , ou uma tireoide subativa (o que significa que sua tireoide não está produzindo certos hormônios em quantidade suficiente). Os sintomas podem incluir fadiga, ganho de peso, perda de cabelo , cabelo seco, pele seca, constipação , intolerância ao frio, rosto inchado, rouquidão, fraqueza / dores musculares, depressão , perda de memória e muito mais.

Pacientes com hipotireoidismo geralmente apresentam pelo menos dois ou três sintomas, diz o Dr. Henderson. Observe que esses sintomas podem ser causados ​​por vários outros problemas de saúde ou mesmo por medicamentos que você pode estar tomando, portanto, verifique com seu médico para identificar a raiz do problema.

Complicações na gravidez ou problemas de desenvolvimento infantil

A deficiência de iodo tem sido associada a infertilidade, abortos espontâneos, parto prematuro, natimorto e anomalias congênitas.

Bebês e crianças cujas mães tiveram deficiência de iodo durante a gravidez ou amamentação podem ter QI mais baixo, retardo mental, crescimento lento ou problemas de fala e audição. A deficiência de iodo leve a moderada também foi associada a um risco maior de TDAH em crianças, afirma o NIH.

Como obter iodo suficiente

alimentos ricos em iodo Getty Images

PARA Relatório de 2013 descobriram que a concentração média de iodo urinário para adultos era 144 mcg / litro e para mulheres grávidas, 129 mcg / litro, o que significa que a maioria dos adultos americanos está no estádio, mas as mulheres grávidas tendem a obter uma quantidade inadequada. A melhor maneira de evitar a deficiência de iodo é certificar-se de que você atinja estas doses recomendadas do NIH:

Homens e mulheres adultos: 150 mcg

• Mulheres grávidas: 220 mcg

• Mulheres que amamentam: 290 mcg

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Qualquer coisa abaixo dessas quantidades não é ideal, mas qualquer coisa acima dessas quantidades também pode levar ao hipertireoidismo (também conhecido como tireoide hiperativa) e outros problemas. Como não existe um teste confiável para a deficiência de iodo, a melhor coisa que você pode fazer é evitar que isso ocorra.

Então, primeiro, certifique-se de que você está comprando e comendo sal de cozinha iodado. Apenas cerca de metade do sal de mesa vendido neste país é iodado, diz o Dr. Pearce. Quando o sal é iodado, deve constar na embalagem. Cuidado: o sal marinho tão na moda, assim como o sal encontrado em alimentos processados, geralmente não é iodado, diz Majumdar. (Embora, algumas marcas façam sal marinho iodado, se você preferir ir pelo caminho mais escamoso.)

Você também pode ajustar sua dieta para incluir mais alimentos ricos em iodo. As fontes naturais de iodo incluem tudo o que vive e cresce na água salgada, portanto, mariscos, lagostas, ostras ou sardinhas, diz Majumdar. Também obtemos um pouco de leite, ovos e vegetais, mas isso varia um pouco mais.

Enquanto o American Heart Association recomenda comendo não mais do que 2.300 miligramas de sódio por dia (idealmente 1.500 para a maioria dos adultos), um terço de uma colher de chá de sal iodado ainda dá 150 mcg de iodo.

Os suplementos normalmente não são recomendados se você não estiver grávida, amamentando ou comendo uma dieta restrita porque o risco de deficiência é baixo. Se você estiver grávida ou amamentando, o American Thyroid Association recomenda tomar uma vitamina pré-natal que contém 150 mcg de iodo - verifique o rótulo para ter certeza.

E se você é vegano ou vegetariano, ou se não come laticínios ou pão, converse com seu médico sobre se é uma boa ideia tomar um suplemento de iodo, uma vez que pode interagir negativamente com medicamentos (como remédios para pressão arterial) que você já está tomando.

Reportagem adicional de Alisa Hrustic