Como a organização pode ajudá-lo a controlar sua ansiedade

ansiedade doméstica bagunçada moodboard / Getty Images

Declutter Your Life é uma iniciativa de um mês para ajudá-lo a controlar o estresse e melhorar sua saúde, aprendendo os princípios de banir a desordem e restaurar um senso de ordem em seu mundo.

Por quatro anos, quando minha ansiedade estava no auge, deixei minha casa se transformar de um refúgio imaculado em um labirinto de lixo. Aconteceu lentamente: primeiro, os tapetes começaram a ficar sujos e a correspondência amontoou-se no balcão da cozinha. A geladeira acumulava comida, incluindo itens vencidos que deveriam ter sido jogados no lixo semanas (meses?) Atrás. Sacolas de compras alinhadas no chão por anos até que eu tivesse energia para guardar as compras. Roupas empilhadas no chão do quarto por meses.



Não é exatamente que eu não me importasse, mas me sentia enterrado pelas responsabilidades do dia a dia - apenas tentar conciliar trabalho, vida social e outras tarefas básicas parecia uma luta. Eu sabia que a desordem na minha casa estava aumentando, mas fisicamente não conseguia fazer nada a respeito.



De vez em quando, eu tinha um 'dia de purgação', quando chegava a um ponto de ruptura e me sentia compelido a agir. Eu juntaria o máximo de roupas que pudesse e iria para brechós administrados pela Goodwill, Plato’s Closet ou Habitat for Humanity. Fiz um trato comigo mesmo: se doasse um monte de minhas coisas, poderia conseguir uma coisinha nova no mesmo brechó. Tornou a organização uma tarefa emocionante, em vez de uma obrigação, e foi terapêutico. Mas não foi o suficiente.

As 'coisas' sempre voltavam, e eu me sentia preso em um ciclo repetitivo de itens acumulados, me afogando na desordem e purgando. Eu estava mais ansioso e deprimido do que nunca, até que um dia decidi que já era o suficiente. (Pronto para colocar sua casa em ordem? Aqui estão as principais dicas de um organizador profissional para os clientes.)



Eu não queria ter vergonha da minha casa ou da minha situação de vida. Queria voltar para casa e relaxar, em vez de me sentir ainda mais estressado. Portanto, resolvi colocar minha vida em ordem: comecei a manter um diário, um planejador e vários calendários. Substituí meu hábito de colecionar itens pelo hábito de verificar calendários e registrar anotações sobre minhas atividades. Ao mesmo tempo, estendi a mão para um grupo de amigos e pedi que me responsabilizassem. Eles me diriam se minha casa estivesse começando a ficar fora de controle e me cutucariam para fazer algo a respeito. E se eu estivesse pensando em comprar algo novo ou não conseguisse decidir se deveria jogar algo fora, pediria um feedback: meu instinto foi precipitado ou racional?

Não sou perfeita e ainda volto aos velhos hábitos ocasionalmente. Mas se me vejo vacilando, tento não ficar obcecado com isso. Eu aceito que sou humano e erros podem (e serão) cometidos, mas enquanto eu continuar tentando, tudo bem. Normalmente, as sacolas de compras não cobrem mais o chão, mas, quando o fazem, cuido da bagunça e sigo em frente.



A ligação entre ansiedade e desordem

Minha história é apenas um exemplo de como a ansiedade e a desordem costumam andar de mãos dadas. Claro, ninguém está sugerindo que a desordem em si pode fazer com que alguém desenvolva um transtorno de ansiedade, nem que ficar mais organizado vai ser uma cura para tudo. Mas a pesquisa sugere que a desordem tem um impacto real no humor.

Um estudo de 2009, publicado no Boletim de Psicologia Social e Personalidade , concluiu que a desordem às vezes se traduz em um proprietário sentindo-se mais deprimido, especialmente se os visitantes comentarem sobre a bagunça. Outra pesquisa, publicada em 2011 no Journal of Neuroscience, descobriram que a desordem muitas vezes significa que há muitos estímulos em seu ambiente, o que por sua vez o torna difícil de focar .

Dennis Greenberger, PhD, co-autor de Mind Over Mood e o diretor do Centro de Ansiedade e Depressão em Newport Beach, Califórnia, é rápido em apontar que não é a desordem em si que é tão prejudicial; é como você reage a isso.

'Alguém que entra em um escritório bagunçado e desordenado e pensa:' Eu sei muito bem onde está tudo e estou animado para fazer um trabalho significativo de que gosto 'não tem realmente um problema', diz Greenberger. Alguém que entra na mesma sala e começa a se preocupar em descobrir o que precisa ou ficar obcecado com o que os outros podem pensar sobre a bagunça provavelmente precisa de ajuda.

Gail Steketee, PhD, professora e reitora emérita da Escola de Serviço Social da Universidade de Boston, diz que não é incomum achar a desordem opressora, e é aí que a ansiedade surge. 'As pessoas pensam:' Como vou limpar isso? Por onde eu começo? E se eu não conseguir decidir o que deixar de lado? Onde devo colocar as coisas que não quero? ' E assim por diante.

10 sinais silenciosos de que você está muito estressado:

Reduzindo a desordem - e a ansiedade relacionada

Ok, então você determinou que a desordem é ruim para sua saúde mental: e agora?

Começar é a parte mais difícil. UMA Pesquisa Rubbermaid conduzido pela Russell Research em 2011, relatou que 91% dos participantes ficam tão estressados, ansiosos e oprimidos quando suas casas estão bagunçadas que eles nem sabem por onde começar com a organização doméstica. (Psst! Comece com estes produtos de organização que mudam vidas.)

Não se trata apenas de falta de conhecimento sobre organização; as emoções também desempenham um papel importante. Freqüentemente, há ansiedade em se largar objetos - como o pensamento mágico de que, assim que você os descartar, você precisará deles; medo de cometer um grande erro ao abrir mão de algo que é realmente valioso, mas você não percebe; ou medo de desperdiçar, diz Steketee.

A boa notícia é que você não precisa permitir que esses medos o paralisem. Algumas maneiras de combater a desordem, apesar de sua ansiedade:

Pense em como, exatamente, a desordem está prejudicando você.

Você já pode acreditar que a desordem é 'ruim', mas Steketee sugere que reserve algum tempo para refletir sobre como, especificamente, está interferindo em seus objetivos principais. O que é mais importante para você: receber amigos? Poder convidar netos para brincar na sala de estar? Ter um bom quarto para desfrutar de uma leitura? Seja o que for, use-o como motivação para agir em conjunto e concentrar seus esforços iniciais de organização nas zonas que teriam o maior impacto em sua vida.

Prepare-se.

Não há vergonha em pedir uma ajudinha; na verdade, é recomendado . Se você não tem orçamento (ou desejo) para trabalhar com um organizador profissional individualmente, pelo menos leia um livro. Você pode querer verificar A magia da mudança de vida da arrumação por Marie Kondo, Material por Randy O. Frost e Gail Steketee, ou Mind Over Mood por Dennis Greenberger.

Comece pequeno.

Respire fundo e lembre-se de que é normal sentir que está diante de uma tarefa impossível. Não tente limpar tudo de uma vez, mas comece a dar alguns passos de bebê que irão impulsioná-lo a entrar em ação. Escolha uma área desordenada, mas relativamente pequena - talvez seja sua geladeira ou seu armário de sapatos - e resolva isso primeiro.

Se você se sentir ansioso enquanto estiver no meio da organização, tente fazê-lo em curtos períodos de tempo, seja 15 minutos uma vez por semana ou o que funcionar para sua programação. Você deve ser capaz de expandir lentamente a duração de suas sessões de limpeza ao longo do tempo, diz Greenberger.