Uma dieta rica em alimentos inflamatórios aumenta o risco de câncer de mama, sugere estudo

mulher comendo hambúrguer de carne agrobacterGetty Images
  • Um novo estude descobriram que mulheres que comem uma dieta rica em alimentos inflamatórios têm um risco até 12% maior de câncer de mama.
  • Acredita-se que a inflamação crônica seja um precursor de várias doenças, incluindo câncer, doenças cardíacas e diabetes.
  • Os especialistas recomendam comer uma dieta de estilo mediterrâneo, rica em vegetais sem amido, grãos inteiros, frutas e proteínas magras para a saúde geral.

    Manter câncer de mama fora do seu futuro, especialistas sugerir malhar regularmente, mantendo o cronograma mamografias e conhecer a história de sua família. Outra jogada inteligente? Encha seu prato com alimentos antiinflamatórios.

    Em um novo estudo, previsto para ser publicado no European Journal of Epidemiology e atualmente disponível como resumo apenas na revista Desenvolvimentos atuais em nutrição , Pesquisadores espanhóis acompanharam aproximadamente 320.000 mulheres do Investigação prospectiva europeia sobre câncer e nutrição por 14 anos. Entre o grupo, 13.246 casos de câncer de mama foram identificados durante os anos de acompanhamento.



    Os pesquisadores analisaram as dietas dos participantes usando questionários autorrelatados que incluíam informações sobre os alimentos que comiam e com que frequência. Em seguida, cada pessoa recebeu uma pontuação inflamatória da dieta com base na ingestão geral de 27 alimentos. Esses alimentos foram medidos por seu peso inflamatório. Portanto, quanto maior a pontuação que o participante recebeu com base nos alimentos que ingere, mais inflamatória é a sua dieta.



    O resultado: Mulheres que tiveram a maior pontuação de dieta inflamatória tiveram um risco aumentado de até 12% de câncer de mama em comparação com mulheres que tiveram o menor escore de dieta inflamatória. O aumento do risco foi mais prevalente entre as mulheres na pré-menopausa (normalmente aquelas com 50 anos ou menos, ou aquelas que ainda não experimentaram menopausa )

    As mulheres com as pontuações mais altas comeram muita carne e seus derivados (principalmente carnes vermelhas e processadas), alimentos ricos em gorduras e óleos prejudiciais à saúde, como manteiga e margarina, e doces açucarados. Os alimentos antiinflamatórios, por outro lado, incluíam legumes, vegetais, frutas, algumas frutas e sucos de vegetais, café e chá, diz o principal autor do estudo Carlota Castro-Espin , um bolsista pré-doutorado no Instituto Catalão de Oncologia e Instituto de Pesquisa Biomédica Bellvitge em Barcelona.



    É por isso que isso é importante: a inflamação não é inerentemente uma coisa ruim. Sempre que algo entra em seu corpo, seu sistema imunológico responde para tentar se livrar de qualquer coisa que vê como um invasor. Essa resposta deve, eventualmente, trazer tudo de volta ao equilíbrio para manter as coisas funcionando perfeitamente. A inflamação se torna um problema , no entanto, quando persiste por mais tempo do que deveria ou seu corpo continua a intensificar uma resposta quando não precisa. Isso pode levar a um baixo grau, crônica inflamação, que os especialistas acreditam ser um precursor de várias doenças mortais , Incluindo Câncer , devido aos danos que pode causar às células saudáveis.

    É aí que entram os alimentos antiinflamatórios. Eles contêm nutrientes poderosos - como antioxidantes e fibras - para ajudar a evitar o potencial de danos de longa duração. A dieta mediterrânea é um ótimo exemplo de dieta antiinflamatória e é consistente com as diretrizes de prevenção do câncer, diz Marji McCullough, R.D. , diretor científico sênior de pesquisa epidemiológica da The American Cancer Society, que não foi associado ao estudo. É rico em uma variedade de vegetais, frutas, grãos inteiros e peixes, bem como azeite de oliva e nozes.



    Então, tente esta dica na próxima refeição: Encha pelo menos dois terços do prato com vegetais sem amido, grãos inteiros e frutas e o terço restante com proteína magra, como peixes gordurosos ricos em ômega-3. (Este especialista aprovado lista de alimentos que combatem a inflamação é um bom lugar para começar.)

    Em seguida, Castro-Espin também sugere algumas outras medidas preventivas para reduzir câncer de mama risco: tente fazer algum exercício de bombeamento cardíaco por perto 150 minutos por semana , converse com seu médico para identificar o que um peso corporal saudável significa para você e vá com calma com a bebida - não mais do que 1 bebida por dia para mulheres.