Exatamente como treinar seu cérebro para ser mais otimista, de acordo com a ciência

como ser mais otimista PaulPaladin / Getty Images

Ninguém quer ser uma Nancy Negativa, mas se aqueles óculos cor de rosa nunca parecem servir, você deveria apenas aceitar sua atitude de copo meio vazio?

Definitivamente não. Uma perspectiva positiva está associada a muitos benefícios para a saúde, então definitivamente vale a pena tentar ficar mais otimista. Altos níveis de otimismo estão associados a maiores níveis de felicidade e menos depressão, diz John Malouff , PhD, professor associado de ciências comportamentais, cognitivas e sociais na Universidade da Nova Inglaterra da Austrália. Além disso, alguns estudos indicam que maior otimismo está associado a uma vida mais longa.



E isso não é tudo. O otimismo disposicional - definido como uma tendência de esperar o melhor ou mais brilhante resultado - está ligado à saúde física e emocional, por um estudo mais antigo, mas frequentemente citado da Carnegie-Mellon University. “Os efeitos do pensamento positivo vão além de simplesmente fazer as pessoas se sentirem melhor, dizem os autores desse estudo. O otimismo também confere benefícios [com relação] ao que as pessoas fazem e o que elas são capazes de alcançar em tempos de adversidade.



Otimismo faz bem ao corpo

Por um lado, as pessoas otimistas tendem a se esforçar mais - para tentar algo novo ou continuar trabalhando para encontrar uma solução - enquanto as pessoas pessimistas jogam a toalha.



Pessoas otimistas também tendem a ignorar o estresse, mostra um estudo de 2015 publicado em Tendências em Ciências Cognitivas . Isso ajuda a diminuir os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol. Níveis elevados de cortisol podem causar inflamação que está ligada a todos os tipos de problemas de saúde graves, desde câncer até depressão. Com isso em mente, é fácil ver como uma atitude positiva pode trazer grandes benefícios à saúde. (Descubra a solução simples e natural que pode reverter a inflamação crônica. Experimente The Whole Body Cure hoje!)

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Imagine-se um otimista

Uma crescente pilha de pesquisas vinculou algo chamado imagens positivas a níveis crescentes de otimismo. Um estudo de 2007 publicado em Natureza, descobriram que ter pensamentos felizes - ou mais especificamente, imaginar resultados futuros positivos - na verdade ativa as partes do cérebro ligadas à emoção positiva e à redução do estresse. A previsão de um futuro mais feliz também pode ajudar as pessoas a se desvencilhar das coisas ruins que estão acontecendo no presente ou a olhar para o passado, sugere a pesquisa. (irá mantê-lo calmo e focado.)

Outra pesquisa confirma isso. Baseado em a análise deles de 29 estudos e mais de 3.330 indivíduos, Malouff e seus colegas descobriram que pensar em seu melhor eu possível e, em seguida, criar um plano para criar esse eu é a maneira mais eficaz de aumentar seus níveis de otimismo. Outros especialistas concordam. De acordo com um estudo de 2011 no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry , pessoas que gastavam apenas cinco minutos por dia pensando em seu melhor eu possível aumentaram sua positividade em uma média de 17%. Eles também desfrutaram de uma queda significativa nos pensamentos e perspectivas negativas.

Primeiros passos com imagens positivas

Comece focando no futuro distante e pense nos melhores resultados possíveis para sua vida social, sua vida em casa e sua carreira. Sente-se e, por 20 minutos, escreva em detalhes sobre esses resultados felizes - como sua vida seria, quais metas você teria alcançado, como você se sentiria sobre si mesmo e assim por diante.

Após este exercício inicial, gaste apenas cinco minutos por dia imaginando que você conseguiu tudo o que anotou. Não leia o que você escreveu. Tente imaginar como seria sua vida se todas essas coisas se tornassem realidade. Faça isso e seus níveis de otimismo irão subir vertiginosamente.