Este é o seu cérebro na meditação transcendental

Seu cérebro na meditação transcendental Natalie Young / Getty Images

Quaisquer que sejam suas preocupações particulares com a saúde ou resoluções de Ano Novo - memória mais nítida, pressão arterial mais baixa, menos estresse, calças mais largas - a sabedoria convencional leva muitos de nós direto para a academia. Mas décadas de pesquisa pintam um quadro fascinante e promissor do que uma técnica de relaxamento sem esforço chamada Meditação Transcendental pode fazer por você - sem colocar os pés naquela esteira. (Quer adquirir hábitos mais saudáveis? Inscreva-se para receber dicas diárias para uma vida saudável entregue direto na sua caixa de entrada!)

Sim, nós dissemos sem esforço . A Meditação Transcendental, ou MT, é 20 minutos, duas vezes ao dia, de profundo descanso e relaxamento, segundo seus fãs. Os meditadores usam um mantra para guiar suas mentes a um lugar de quietude que (aparentemente!) Existe dentro de todos nós - estamos muito estressados ​​e esticados demais para saber que está lá. Se os acontecimentos de nossas mentes agitadas e esgotadas são como as ondas no topo do oceano, o silêncio interior é como o silêncio nas profundezas do oceano, diz Bob Roth, diretor executivo da Fundação David Lynch , que leva a MT a populações em risco, como sobreviventes de violência doméstica, presidiários e estudantes do centro da cidade.

Você pode fazer MT em qualquer lugar, mas precisa aprender primeiro, normalmente em 4 dias consecutivos por cerca de uma hora a uma hora e meia de cada vez, explica Roth, e com um professor certificado. Não requer nenhuma crença religiosa, espiritual ou intelectual particular - até mesmo os céticos são bem-vindos, diz ele. Sentados confortavelmente, os meditadores geralmente fecham os olhos enquanto se sentam confortavelmente. “Você pensa o mantra de uma forma que serve como um catalisador para a mente se voltar para dentro”, diz Roth. É isso. (Saiba mais em TM.org .)



A essa altura, a maioria de nós está bastante disposta a aceitar a ideia de que 20 minutos ou mais de silêncio serão, sem dúvida, relaxantes. Mas o alívio do estresse da MT é verdadeiramente fisiológico, explica Normal E. Rosenthal, MD, professor clínico de psiquiatria na Georgetown University Medical School e autor de Transcendência: Cura e Transformação por meio da Meditação Transcendental , conforme relatado em um pequeno estudo que descobriu um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro durante a meditação. “Parece que o cérebro está sendo alimentado com sangue, com todos os nutrientes que mantêm as pessoas em movimento, em maior medida durante a meditação do que durante um estado de não meditação”, diz ele.

Ele chama a TM de uma espécie de 'filtro de linha'. Considere a característica nervosa das pessoas com PTSD, por exemplo. “Isso é evidência de que o sistema nervoso simpático, a resposta de luta ou fuga, está excessivamente engatilhada”, diz Rosenthal, como um alarme contra roubo que dispara toda vez que você fecha a porta com força demais. 'A MT o torna menos reativo a estímulos, então, se você tiver uma dor aguda ou um acidente, não entrará em pânico.' Não entendemos totalmente o porquê, mas o TM parece reajustar a sensibilidade do seu alarme.

maior coerência PASIEKA / Getty Images

Concedido, isso não é realmente o suficiente para substituir a ida à academia (desculpe), mas o TM claramente tem potencial. “Ele pertence à caixa de ferramentas da saúde”, diz Roth. Ele chama as próximas pesquisas sobre os efeitos da MT no cérebro de 'a nova fronteira', e ainda há muito que não sabemos sobre a MT e como ela afeta o cérebro. Sabemos que ele promove o que é chamado de coerência das ondas cerebrais, quando essencialmente mais regiões do cérebro se sincronizam e se movimentam juntas. “Essas áreas têm algum tipo de relação harmoniosa umas com as outras”, explica Rosenthal. Acredita-se que maior coerência, por sua vez, leve à calma, inteligência, foco, tomada de decisões - você entendeu. “As pessoas freqüentemente têm a experiência de que, depois de meditar, um problema é resolvido”, diz ele. 'Nosso entendimento é que essas regiões do cérebro estão cooperando melhor umas com as outras.'

Maior coerência aparece no cérebro dos novos meditadores enquanto eles praticam após apenas algumas semanas de MT, mas os meditadores de longo prazo mostram esses efeitos mesmo quando não estão meditando. “À medida que a meditação continua, a coerência passa para as horas de não meditação”, diz Rosenthal.

Na verdade, os meditadores de longo prazo também mostram respostas diferentes em seus cérebros à dor física, mesmo quando não estão meditando. Em um estude de um pequeno grupo de adultos saudáveis ​​de meia-idade, os pesquisadores descobriram uma redução de 40 a 50% na reação do cérebro à dor após 5 meses de MT, quando os participantes não estavam meditando.

meditação reduz a pressão arterial PhotoAlto / Eric Audras / Getty Images

Esses meditadores de longo prazo também podem viver mais. Pesquisas recentes mostram que a MT - e também outras técnicas de redução do estresse - aumenta a atividade da telomerase, uma enzima que reconstrói e alonga os telômeros, as extremidades causadoras de doenças de nossos cromossomos que, de outra forma, encurtam com a idade. Também parece baixar a pressão arterial tão eficazmente quanto a medicação. Pesquisa mais antiga encontraram uma redução de 23% no risco de mortalidade entre os praticantes de MT devido aos efeitos salvadores de vidas da redução do estresse apenas.

A lista repleta de estrelas de torcedores do TM sabe muito bem sobre essas grandes vitórias. Cerca de um ano depois que Ellen DeGeneres começou a meditar, ela disse que 'não consigo dizer coisas boas o suficiente sobre isso'. Em 2014, Jerry Seinfeld disse de sua prática de 40 anos, 'Você sabe que seu telefone tem carregador? É como se você tivesse um carregador para todo o corpo e a mente. ' Nesse mesmo ano, Jim Carrey fez o discurso de formatura na Maharishi University of Management. Oprah visitou a escola em 2012 : 'Saí me sentindo mais cheia do que quando entrei, cheia de esperança e uma sensação de contentamento e profunda alegria', disse ela sobre a experiência, 'sabendo com certeza que na loucura do mundo que parece nos bombardear a cada ângulo, há sempre a consistência da quietude. '