Tortilhas de milho vs. farinha: o que é mais saudável?

tacos com frango e guacamole Getty Images

Um banquete mexicano não precisa ser uma bomba de gordura. Nix os montes de queijo, nata azeda e pilhas de arroz branco, e você fica com uma variedade colorida de alimentos cheios de nutrientes: tomates, abacates, feijão preto, cebola roxa, pimentão e carnes magras como peito de frango e carne desfiada.

Mas e a tortilha que você usa para embrulhar tudo isso? Quando se trata de tortilhas de milho vs. tortilhas de farinha, há muitos fatores a serem considerados: qual delas tem menos calorias? Um tem mais carboidratos do que o outro? Quais vitaminas e minerais eles fornecem? Analisamos tudo isso e muito mais para escolher um vencedor neste confronto de alimentos saudáveis.

Milho vs. Tortilhas de farinha

Usamos o National Nutrient Database for Standard Reference do USDA. Esses números refletem quatro tortilhas médias de milho pequenas e duas tortilhas grandes de farinha.



Calorias

  • Farinha: 291 calorias
  • Milho: 209 calorias

    Duas tortilhas de farinha grandes têm 291 calorias - praticamente uma refeição completa sozinhas. As tortilhas de milho são uma escolha mais fina, com 209 calorias.

    Proteína

    • Farinha: 16% do seu valor diário
    • Milho: 11% do seu valor diário

      Os discos de farinha eliminam o milho nesta categoria. A proteína ajuda a reparar os músculos e ajuda a mantê-lo satisfeito por mais tempo.

      Gordura

      • Farinha: 7,4 gramas (1,2 gramas de gordura saturada)
      • Milho: 2,7 gramas (0,4 gramas de gordura saturada)

        As tortilhas de farinha têm muito mais gordura saturada do que o milho. Você precisa observar este número se estiver preocupado com a saúde do seu coração - comer muito dele pode aumentar o seu colesterol ruim e colocá-lo em risco de doenças cardíacas.

        Carboidratos

        • Farinha: 16% do seu valor diário
        • Milho: 14% do seu valor diário

          Este é um empate - tortilhas de milho e tortilhas de farinha são ricas em carboidratos.

          Fibra

          • Farinha: 10% do seu valor diário
          • Milho: 24% do seu valor diário

            A fibra auxilia na digestão e mantém você se sentindo satisfeito por horas após a refeição. Uma porção de tortilhas de milho dá quase um quarto do que você precisa em um dia.

            Açúcar

            • Farinha: 2,6 gramas
            • Milho: 0,8 gramas

              Os burritos têm alguns ingredientes que valem a pena, mas o açúcar não deve ser um deles.

              Cálcio

              • Farinha: 16% do seu valor diário
              • Milho: 7,8% do seu valor diário

                A farinha branca é rica em cálcio para a formação de ossos, graças a todo o enriquecimento.

                Ferro

                • Farinha: 17% do seu valor diário
                • Milho: 6% do seu valor diário

                  A farinha branca também é enriquecida com ferro.

                  Magnésio

                  • Farinha: 5% do seu valor diário
                  • Milho: 17% do seu valor diário

                    As tortilhas de milho têm muito mais magnésio do que as tortilhas de farinha. O magnésio mantém o ritmo cardíaco estável, suporta ossos fortes e também ajuda a manter a pressão arterial normal.

                    Potássio

                    • Farinha: 4% do seu valor diário
                    • Milho: 5% do seu valor diário

                      Seja qual for a sua escolha, as contagens de potássio são praticamente as mesmas. O potássio ajuda a mover os nutrientes para as células e auxilia na comunicação entre os nervos e os músculos. Alimentos ricos em potássio incluem batata-doce, feijão preto e banana.

                      Sódio

                      • Farinha: 30% do seu valor diário
                      • Milho: 2% do seu valor diário

                        Caramba! As tortilhas de farinha são verdadeiras bombas de sódio. E isso antes mesmo de você adicionar todos os recheios. É importante observar a ingestão de sódio para a saúde do coração, e a American Heart Association recomenda limitar-se a 1.500 miligramas por dia.

                        Então, o que é mais saudável: tortilhas de milho ou tortilhas de farinha?

                        O vencedor: tortilhas de milho

                        O resultado final

                        Na hora dos tacos, as autênticas tortilhas de milho são a melhor opção. Eles têm toneladas de fibra e são mais baixos em açúcar e gordura saturada do que a variedade de farinha. Além disso, eles são menores - isso é controle de parte integrado.