Quão ruim é comer apenas uma refeição por dia?

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Uma refeição por dia Schon & Probst / Getty Images

Algumas pessoas juram por isso. É a maneira preferida de comer (ou não comer) para um grupo que abrange cientistas e Joes regulares, todos os quais se gabam de sua clareza mental, energia extravagante e perda de peso. Eles passam o dia todo sem comer, então, vem o jantar, enche o buraco da torta com o que quer, incluindo torta - sem contar as calorias necessárias. (Retome o controle de sua alimentação - e perca peso no processo - com nosso desafio de 21 dias !)



Então, sim, comer uma vez por dia pode parecer bastante simples - mas enfiar todas as suas calorias em uma refeição é uma maneira legítima de se alimentar de forma saudável e perder peso a longo prazo?



No papel, os benefícios de uma refeição por dia, ou um jejum de 20 horas, parecem perfeitos. Você não precisa se preocupar com o que vai comer durante o dia, o que pode economizar tempo, dinheiro e limpar a cozinha. Além disso, estudos de restrição de tempo alimentar sugerem que pode melhorar a sensibilidade à insulina, combater doenças e aumentar a perda de peso . Você pode agradecer a cetose por este último; sem um fornecimento constante de carboidratos e açúcar em seu sistema, seu corpo queima gordura como padrão.

Mas, é claro, existem algumas ressalvas importantes. Um estômago vazio por períodos prolongados de tempo também pode levar a fadiga , dores de cabeça, irritabilidade, Confusão mental , e aquele sentimento faminto - algo mulheres são mais propensas a (os especialistas suspeitam que isso ocorre porque as mulheres evoluíram para buscar alimentos com mais regularidade do que os homens para garantir a saúde de seus futuros filhos). Na verdade, não está claro se uma refeição por dia ou outras variedades de jejum intermitente beneficiariam muito as mulheres, dado o fato de que quase todas as pesquisas foram feito em homens .

O jejum também pode levar à compulsão por alimentos errados. 'Quando você tem desejos e está mal-humorado, é fácil consumir em excesso alimentos ricos em carboidratos, gordura e calorias', avisa Serena Marie, RD , um nutricionista registrado no Brooklyn. E depois há o lado social: 'Embora não comer durante o dia lhe dê uma saída fácil para pular aniversários de escritório e outras oportunidades de alimentos não saudáveis, também é bastante anti-social', diz Lauren Slayton, MS, RD , autor de O livrinho do fino .



Relógio de comida Imagens Lumina / Getty Images

Nem é preciso dizer que esse tipo de jejum intermitente não é para todos. Existem grupos óbvios que devem evitá-lo, a saber, crianças e qualquer pessoa grávida ou tentando engravidar, mas e a pessoa média? Embora Marie diga que pode funcionar para corredores que desejam se tornar mais eficientes no uso de gordura como combustível antes de uma corrida, jejuar por qualquer período de tempo não é algo que ela recomende para a população em geral, e certamente não para longo prazo. “Você provavelmente não está comendo frutas e vegetais suficientes ou não está recebendo os 25 g diários recomendados de fibra em uma refeição, que é o número ideal para a saúde e o combate a doenças crônicas”, avisa Marie. (Descubra o que acontece quando você não obtém fibra suficiente.)

Para Slayton, é muito mais razoável jejuar 16 horas (também conhecido como pular o café da manhã) do que ir para o jantar sem comida, não que ela endosse fazer isso regularmente. 'No entanto, eu acho que há algo a ser dito sobre prestar atenção quando você come além do que você come', diz Slayton, cujos clientes usam uma regra de janela de 12 horas para dias normais - então, se eles começarem a comer às 7 da manhã eles terminam por volta das 19h, eliminando efetivamente lanches desnecessários tarde da noite.



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Então, qual é o resultado final? A única vez que Marie recomenda pular uma refeição é atrasar o café da manhã para fazer exercício em jejum. Isso pode aumentar o hormônio do crescimento e ajudar na sensibilidade à insulina e na queima de gordura, diz Marie. Embora Slayton diga que qualquer versão de jejum pode ser útil 1 a 2 vezes por semana, ela sugere começar com 12 horas sem comida primeiro, depois 18 (isso inclui o tempo que você dorme), para ver se jejuar é para você. Não é para todos e não é para mim, acrescenta Slayton.