Quantas xícaras de café é realmente bom beber todos os dias?

Quantas xícaras de café você pode beber Iveta Angelova / Shutterstock

Há muito se sabe que o café é uma bebida maravilhosa - as pesquisas o associam a um risco reduzido de diabetes tipo 2, demência, ataque cardíaco, derrame e câncer de fígado; e a cafeína do café pode até ajudar acelere o seu metabolismo , potencialmente estimulando a perda de peso. Portanto, você não deve hesitar em beber quantas xícaras por dia quiser, certo? (Especialmente se você está bebendo Prevenção Não queime café orgânico torrado , não que sejamos tendenciosos ou algo assim.)

Não tive essa sorte. Devido ao seu conteúdo de cafeína, há um limite para a quantidade de café (e outras bebidas cafeinadas) que você pode consumir se estiver preocupado com tremores, azia, insônia, ansiedade e outros efeitos colaterais mais sérios.

'Em geral, os benefícios nesses estudos tendem a ser limitados a cinco xícaras de 240 ml por dia', diz Frances Largeman-Roth, RDN, nutricionista e autora de Comer em Cores . Isso equivale a cerca de 400 mg de cafeína por dia - o mesmo limite recomendado pelo USDA nos mais novos diretrizes dietéticas .



Mas a quantidade que você pode consumir com segurança pode ser um pouco maior. O epidemiologista de Harvard, Rob van Dam, PhD, diz que sua pesquisa não encontrou nenhum risco aumentado de morte por qualquer causa em pessoas que beberam até seis xícaras por dia. Quase todo mundo concorda, no entanto, que você deve nunca ultrapassar (ou mesmo chegar perto de) o Marcador do National Institutes of Health para consumo 'excessivo' de café - 10 xícaras de 240 ml.

Quanto café é demais Dima Sobko / Shutterstock

Claro, há exceções a essas regras gerais (exceto a de 10 xícaras; somos bastante inflexíveis quanto a isso!): Se você tem dificuldade em controlar condições como hipertensão, diabetes, ansiedade ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) , pode ser uma boa ideia ver se cortar o café ou mudar para o descafeinado ajuda, dizem os especialistas. E mesmo se você for saudável, o efeito do café no corpo é altamente individual. Pesquisas descobriram que pessoas com certas variantes de genes na verdade metabolizam a cafeína mais rápido no fígado; como resultado, eles podem consumir mais sem os efeitos colaterais desagradáveis. Isso também vai na outra direção - se você for um metabolizador lento de cafeína, apenas meia xícara pode deixá-lo nervoso.

Como determinar seu nível ideal? Se você está livre de problemas de saúde que podem ser agravados pelo café ou cafeína, mantenha o limite de cinco a seis xícaras em mente e ouça seu corpo: 'A maioria das pessoas precisa descobrir o quanto pode beber e ainda se sentir bem por tentativa e erro ', diz Largeman-Roth.

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que pode beber seu quarto café gelado às 17h, e ainda dormir profundamente, então provavelmente não há razão para reduzir (embora você possa fazer sua própria bebida gelada); e se apenas um copo o fizer ricochetear nas paredes, mantenha a ingestão baixa. Para ambos os grupos, entretanto, van Dam recomenda tentar não exceder em muito seu consumo diário típico - seu corpo gosta de consistência.