Pesquisadores dizem que este truque simples pode acabar com seu hábito de roer unhas

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Você também pode tentar essa técnica em casa.



  jovem roendo unhas
  • Roer as unhas é um hábito comum que é difícil de quebrar.
  • Uma nova pesquisa descobriu que certos movimentos repetitivos podem ajudar.
  • Os pesquisadores dizem que esse truque pode ser eficaz para quebrar o hábito de roer as unhas, juntamente com a terapia cognitivo-comportamental.

Até 30% das pessoas roem as unhas, e é um mau hábito associado ao estresse e à ansiedade. Mas roer as unhas também é um hábito notoriamente difícil de quebrar, muitas vezes exigindo terapia para ajudar as pessoas a parar. Agora, um novo estudo descobriu que existe um truque simples que pode ajudar no processo de tratamento do hábito de roer unhas – e é algo que todos podem fazer por conta própria.



O estudo, que foi publicado na JAMA Dermatologia , recrutou 268 pessoas com idades entre 18 e 80 anos que apresentavam comportamentos repetitivos focados no corpo (BFRBs), incluindo roer unhas, morder lábios e bochechas, cutucar a pele e tricotilomania (puxar o cabelo). Metade do grupo recebeu um manual que descrevia uma técnica de substituição de hábito que envolvia tocar suavemente a pele; A outra metade foi informada de que estava em uma lista de espera para um programa que lhes ensinaria essa técnica.

Após seis semanas, os pesquisadores descobriram que 54% das pessoas no grupo da técnica de substituição de hábito disseram que seus BFRBs haviam melhorado. Em comparação, apenas 20% das pessoas no grupo de controle tiveram as mesmas melhorias. No geral, as pessoas que roem as unhas tinham as maiores chances de sucesso.

Os pesquisadores concluíram que seu estudo “demonstra provisoriamente que a substituição do hábito é uma estratégia de autoajuda viável e eficaz contra BFRBs, especialmente para roer unhas”.



Mas por que? E como essa técnica funciona, exatamente? Aqui está o que você precisa saber.

Por que as pessoas roem as unhas?

Para entender por que esse truque pode ajudar, é importante analisar por que as pessoas roem as unhas (e cutucam a pele ou puxam os cabelos) em primeiro lugar.



“Roer as unhas e cutucar a pele são muito comuns”, diz dermatologista de Nova York Gary Goldenberg, M.D. “Muitos pacientes admitem fazer um ou ambos, especialmente durante períodos de alto estresse e ansiedade.”

A maioria das pessoas com hábito de roer unhas começa durante a infância, e geralmente é um mecanismo de enfrentamento para lidar com o estresse, nervosismo, ansiedade ou tédio, diz Thea Gallagher, Psy.D,. professor assistente clínico de psicologia na NYU Langone Health e coanfitrião do mente em vista podcast. Mas enquanto muitas pessoas superam o hábito de roer as unhas, outras podem desenvolver um hábito grave e incontrolável de roer as unhas - e este é um dos BFRBs mais comuns, Saúde da UCLA diz.

“Muitas vezes é um comportamento autoconfortante”, diz Gallagher. “Ele tem uma função e um propósito e muitas vezes pode distraí-lo de algo estressante em sua vida.”

Por que tocar sua pele pode ajudar a roer unhas?

O hack está essencialmente tentando substituir um hábito que envolve o uso das mãos por outro, diz Gallagher. “É tentar religar seu cérebro para fazer algo que pode ser autoconfortante, mas não autoprejudicial também”, diz ela. “Eu tive pacientes que usaram coisas como anéis de acupressão ou brinquedos de inquietação para ajudar a dar-lhes algo positivo para fazer com as mãos que não iria causar danos no futuro.”

A ideia de substituir um hábito por outro “há muito faz parte de muitas abordagens cognitivo-comportamentais abrangentes para mudança comportamental e de hábito”, diz Ashley Arens, Ph.D., psicóloga e professora assistente clínica no Wexner Medical Center da Ohio State University . “Muitas pessoas obtêm sucesso na mudança de hábito quando aumentam a conscientização sobre o comportamento indesejado, reconhecem quando surgem impulsos para se envolver no comportamento e se comprometem a se envolver em um comportamento competitivo ou alternativo em vez do comportamento indesejado”, diz ela.

Infelizmente, se não for controlado, roer as unhas pode levar a uma série de problemas em potencial. “Isso pode causar inflamação de baixo grau e longo prazo da matriz ungueal”, diz o Dr. Goldenberg. “Isso pode levar a deformidades nas unhas e até cicatrizes.” Você também pode desenvolver uma infecção sob ou ao redor da unha, diz ele.

BFRBs como roer unhas também podem ter um aspecto de prazer, diz Gallagher. “Pode acabar se sentindo bem ou seu corpo espera por isso”, diz ela. “Algumas pessoas podem ter um aumento na dopamina porque estão empolgadas com a experiência, mas também com a função e o propósito a que serve - distrair você de algo estressante na vida”. Acariciar suavemente sua pele pode ajudar a substituir alguns aspectos disso, diz Gallagher.

Algumas variações do hack fazem as pessoas cobrirem os dedos - e isso pode ajudar, diz Lily Brown, Ph.D., diretora do Centro de Tratamento e Estudo da Ansiedade em Psiquiatria da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia. “Qualquer comportamento que crie uma barreira física ao hábito provavelmente será útil”, diz ela.

Como funciona esse hack?

Na linha de base, o hack envolve acariciar sua pele, mas os pesquisadores criaram várias variações que as pessoas podem experimentar. Isso inclui circular suavemente os dedos indicador e médio, bater suavemente com os dedos médio e indicador no polegar, acariciar os antebraços e circular as pontas dos dedos na palma da mão.

(Nota importante: os pesquisadores fizeram um vídeo que demonstra as técnicas caso você queira experimentá-las.)

Os pesquisadores enfatizam no estudo que é improvável que seu hack ajude a interromper o hábito de roer as unhas, bem como a terapia cognitivo-comportamental, o padrão-ouro para o tratamento de BFRBs. No entanto, eles dizem que isso pode ajudar as pessoas que aguardam uma consulta com um profissional de saúde mental ou servir como um tratamento adicional para pessoas entre as consultas.

O que fazer se você está lutando para roer as unhas

Existem algumas coisas diferentes que você pode tentar, tanto do ponto de vista da saúde mental quanto do ponto de vista físico, se estiver lutando para quebrar o hábito de roer as unhas. O Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda fazer o seguinte:

  • Mantenha as unhas curtas para fornecer menos espaço para roer.
  • Use esmalte de sabor amargo nas unhas.
  • Faça manicure regularmente para incentivá-lo a roer menos as unhas.
  • Substitua o hábito de roer as unhas por um bom hábito, como brincar com uma bola antiestresse.
  • Identifique seus gatilhos e tente evitá-los.
  • Tente parar gradualmente de roer as unhas, como evitar certas unhas e depois construir a partir daí.

“Como acontece com qualquer hábito, a modificação comportamental é difícil e pode levar muito tempo para funcionar”, diz o Dr. Goldenberg. “Roer as unhas costuma ser um comportamento compulsivo para os pacientes”, diz Joshua Zeichner, M.D., diretor de pesquisa clínica e cosmética em dermatologia no Mount Sinai Hospital. “Este é um comportamento que eles sabem que não deveriam estar fazendo, mas não podem parar. Costumo encaminhar pacientes a psiquiatras e psicólogos para obter ajuda.“

Algumas pessoas podem ser capazes de quebrar o hábito de roer as unhas ao tentar os truques acima, bem como uma técnica de substituição de hábito como a do estudo, diz Arens. “No entanto, outros podem precisar de uma abordagem de tratamento mais abrangente para abordar todos os aspectos – situacionais, cognitivos, emocionais e comportamentais – que podem estar relacionados ao mau hábito”, diz ela.

Se você está lutando para roer as unhas e não consegue parar, Gallagher recomenda procurar um profissional de saúde mental. Eles devem ser capazes de ajudá-lo a encontrar um plano de tratamento personalizado que funcione para você.

Korin Miller é uma escritora freelance especializada em bem-estar geral, saúde sexual e relacionamentos e tendências de estilo de vida, com trabalhos publicados em Men's Health, Women's Health, Self, Glamour e muito mais. Ela tem mestrado pela American University, mora na praia e espera um dia ter um porco de xícara de chá e um caminhão de taco.
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