Óleo MCT: o alimento básico da dieta Keto pode aumentar a energia e a perda de peso?

Óleo MCT Emily Schiff-Slater

Obrigado, em parte, a Café à prova de balas —Uma mistura de grãos de café sem toxinas, ‘Brain Octane Oil’ e manteiga alimentada com erva ou ghee — o óleo MCT (a substância contida nesse Brain Octane Oil) tornou-se o novo produto da moda no cenário nutricional.

Os defensores do óleo MCT - que normalmente adicionam a substância ao café, molhos para salada ou smoothies - afirma que pode ajudar a mantê-lo satisfeito, perder peso, fornecer energia e muito mais. Por ser gordura pura, muitos amantes do carboidrato ultrabaixo dieta cetogênica use óleo MCT para aumentar a ingestão de gordura.

Mas o que exatamente é o óleo MCT e como ele difere de todos os outros óleos da moda no mercado? Nós vasculhamos a pesquisa e entramos em contato com especialistas em nutrição para nos aprofundarmos. Aqui, de que é feito o óleo MCT, como é usado, quais são os benefícios deste óleo vibrante realmente são, e se você deve ou não adicioná-lo à sua dieta.




O que é óleo MCT?

Simplificando, o óleo MCT é um tipo de gordura que pode ser encontrada em laticínios integrais, óleo de côco (que é cerca de 45 a 50 por cento MCTs), e óleo de palmiste, diz Melissa Majumdar, RD , nutricionista sênior do Hospital Brigham and Women’s em Boston.

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Um guia rápido sobre alimentos gordurosos e óleos: muitos deles contêm substâncias químicas chamadas de ácidos graxos. Os ácidos graxos são categorizados por quanto tempo as cadeias de gorduras (também conhecidas como triglicerídeos) são e onde suas ligações duplas estão localizadas, explica Majumdar.

Nós sabemos, é um pouco científico, mas fique conosco. O óleo MCT é uma coleção de ácidos graxos altamente concentrados chamados triglicerídeos de cadeia média (MCTs). Os MCTs têm de 6 a 12 moléculas de carbono, onde um triglicerídeo de cadeia longa conteria mais de 12, explica ela. Os triglicerídeos de cadeia longa podem ser encontrados em alimentos americanos típicos, como manteiga e bacon.

Embora você possa encontrar MCTs em alguns alimentos, também pode ser encontrado como um suplemento dietético - digamos, Brain Octane Oil ou puro óleo de MCT - que contém uma alta concentração de MCTs, diz Jordan Badger, RD, nutricionista do Sargent da Universidade de Boston Choice Nutrition Center. Em sua própria forma de produto, o óleo MCT é simplesmente MCTs concentrados, enquanto outros óleos, como o óleo de coco, contêm MCTs, bem como outras gorduras, diz Badger.

Óleos Saudáveis ​​para Adicionar à Sua Dieta

AzeiteAzeite café à prova de balas, misturado com manteiga alimentada com grama orgânica e óleo de coco MCT, paleo, ceto, bebida cetogênica para café da manhãÓleo de canola Óleo de abacate Óleo de linhaça

Benefícios do óleo MCT

Analisamos a pesquisa e consultamos especialistas sobre se os benefícios do óleo MCT são legítimos ou não. Aqui está o que saber sobre as reivindicações mais populares:

Energia rápida

Em comparação com os triglicerídeos de cadeia longa, os triglicerídeos de cadeia curta e média são mais facilmente absorvidos e digeridos, entrando na circulação mais rapidamente, explica Badger. Isso permite que as células e os músculos do corpo convertam de forma eficiente a gordura consumida em uma fonte de energia, diz Badger. É por isso que você costuma ouvir grandes atletas proclamando o poder dos MCTs e da gordura como combustível durante exercícios de alta intensidade.

Mas estudos mostram que o óleo MCT é verdadeiramente eficaz na melhoria do desempenho atlético está faltando, diz Badger. Algum pesquisar descobre que os MCTs podem ativar genes envolvidos na síntese de novas mitocôndrias (a força motriz das células) e aumentar o metabolismo, aumentando assim o desempenho nos exercícios. Mas outro pesquisar descobriu que os MCTs não fazem muito quando se trata de ajudá-lo a ganhar uma vantagem em seu treino.

Perda de peso

Novamente, os MCTs são facilmente digeridos devido ao seu comprimento mais curto. Em algumas pesquisas, eles mostraram que ajuda a aumentar os hormônios da saciedade , potencialmente reduzir o peso corporal e a gordura da barriga e aumentar o metabolismo, diz Cynthia Sass, MPH, RD, CSSD , um nutricionista especializado em Nova York e Los Angeles.

Mas Majumdar observa que os efeitos são provavelmente modestos, no máximo. 1 estude , por exemplo, descobriram que as pessoas perderam cerca de 1 quilo de peso ao substituir os triglicerídeos de cadeia longa por MCTs. E saiba disso: um pouco vai longe. Os MCTs contêm 8,25 calorias por grama, o que significa que são alimentos ricos em calorias, diz Majumdar. (Proteínas e carboidratos contêm 4 calorias por grama, para comparação.) Se calorias extras e gordura extra não forem necessárias, os TCMs podem causar ganho de peso.

Problemas GI

Se você está sofrendo de problemas digestivos ou de absorção ou tem uma deficiência crônica de vitaminas solúveis em gordura (como vitamina D. ), um nutricionista registrado pode realmente sugerir a incorporação de MCTs em sua dieta. Os óleos MCT são metabolizados e transportados sem a necessidade de sais biliares, por isso costumam ser usados ​​quando a digestão ou a absorção estão comprometidas, diz Majumdar. Mas lembre-se, isso é algo que você gostaria de explorar com um profissional, como um nutricionista registrado, observa ela.

Condições neurológicas

Aqui está uma coisa a ciência mostrou : Quando usado sob a supervisão de um profissional médico, o óleo MCT pode desempenhar um papel no gerenciamento de condições neurológicas, como epilepsia e outros distúrbios convulsivos, diz Badger.

Mas é muito cedo para dizer que o óleo MCT é uma cura para a saúde do cérebro. Embora você possa ter visto relatos de que o óleo de coco - e os MCTs nele - podem desempenhar um papel na prevenção e até no tratamento da doença de Alzheimer, muitos dos benefícios relatados do óleo de MCT para a saúde não são totalmente apoiados pela ciência, disse Badger.

Com Doença de Alzheimer , as células cerebrais chamadas neurônios param de funcionar e a glicose (a principal fonte de energia) pode lutar para chegar ao cérebro. Portanto, a teoria diz que as pessoas com Alzheimer podem se beneficiar de outra forma de energia que os MCTs fornecem. Infelizmente, as poucas evidências que temos sobre MCTs e cognição são inconclusivos .


Portanto, você deve tomar óleo MCT?

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Incluir óleos saudáveis ​​em uma dieta repleta de frutas e vegetais, grãos inteiros e carnes magras é sempre uma boa ideia, observa Badger. Fornece vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais de que você precisa para se proteger contra doenças crônicas.

E, além de outras gorduras saudáveis ​​(pense: azeite de oliva extra virgem, abacate e nozes), o óleo MCT pode ser usado, diz Sass. Se não for usado em excesso, o óleo MCT também parece ser bem tolerado, diz ela.

Lembre-se de que exagerar no óleo de MCT pode levar a alguns efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, diarreia e dor de estômago. O óleo MCT não deve ser sua única fonte de gordura, você não precisa adicioná-lo a todas as refeições e não deve considerá-lo uma bala mágica para a saúde, observa Sass. À prova de balas mesmo sugere começar com apenas 1 colher de chá de seu óleo de octano cerebral.

Também vale a pena lembrar que é melhor entrar em contato com seu médico ou nutricionista antes de adicionar algum tipos de suplementos à sua dieta. E se você estiver procurando óleo MCT para um problema de saúde específico, como epilepsia ou problemas de digestão, sempre consulte um profissional médico ou nutricional.


Resumindo: comer o que quiser e apenas adicionar óleo MCT ao café provavelmente não vai melhorar sua saúde e pode adicionar calorias extras à sua dieta se você não tomar cuidado. O café com óleo MCT é melhor do que um muffin de baixo teor de gordura feito com açúcar refinado e farinha branca, mas o que você come no resto do dia também importa, diz Sass.