O que é a luz azul e isso é ruim para você? Aqui está o que os especialistas dizem

mulher trabalhando em casa usando um laptop Kathrin ZieglerGetty Images

A luz azul é uma ideia buzzy agora. Existem óculos para proteger seus olhos disso, e você constantemente diz para desligar seus dispositivos digitais antes de dormir, para que a luz azul não atrapalhe Seu sono . Mas o que exatamente é luz azul, e quão preocupado você deveria estar? Procuramos os especialistas para obter respostas.

O que exatamente é luz azul?

Normalmente falamos sobre a luz azul como o brilho que vem de nosso smartphone, laptop, TV ou qualquer outro dispositivo digital. Mas a luz azul está realmente ao nosso redor - porque é simplesmente um comprimento de onda no espectro visível. A luz azul tem comprimentos de onda mais curtos e energia mais alta do que outros tipos de luz visível, como a vermelha, por causa de onde ela cai no espectro visível, diz Kim Van Fleet , um instrutor de estudos ambientais no Dickinson College, na Pensilvânia. A fonte mais óbvia de luz azul é, na verdade, do sol, embora também seja emitida por uma variedade de dispositivos digitais feitos pelo homem e por lâmpadas fluorescentes e LED.

A luz azul faz mal ao seu sono?

Há muita pesquisa sobre como a luz azul afeta o sono , e Michael Breus, Ph.D., psicólogo clínico e diplomata do American Board of Sleep Medicine, resume o que sabemos até agora: A luz azul suprime a produção de melatonina, o hormônio que naturalmente invoca o sono, diz Breus. É por isso que pode demorar mais para adormecer se você estiver olhando para a tela do telefone antes de dormir, e porque os especialistas em sono recomendam deixar de lado todos os dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir.



Então, a luz azul afeta o ritmo circadiano também?

A exposição à luz azul também pode impactar nosso relógio biológico interno. Nossoritmo circadianoé regulado por padrões naturais de claridade e escuridão, portanto, ser exposto à luz quando normalmente não faríamos (como na hora de dormir) bagunça o mecanismo - e isso pode afetar outras funções corporais no futuro. A luz azul altera nosso ritmo circadiano, o que pode afetar nossa saúde cardiovascular, metabólica, cognitiva e imunológica ao longo do tempo, diz Breus.

Por outro lado, há momentos em que um pouco de exposição à luz azul pode realmente ser benéfica, especialmente durante as épocas do ano (como os dias longos e escuros do inverno), quando tendemos a receber menos luz natural. Uma vez que ajuda a acertar o relógio biológico interno do corpo, pode nos deixar mais alertas, influenciar nossa capacidade de entender e lembrar das coisas e elevar nosso humor e níveis de energia, diz Van Fleet. É por isso que as pessoas com transtorno afetivo sazonal (TAS) costumam ser orientadas a tentar a terapia da luz para se sentirem melhor.

O que a luz azul faz com seus olhos?

Embora não haja pesquisas suficientes para dizer que a luz azul emitida por telas digitais por si só pode causar problemas nos olhos, ser exposto a esse tipo de luz de várias maneiras (do sol, luzes, telas, etc.) pode causar danos ao longo do tempo . Quando a luz azul atinge os olhos, a maior parte dela passa direto pelo cristalino e da córnea para a retina, onde, com o tempo, pode causar danos, diz Van Fleet. A superexposição crônica à luz azul pode até levar ao desenvolvimento de degeneração macular relacionada à idade.

Ao mesmo tempo, a American Academy of Opthamology diz não é necessário gastar dinheiro extra em óculos que afirmam bloquear a luz azul, mas há estão coisas que você pode fazer para minimizar os efeitos negativos de ficar olhando para telas digitais por muito tempo. Se seus olhos já ficaram secos, embaçados ou você teve problemas para se concentrar após um longo período na frente do seu laptop, é assim que você sabe que seus olhos precisam de uma pausa. Aqui estão as melhores dicas de Van Fleet para fazer exatamente isso:

  • Sente-se a pelo menos 25 polegadas (ou o comprimento de um braço) de sua tela e faça pausas para não olhar para o computador para reduzir cansaço visual .
  • Escolha óculos em vez de lentes de contato e aplique lágrimas artificiais para combater secura .
  • Considerar filtros de tela anti-reflexo e reduzir o brilho, o que também pode ajudar a evitar o cansaço visual.

    A luz azul faz mal à sua pele?

    Você pode ter ouvido falar do rosto da Netflix, ou prematuro envelhecimento da pele isso resulta de muito tempo gasto em frente a telas eletrônicas. Pesquisa recente descobriu que há efeitos biológicos, também conhecidos como danos à pele, associados à exposição à luz azul de smartphones e outras telas digitais que a emitem, diz Van Fleet.

    Se parece um pouco rebuscado, não é; Assim como os raios ultravioleta do sol podem causar estresse oxidativo que envelhece a pele, a luz azul das telas digitais pode afetar a pele de maneira semelhante. Uma maneira fácil de diminuir o efeito potencial na pele é monitorar quanto tempo você passa na frente das telas, mas você também pode reduzir sua exposição geral à luz azul substituindo as lâmpadas LED por outras na faixa amarela ou vermelha, diz Van Frota.


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