O que é a dieta vertical e como funciona?

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Os nutricionistas analisam prós, contras e segurança.



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Cada dieta tem um objetivo ligeiramente diferente, seja ajudar você a perder peso, melhorar sua saúde geral, diminuir a inflamação corporal ou fazer algo totalmente diferente. A dieta vertical foi desenvolvida para ajudar a melhorar a composição corporal e tende a atrair pessoas que desejam aumentar o volume.

Conheça os especialistas : Scott Keatley, R.D., é coproprietário da Terapia nutricional médica Keatley ; Albert Matheny , R.D., C.S.C.S., é cofundador da Laboratório de Força SoHo e conselheiro de Promix Nutrição; Jéssica Cording, RD , é autor de O pequeno livro das mudanças no jogo .



Mas o que é a dieta vertical e quem pode se beneficiar dela? Os nutricionistas analisam isso.

Qual é a dieta vertical?

A dieta vertical é um plano alimentar criado pelo fisiculturista profissional Stan Efferding. Ele escreveu um livro chamado A dieta vertical: um plano de estilo de vida simples, sensato e sustentável para melhorar a composição corporal para uma saúde e desempenho ideais junto com Damon McCune, Ph.D., RD ​​O livro estabelece as bases para um programa alimentar “que deixa a confusão de lado e coloca você no caminho da perda de peso, melhor desempenho e melhor saúde geral”, de acordo com sua descrição na Amazon .



A dieta foi promovida por uma série de pessoas, incluindo Hafthor Bjornsson (que tocou “The Mountain” em A Guerra dos Tronos ) e jogador do Philadelphia Eagles Lane Johnson . Ele se concentra em comer alimentos ricos em nutrientes e fáceis de digerir.

Efferding local na rede Internet diz que a dieta visa melhorar o metabolismo e a saúde digestiva geral. “Os princípios fundamentais da dieta vertical podem e devem ser usados ​​para melhorar e otimizar QUALQUER programa de dieta”, diz o site.

Mas a dieta tem muitas restrições. “A ideia por trás da dieta vertical é limitar a variedade de alimentos para aumentar a absorção de nutrientes”, diz Scott Keatley, R.D., coproprietário da Terapia nutricional médica Keatley .

Efferding também tem dieta vertical serviço de entrega de comida , que inclui programas personalizados para ajudar os seguidores a construir músculos, perder peso ou personalizar suas refeições com base em seus objetivos.

Quais alimentos você pode comer na dieta vertical?

A dieta vertical é rica em carne vermelha e arroz branco, juntamente com certos vegetais, laticínios integrais, ovos e algumas frutas com baixo teor de FODMAP, diz Keatley. (A dieta baixa em FODMAP é normalmente usado para ajudar as pessoas a descobrir suas sensibilidades alimentares.) “Ele enfatiza alimentos que são supostamente fáceis de digerir e ricos em nutrientes”, diz Keatley. Os principais componentes da dieta incluem:

  • Fontes de proteína : A carne vermelha, especialmente os cortes magros, é fortemente enfatizada.
  • Carboidratos : O arroz branco é a fonte preferida de carboidratos.
  • Vegetais : Geralmente são opções com baixo teor de FODMAP, como cenoura, pepino e espinafre.
  • Gorduras : As fontes geralmente são ovos e laticínios integrais.
  • Frutas : Estes são limitados a opções com baixo teor de FODMAP, como laranjas e mirtilos.

Quais alimentos você não pode comer na dieta vertical?

A dieta recomenda evitar os seguintes alimentos, de acordo com Albert Matheny , RD, CSCS, cofundador da Laboratório de Força SoHo e conselheiro de Promix Nutrição :

  • Arroz castanho
  • Grãos além do arroz branco
  • A maioria dos óleos vegetais
  • Sou
  • Feijões
  • Amendoim
  • Ervilhas
  • Cebolas
  • Alho
  • Café
  • Açúcar adicionado
  • Álcoois de açúcar
  • Vegetais ricos em FODMAP (como brócolis e couve-flor)
  • Frutas com alto teor de FODMAP (como maçãs, cerejas e peras)

Quais são os benefícios potenciais para a saúde de seguir a dieta vertical?

Os benefícios potenciais estão principalmente em torno da digestão, diz Jéssica Cording, RD , autor de O pequeno livro das mudanças no jogo . “Se alguém tem um problema gastrointestinal subjacente, seguir uma dieta baixa em FODMAP por padrão dá-lhe a oportunidade de eliminar coisas que possam estar causando problemas”, diz ela.

Matheny concorda. “Essa dieta retira muitos alimentos que muitas vezes incomodam a digestão das pessoas”, afirma. “Mas as pessoas também adotarão uma dieta vegana e falarão sobre como se sentem bem. Muitas vezes é porque eles cortaram o frango frito e outros alimentos que podem fazer você não se sentir tão bem.”

A dieta também é rica em proteínas, o que pode apoiar o crescimento muscular, diz Cording. “A maioria das pessoas não ingere proteína suficiente durante o dia”, diz Matheny. “Para 90% das pessoas na América, esta dieta seria uma melhoria em relação ao que comem atualmente.”

Cording também gosta que a dieta elimine o açúcar adicionado. “Isso ajudará na saúde de outras maneiras”, diz ela.

Quais são as preocupações potenciais da dieta vertical?

Os especialistas têm algumas preocupações sobre a dieta vertical. “Você está perdendo muitos micronutrientes ao limitar a ingestão de amido apenas ao arroz, especialmente minerais e algumas gorduras saudáveis”, diz Keatley.

Tanto Keatley quanto Cording estão preocupados com a baixa quantidade de fibras nesta dieta. “Isso pode ter consequências para a saúde digestiva”, diz Cording. A dieta também é “tão limitada que pode fazer com que você perca outros nutrientes”, acrescenta ela. O elevado consumo de carne vermelha também é preocupante, diz Cording: “Isso está associado a um risco aumentado de cancro e outros problemas de saúde”.

Matheny diz que a dieta não é o plano alimentar mais saudável que você poderia escolher. “Eu não diria que esta dieta vai melhorar a sua nutrição”, diz ele.

A falta de variedade na dieta também preocupa Cording – torna menos provável que alguém a siga, diz ela.

O resultado final

Embora os especialistas digam que você pode perder peso com a dieta vertical, eles não recomendam necessariamente experimentá-la. Se você deseja encontrar maneiras de incluir mais proteína em sua dieta, Cording sugere conversar com um nutricionista registrado para obter aconselhamento personalizado.

Keatley concorda. “Se você deseja melhorar o desempenho, trabalhe com um nutricionista focado em nutrição esportiva”, diz ele. “Eles podem levar você aonde você deseja com muito menos restrições.”

Korin Miller é redatora freelance especializada em bem-estar geral, saúde e relacionamentos sexuais e tendências de estilo de vida, com trabalhos publicados em Saúde Masculina, Saúde Feminina, Autonomia, Glamour e muito mais. Ela tem mestrado pela American University, mora perto da praia e espera um dia ter uma xícara de chá e um caminhão de taco.