O poder de cura da música, meditação e ioga em pacientes com Alzheimer

vetor de duas cabeças humanas feitas de engrenagens com forma de lâmpada dentro Feodora ChioseaGetty Images

Até recentemente, Pauli Reading, agora com 58 anos, costumava vestir calças elásticas, desenrolar um tapete e fazer uma série de poses de asana em grupo ioga classe em Charlotte, NC. Eu amo isso, amo isso, amo isso, disse Reading na época. Isso me faz sentir muito melhor e mais forte. Amo todos os amigos que tenho na aula e isso me dá muita energia. Mas enquanto Reading delirava sobre os benefícios físicos e sociais de sua aula, seu marido, Tracy, explicou que havia outro motivo para encorajar sua esposa a continuar com sua prática de ioga: Pauli foi diagnosticado há quatro anos com início precoce Doença de Alzheimer , e ele acredita que as aulas não apenas mantiveram o humor de Pauli positivo e seu corpo forte, mas também mantiveram seu cérebro ocupado, ajudando a aliviar sua perda de memória e declínio cognitivo. O ioga é um dos muitos caminhos que a ajudaram, diz ele. Quando ela estava fazendo ioga, ela pensava nas posturas e conversava com os outros alunos. Ela estava se exercitando mental e fisicamente. No mínimo, não doeu.

Enquanto isso, em Toms River, NJ, Deanna Buccella viu algo incrível acontecer com sua mãe Bonnie Ball, que foi diagnosticada há uma década com Alzheimer e faleceu aos 88 anos no início deste ano. Em seus últimos meses, mesmo quando Bonnie não conseguia reconhecer seus netos ou lembrar onde morava, ela experimentou momentos de despertar toda vez que um musicoterapeuta colocava um conjunto de fones de ouvido em suas orelhas, carregado com os hinos cristãos que ela amava desde sua infância no Oeste Virgínia. Seus olhos brilharam com uma sensação de alegria e ela se lembrou de todas as letras e começou a cantar junto, diz Buccella. Depois disso, ela estava mais alerta e feliz, como se tivesse acabado de fazer um treino para o cérebro. Tocamos música o tempo todo em que ela estava no hospício; sabíamos que ela ouviu tudo. Ela cantou até não poder mais falar.



Seus olhos brilharam com uma sensação de alegria.



Embora as terapias alternativas como ioga, meditação e musicoterapia não possam reverter o declínio cognitivo inevitável da doença de Alzheimer (a doença neurológica degenerativa que afeta mais do que 5 milhões de americanos ), cada vez mais pesquisas mostram que, ao se envolverem nessas atividades, as pessoas com Alzheimer podem reduzir muitos de seus sintomas, incluindo ansiedade e depressão, melhorando assim sua qualidade de vida. E também há evidências emergentes de que, ao participar de terapias que estimulam o cérebro e o corpo, esses pacientes podem, pelo menos temporariamente, estimular o centro de memória de seu cérebro e talvez até gerar novas células cerebrais.

E como Tracy Reading, o marido de Pauli diz, eles certamente não podem machucar.



A medicação para Alzheimer é limitada

Os especialistas alertam que essas terapias não devem substituir o tratamento médico para o Alzheimer, mas a verdade é que os medicamentos que temos agora são muito limitados. Existem duas classes de medicamentos aprovados pelo FDA para tratar a perda de memória e declínio cognitivo: inibidores da colinesterase (vendido sob os nomes de Aricept, Exelon e Razadyne), que previnem a degradação da acetilcolina, uma substância química do cérebro envolvida no aprendizado e na memória que se esgota na doença de Alzheimer; e memantina (Namenda), que regula a atividade do glutamato, uma substância química envolvida na recuperação de informações. Os resultados variam, mas em pacientes para os quais o tratamento com esses medicamentos mostra benefícios, seus sintomas geralmente melhoram temporariamente, geralmente entre 6 a 12 meses, diz Elise Caccappolo, Ph.D., professor associado de neuropsicologia do Colégio de Médicos e Cirurgiões da Universidade de Columbia. Depois disso, eles tendem a parar de funcionar, e não temos certeza do motivo. Para cerca de 40% dos pacientes com Alzheimer que também sofrem de depressão, os tratamentos mais comuns são os antidepressivos, como fluoxetina (Prozac) e paroxeína (Paxil). Sintomas comportamentais e de humor adicionais podem ser tratados com medicamentos ansiolíticos, como lorazepam (Ativan) e, em casos extremos, quando os pacientes se tornam alucinatórios ou fisicamente agressivos, eles podem ser tratados com antipsicóticos como a clozapina (Leponex). Embora esses medicamentos possam ser muito eficazes, eles também podem ter efeitos colaterais, que vão desde problemas gastrointestinais a um risco aumentado de golpe e até a morte.

Se o humor de um paciente pode ser melhorado e sua qualidade de vida melhorada sem recorrer a medicamentos (que não só têm efeitos colaterais, mas podem ser um fardo financeiro), o paciente também pode ver a memória melhorar como resultado, diz Caccappolo. Quando as pessoas são menos ativas, sua memória costuma diminuir em um ritmo mais rápido, diz ela. Se eles têm uma aula de ioga ou interação com um musicoterapeuta, isso os tirará do sofá e os manterá engajados e ativos. E quando você levanta o véu da depressão, isso pode ajudar a memória.



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Ioga para impulsionar o pensamento cognitivo

Há anos, os pesquisadores sabem que o exercício é um dos fatores mais importantes na redução do risco de Alzheimer. (UMA Revisão de 2011 na Mayo Clinic Proceedings descobriram que os exercícios de meia-idade reduziram significativamente o risco de demência em todos os adultos, e que pessoas com comprometimento cognitivo leve ou demência tiveram melhores resultados em testes de cognição após 6 a 12 meses de exercícios do que seus pares sedentários). Foi demonstrado que o exercício reduz a placa amilóide no cérebro que causa o Alzheimer, induz o nascimento de novas células nervosas no hipocampo [a área do cérebro onde as memórias são armazenadas] e ajuda a limpar a inflamação, portanto, quando essas novas células nascem, eles têm uma boa vizinhança para crescer, explica Rudolph Tanzi, Ph.D., Professor de neurologia Kennedy na Harvard Medical School / Mass. Hospital Geral e co-autor de The Healing Self: Um novo plano revolucionário para sobrecarregar seu sistema imunológico e ficar bem para a vida .

Foi demonstrado que o exercício reduz a placa amilóide no cérebro que causa o mal de Alzheimer.

Mas, de todos os programas de exercícios disponíveis, o que há de especial na ioga? Além de ser uma atividade física que pode ser praticada em ambientes fechados, mesmo sentados em uma cadeira - um benefício para aqueles com problemas de mobilidade - a ioga tem o elemento adicional de atenção plena, diz Helen Lavretsky, M.D., professor de psiquiatria na UCLA. Yoga envolve consciência de seu movimento e respiração, postura e atenção concentrada em um mantra, uma postura ou uma visualização, diz ela. Se for feito em um ambiente de grupo, também existe um elemento social. Existem muitos componentes do exercício que envolvem diferentes centros cerebrais.

Em um série de estudos , Lavretsky mostrou que pessoas com deficiência cognitiva vêem melhora em sua cognição, memória e humor depois de praticar ioga. Em um estudo publicado ano passado no Psicogeriatria Internacional, adultos com comprometimento cognitivo leve (conhecido como MCI, e um precursor do Alzheimer) participaram de uma aula de ioga kundalini ou fizeram exercícios de memória padrão. Após 12 semanas, ambos os grupos observaram melhorias nas habilidades de memória verbal e visual, mas aqueles que fizeram ioga tiveram melhorias maiores nas funções executivas, humor e resiliência do que aqueles que fizeram os exercícios de memória.

Uma limitação da ioga, no entanto, é que é uma prática difícil de começar, uma vez que você caiu nos estágios finais da demência - uma razão pela qual é importante integrar essas práticas em sua vida o mais cedo possível. Ioga é algo que você fazia quando era mais jovem e está apenas se atualizando, então é um bom complemento para o tratamento do Alzheimer, diz Lavretsky. Mas nos estágios avançados da demência, pode ser melhor introduzir algo com o qual o paciente já esteja familiarizado, como dançar ao som da música de sua juventude.

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Meditação para reduzir o estresse

Se sentar em uma cadeira e fazer uma pose modificada de guerreiro parece muito intimidante para seu ente querido com Alzheimer, você pode considerar a meditação, que os especialistas afirmam poder mudar o cérebro e melhorar a memória, o sono e o humor em apenas 12 minutos um dia.

O principal benefício da meditação —Que tem sido praticado por milhares de anos como uma forma de acalmar a mente e o corpo e encontrar paz interior — é o alívio do estresse, que é quase tão importante quanto os exercícios para reduzir o risco de Alzheimer. Tanto o estresse agudo quanto o crônico sinalizam ao cérebro para secretar o hormônio cortisol, que é altamente tóxico para quase todos os sistemas do corpo, mas especialmente o cérebro, diz Dharma Singh Khalsa, M.D. , diretor médico do Fundação de Pesquisa e Prevenção de Alzheimer , que, junto com Lavretsky e outros colegas, publicou vários estudos sobre os efeitos da meditação na demência. Causa a morte de células cerebrais no hipocampo e pode levar à deposição precoce de amiloide. Também pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo e à diminuição da função nas sinapses onde as células cerebrais se comunicam. Na verdade, vários estudos recentes de longo prazo mostraram que o estresse crônico aumenta muito o risco de MCI. UMA Estudo de 2015 com mais de 500 adultos mais velhos no Albert Einstein College of Medicine no Bronx, NY, publicado em Doença de Alzheimer e doenças associadas descobriram que os adultos que se consideravam altamente estressados ​​tinham 30% mais probabilidade de desenvolver MCI do que aqueles que não o eram, e uma anterior estudo de longo prazo de 600 adultos no Projeto Rush Memory and Aging descobriram que aqueles que relataram um nível mais alto de estresse tinham 2,7 vezes mais probabilidade de desenvolver Alzheimer do que aqueles que não estavam sob estresse crônico.

Aqueles que relataram o maior nível de estresse foram 2,7 vezes mais propensos a desenvolver o mal de Alzheimer.

Nos últimos 20 anos, Khalsa estudou os efeitos de um tipo particular de meditação chamado Kirtan Kriya no declínio cognitivo. A prática envolve entoar quatro sílabas - saa, taa, maa, naa - enquanto bate os dedos juntos em sequência - polegar para indicador, meio, anel e mindinho - por 12 minutos uma vez por dia. Sua pesquisa mostrou que aqueles que praticam Kirtan Kriya observam um aumento no fluxo sanguíneo cerebral, especialmente no hipocampo, uma diminuição na perda de memória, além de uma diminuição na ansiedade e uma melhora na sensação de bem-estar. Em artigo publicado em 2017 no Journal of Alzheimer’s Disease , adultos com declínio cognitivo subjetivo (um preditor precoce de Alzheimer) que praticaram Kritan Kriya por pelo menos três meses tiveram melhorias significativas na função de memória e desempenho cognitivo. Contanto que a pessoa ainda possa sentar em uma cadeira e ouvir um CD para seguir esta prática, ela pode se beneficiar com isso, diz o Dr. Khalsa (vá aqui mais informações).

Lavretsky aponta que existem vários tipos de meditação, e cada um tem um benefício diferente, dependendo de qual parte do cérebro está envolvida. Em um Estudo de 2013 no Beth Israel Deaconess Medical Center em Boston , os pesquisadores usaram exames de ressonância magnética para descobrir que um grupo de 8 adultos com MCI que participaram da redução de estresse baseada na atenção plena (MBSR) melhorou significativamente a conectividade funcional no cérebro. E embora eles tenham visto a atrofia esperada no hipocampo, a taxa de atrofia foi menor do que aqueles que não fizeram a meditação para reduzir o estresse.

O Dr. Tanzi de Harvard também encontrou resultados neurológicos positivos em curtos períodos de meditação. Ele explica isso em um pequeno estudo ele fez no ano passado, publicado na revista Nature Translational Psychiatry , ele foi capaz de detectar mudanças notáveis ​​em mulheres saudáveis ​​que meditaram por apenas uma semana. Depois de uma semana aprendendo a meditar e fazendo-a várias vezes por dia, houve mudanças nos genes envolvidos em como o cérebro elimina a amilóide associada ao Alzheimer do cérebro para fora do corpo, explica ele. Ele acrescenta que, no grupo de meditação, houve um aumento de 20-40% na atividade da telomerase, uma proteína que protege as células do envelhecimento.

Caccappolo avisa que esses estudos são pequenos e não há evidências de que o cérebro possa recuperar o tecido perdido com a devastação do Alzheimer, mas ela ainda incentiva seus pacientes a tentarem qualquer método de alívio do estresse que funcione para eles. O estresse pode piorar tudo, principalmente a memória, ressalta ela. A melhor coisa sobre a meditação é que não custa nada e, se pode ajudar a aliviar os sintomas, incentivo os pacientes a experimentá-la.

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Música para levantar o humor

Embora a ioga e a meditação exijam algum esforço cognitivo por parte do paciente, o que significa que são mais eficazes com aqueles que estão nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, a musicoterapia pode ter efeitos notáveis ​​mesmo naqueles que estão nos estágios mais recentes da doença . Para ver como isso funciona, confira o documentário de 2014 Alive Inside . Como Deanna Buccella descobriu, a música pode despertar a atenção e despertar memórias de pessoas que se perderam na névoa da demência por anos.

A primeira maneira pela qual a musicoterapia funciona é estimulando memórias e emoções: basta pensar em como você pode ouvir uma música dos Beatles ou Bee Gees ou e imediatamente ser transportado para o momento de sua infância em que a ouviu pela primeira vez. Caccappolo aponta que a música pessoalmente significativa ativa regiões do cérebro que geralmente são as últimas a serem afetadas pelo Alzheimer, então, enquanto alguém com demência de Alzheimer pode não ser capaz de lembrar em que ano estamos, onde fica a cozinha ou como segurar um lápis, eles podem relembrar todas as letras e melodias de sua música favorita de Frank Sinatra. As associações emocionais com aquela música do seu passado liberam substâncias químicas em seu cérebro para melhorar o humor, aponta o musicoterapeuta Concetta A. Tomaino, diretora executiva do Instituto de Música e Função Neurológica, que ela co-fundou com o lendário neurocientista Dr. Oliver Sacks.

As associações emocionais com aquela música do seu passado liberam substâncias químicas em seu cérebro para melhorar o humor.

Mas a musicoterapia funciona em um nível mais profundo do que apenas nostalgia. O ato de cantar junto com aquela melodia de Frank Sinatra envolve diferentes partes do cérebro: Existem vários níveis em que a música é eficaz, diz Tomaino. Sabemos que o ato de tocar música ou cantar força o córtex frontal a se engajar, e essa parte do cérebro é crucial para a memória de curto prazo, portanto, o envolvimento na produção musical ativa na verdade reforça a memória de curto prazo e o armazenamento de memória de longo prazo . UMA Estudo finlandês de 2014 confirma essa teoria, mostrando que o hipocampo é ativado ao ouvir frases musicais.

Em um Revisão de 2014 no Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing , pesquisadores descobriram que a musicoterapia reduz a ansiedade, depressão e comportamento agitado em pessoas com demência e melhora a qualidade de suas outras intervenções terapêuticas com seus cuidadores.

A música pode ter outros efeitos positivos nas pessoas com demência. UMA Estudo de 2010 na Escola de Medicina da Universidade de Boston descobriram que os pacientes com Alzheimer são mais capazes de lembrar novas informações quando fornecidas no contexto da música. Costumo inventar uma pequena melodia para ajudar os pacientes a lembrar os nomes dos filhos ou o endereço deles, diz Tomaino, que ressalta que os comerciais de TV fazem a mesma coisa, usando jingles para ajudar os espectadores a se lembrarem de seus 800 números. A música também funciona para preparar o cérebro, um efeito que Deanna Buccella notou em sua mãe. O ato de cantar palavras na verdade prepara as áreas verbais em seu cérebro para serem mais ativas, e a recuperação de palavras melhora depois que elas cantam, diz Tomaino. É quase como se você tivesse que ativar essas redes neuronais. A música pode até ajudar aqueles com dificuldades de equilíbrio e movimento a se locomoverem mais facilmente, explica Tomaino. O ritmo da música pode melhorar a motivação de uma pessoa para se mover e também melhora a coordenação do movimento, diz ela. Ouvir música enquanto caminha pode melhorar o equilíbrio, a postura e a coordenação da marcha em um nível neuronal.

Mas o mais importante, ouvir música - como ir a uma aula de ioga ou passar alguns minutos em meditação calma - pode trazer uma sensação de paz e alegria de volta às pessoas que podem passar o dia em um estado de confusão e depressão.

Não existe uma fórmula mágica que possa prevenir a doença de Alzheimer, embora o mais próximo seja o exercício regular, que pode reduzir o risco e retardar o declínio, diz Eric B. Larson, M.D. , vice-presidente de pesquisa e inovação em saúde do Plano de Saúde da Fundação Kaiser de Washington. Para coisas como ioga e música, as evidências são fracas. Mas quando as pessoas perguntam, devo tentar? Eu digo a eles, não vai te machucar, e as drogas podem ser prejudiciais para algumas pessoas. Faz muito sentido


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