O melhor leite é ...

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Tem leite (o certo)? 1de 9Tem leite (o certo)?

Amêndoa, soja, cânhamo, cabra, girassol ... Com os supermercados repletos de diferentes tipos de leite, como saber o que é certo para você? Cada opção tem suas vantagens - e suas armadilhas. Alguns são de baixo teor calórico, mas carecem de proteínas, enquanto outros são boas fontes de proteína, mas são ricos em gordura saturada.



Então qual é o melhor? Para eliminar a confusão, examinamos de perto a nutrição de oito leites lácteos e não lácteos populares. Aqui está o que você precisa saber.



Leite de vaca 2de 9Leite de vaca

Beba se: Você quer uma fonte de proteína e cálcio e vitamina D na sua dieta e bebe menos de duas porções por dia, aconselha nutricionista registrado da área de Chicago Renee Clerkin, RD . Se você escolher leite orgânico ou de pasto, se beneficiará de um perfil de ácidos graxos mais saudáveis ​​(mais ômega-3 antiinflamatórios), que podem promover a saúde cardíaca, de acordo com um estudo recente em PLOS ONE . Uma advertência: o leite de vaca pode conter hormônios adicionais, que podem perturbar seu próprio equilíbrio hormonal e afetar o peso e a acne, observa Clerkin. Evite hormônios optando por leite rotulado como orgânico ou sem rBGH.

Pule se: Você é intolerante à lactose, o que significa que falta lactase em seu corpo, uma enzima digestiva necessária para quebrar a lactose do leite. Não tem certeza se você é intolerante? Você pode sentir-se inchado, com gases ou ter outros problemas digestivos depois de beber leite.

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Leite de vaca cru 3de 9Leite de vaca cru

Beba se: Você gosta do sabor, que muitas pessoas dizem ser melhor do que o leite convencional, diz Clerkin. Os proponentes argumentam que, como o leite cru não é pasteurizado, ele retém mais nutrientes e bactérias benéficas, embora Clerkin ressalte que existem poucos estudos controlados que mostram isso, e as diferenças podem ser muito pequenas.

Pule se: Você está grávida ou seus filhos vão beber leite; uma nova declaração no jornal Pediatria recomenda que esses grupos evitem leite cru. Uma vez que o leite cru não é pasteurizado, ele não passa pelo processo que mata bactérias como Listeria e E. coli isso pode deixá-lo doente. Embora qualquer pessoa possa ficar doente, é mais arriscado se você estiver grávida, porque doenças causadas por esses microorganismos podem causar um aborto espontâneo.



Leite de amêndoa 4de 9Leite de amêndoa

Beba se: Você está procurando um leite não lácteo, ou se você está cuidando de suas calorias. O sabor suave e atraente de nozes, bem como sua consistência mais cremosa, torna este leite uma transição fácil do leite lácteo, diz Megan Roosevelt, RD, LD, fundadora da Garota de mercearia saudável . O leite de amêndoa é baixo em calorias (alguns têm apenas 30 calorias por xícara) e baixo teor de gordura (2,5 gramas por xícara). As marcas fortificadas contêm a mesma quantidade de vitamina D que fortalece os ossos (25% do seu valor diário) e, geralmente, 50% a mais de cálcio em comparação com o leite desnatado.

Pule se: Você depende do leite para obter proteínas em sua dieta. Por xícara, ele embala mísero 1 grama. No entanto, muitas marcas agora adicionam proteína de ervilha à mistura para um reforço de proteína. Se você quiser um leite de amêndoa fortificado com proteínas, procure no rótulo algo como mais proteína.

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Leite de cânhamo 5de 9Leite de cânhamo

Beba se: Você quer um pouco mais de proteína para se manter no lugar. O leite de cânhamo com gosto de terra e nozes contém 2 ou 3 gramas por xícara, o que o torna uma das principais fontes de proteína para leites não lácteos. O leite de cânhamo também contém ácidos graxos ômega-3, especialmente o ácido alfa-linolênico, saudável para o coração.

Pule se: Você prefere leite de cânhamo adoçado ou aromatizado. Há uma grande diferença de calorias entre as variedades com e sem sabor. Por exemplo, o sabor de chocolate de uma marca contém 170 calorias por xícara, mais 22 gramas de açúcar (quase 6 colheres de chá). Compare isso com o leite de cânhamo sem açúcar com 70 calorias e 0 gramas de açúcar.

Cabra 6de 9Leite de cabra

Beba se: Você quer um leite com nutrientes semelhantes aos do leite de vaca normal (ambos oferecem 8 a 9 gramas de proteína por xícara, 30% de suas necessidades de cálcio e são boas fontes de vitamina A), mas tem problemas para digerir a lactose nos laticínios da vaca. O leite de cabra tem um teor ligeiramente mais baixo de lactose do que o leite de vaca, por isso é mais fácil de digerir para muitas pessoas, diz Clerkin.

Pule se: Você está cortando calorias. O leite de cabra comum contém cerca de 170 calorias e 10 gramas de gordura por xícara, o que pode aumentar rapidamente.

Leite de côco 7de 9Leite de côco

Beba se: Você quer um creme não lácteo que acrescente uma doçura natural aos cereais, café, chá, sopas ou aveia. Com 45 calorias por xícara (sem açúcar), é uma ótima maneira de adicionar sabor para relativamente poucas calorias.

Pule se: Existem outras fontes de gordura saturada em sua dieta. A maior parte da gordura do leite de coco está saturada e há 4 gramas por xícara, o que é cerca de 20% do seu limite diário. Uma vantagem: a maior parte da gordura saturada no leite de coco é composta de ácidos graxos de cadeia média, que não têm tanto efeito negativo no coração, diz Roosevelt.

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Leite de arroz 8de 9Leite de arroz

Beba se: Você tem alergias alimentares. Você pode encontrar conforto em saber que é muito raro alguém ter uma reação adversa ou alérgeno ao arroz, o que o torna uma ótima opção se você for sensível a intolerâncias digestivas ou alimentares, diz Roosevelt.

Pule se: Você está procurando um leite com baixo teor calórico e baixo teor de carboidratos. Uma xícara de leite de arroz tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias (90) que o leite desnatado. Não é ruim, mas não tão bom quanto outras opções, como leite de amêndoa. Além disso, por ser feito de arroz, é naturalmente mais rico em carboidratos e contém menos de 1 grama de proteína por porção.

Sou leite 9de 9Sou leite

Beba se: Você está procurando um substituto não lácteo para o leite de vaca. O leite de soja contém 7 gramas de proteína de construção muscular (em comparação com oito na vaca) por 80 calorias, 4 gramas de gordura e praticamente nenhuma gordura saturada. O leite de soja também contém 2 gramas de fibra alimentar, um achado difícil no leite. Como a soja é rica em compostos chamados isoflavonas, a soja também foi associada a uma menor incidência de alguns tipos de câncer.

Pule se: Embora algumas pessoas desconfiem que as isoflavonas da soja (que agem como o estrogênio no corpo) estejam relacionadas ao câncer de mama, a Academia de Nutrição e Dietética afirma que os sobreviventes do câncer de mama podem comer soja com segurança. Da mesma forma, os homens também podem consumir soja com segurança. Resumindo: fique com três porções por dia de alimentos integrais à base de soja, incluindo leite de soja.

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