O caldo de osso realmente tem algum benefício para a saúde?

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benefícios do caldo de osso RUSS ROHDEGetty Images

Quando uma celebridade aparentemente sem idade gostaHalle Berryou Salma Hayek compartilha sua fonte de juventude, não é de admirar que as pessoas queiram entrar. Ambos revelaram seu amor por caldo de ossos, que é um estoque feito de ossos de animais fervendo.



A sopa da moda faz muitas reivindicações: promete dar-lhe uma pele jovem, proteger as articulações, aumentar o seu metabolismo , melhora a saúde intestinal e é uma boa fonte de nutrientes.



Mas só porque uma celebridade está divulgando algo no Instagram, não significa que seja verdade. Temos uma indústria de alimentos naturais e alternativos e de dieta alimentar que ganha muito dinheiro promovendo diferentes modismos que vêm e vão, diz Joel Fuhrman, MD , um médico credenciado e presidente da Nutritional Research Foundation.

Para descobrir onde estão os benefícios do caldo de osso na ciência, fomos aos especialistas para descobrir o que ele pode ou não fazer pelo seu corpo.


O que é exatamente caldo de osso?

O caldo de osso consiste essencialmente de ossos de animais cozidos em água por longos períodos, geralmente 24 horas ou mais, diz Allison Webster, PhD , nutricionista registrada e diretora associada de comunicações nutricionais da International Food Information Council Foundation. O longo tempo de fervura ajuda a liberar colágeno e gelatina de ossos, o que dá ao caldo uma textura mais espessa e rica do que caldos que não são cozinhados por tanto tempo, explica ela.



Além do colágeno e da gelatina, toda aquela fervura deixa alguns aminoácidos e minerais também.


Benefícios do caldo de osso: Ele faz jus ao exagero?

Colágeno, aminoácidos e minerais são ótimos para o seu corpo, mas só porque estão presentes no caldo de ossos, não significa que beber se traduz em um efeito tangível na sua saúde. Isso é simplificar demais as coisas, diz o Dr. Fuhrman.



Muitas afirmações populares sobre seus benefícios não têm fundamento, na melhor das hipóteses, e, na pior delas, são enganosas.

Embora haja muitas pesquisas sobre os benefícios das coisas encontradas no caldo de osso, como o colágeno, muito poucos estudos foram feitos sobre os benefícios que você pode obter ao beber o caldo de osso propriamente dito. Não é tão fácil quanto dizer, o colágeno é bom para o meu corpo, portanto, beber uma tonelada dele será bom para o meu corpo.

Tradução: a partir de agora, todo o hype em torno do caldo de osso não foi comprovado - e os especialistas estão céticos quanto aos benefícios. Quase não há pesquisas sobre seus efeitos na saúde, portanto, muitas afirmações populares sobre seus benefícios não têm fundamento, na melhor das hipóteses, e, na pior delas, são enganosas, diz Webster. Aqui está o que nós Faz saiba quando se trata dos maiores mitos do caldo de osso:

Mito nº 1 do benefício do caldo de ossos: o caldo de ossos fará sua pele brilhar

Muitos defensores do caldo ósseo apontam para os benefícios do colágeno - uma parte essencial para manter a pele hidratada e firme. Mas há apenas um pequeno problema: só porque você consome colágeno, não significa que seu corpo usará suas partículas de aminoácidos para aumentar e proteger sua pele, diz Perri Halperin, MS, RD, nutricionista clínica do Hospital Mount Sinai em Nova York Cidade.

Na verdade, um estude publicado no Jornal Internacional de Nutrição Esportiva e Metabolismo do Exercício concluiu recentemente que o caldo de osso não era uma fonte significativa de aminoácidos necessários para aumentar efetivamente o colágeno do seu corpo, especialmente em comparação com outras fontes dietéticas. Além disso, a pesquisa preliminar sobre os benefícios da suplementos de colágeno provavelmente nem se aplica ao caldo de osso. Os suplementos fornecem mais colágeno e em uma forma diferente do caldo de osso, explica Halperin.

🥗 Quer uma pele brilhante? Produzir é sua melhor aposta, diz o Dr. Fuhrman. O corpo decompõe o colágeno para obter proteínas e precisa remontá-lo novamente, explica ele. Para fazer isso, você precisa dos minerais encontrados em vegetais —Mas não está presente em quantidades significativas no caldo de osso.

Mito 2 do benefício do caldo de ossos: o caldo de ossos protegerá suas articulações

O colágeno no caldo ósseo - junto com a glucosamina (um composto encontrado em sua cartilagem) - também é considerado benéfico para o seu juntas .

Mas as evidências ainda não estão lá: Foi demonstrado que suplementos de sulfato de glucosamina ajudam a aliviar a dor da artrite , mas se os suplementos realmente melhoram ou não a saúde da cartilagem em suas articulações ou reduzem a inflamação ainda é inconclusivo.

Mais importante ainda, nenhuma pesquisa foi conduzida sobre os efeitos do caldo de osso na saúde das articulações em humanos, diz Webster. Como com o colágeno, beber glucosamina não significa que mais estará presente no corpo. A proteção das articulações é multifacetada e coisas como manter um peso saudável, fazer exercícios e fazer uma dieta rica em nutrientes são fatores cruciais.

Mito 3 do benefício do caldo de ossos: o caldo de ossos é uma boa fonte de proteína e cálcio

Este benefício não é totalmente falso - há proteína em caldo de osso. Mas não é uma quantidade significativa o suficiente para realmente afetar sua saúde, a menos que você seja deficiente em proteínas. A maioria das pessoas que comem caldo de osso já está comendo carne e outras formas de proteína, então não estão realmente se beneficiando da proteína que está no caldo de osso, diz o Dr. Fuhrman.

As alegações de cálcio ligadas ao caldo de osso são igualmente complicadas. Um dos poucos estudos feitos com o próprio caldo de osso publicado em Pesquisa de Alimentos e Nutrição concluiu que há apenas uma pequena quantidade de cálcio em caldos de osso caseiros e comprados em loja - menos de 5 por cento do valor diário recomendado de cálcio. Alguns caldos de osso destacam seu cálcio ou magnésio conteúdo como um benefício, mas, na realidade, sua contribuição pode ser muito baixa, diz Webster.

Mito 4 do benefício do caldo de ossos: o caldo de ossos é bom para o seu intestino

Outra grande alegação do caldo de osso é que a gelatina que ele contém pode ajudar a curar a síndrome do intestino permeável, que está ligada a doenças auto-imunes, síndrome do intestino irritável e doença celíaca. O intestino solto é uma síndrome na qual pequenos orifícios no trato intestinal permitem que alimentos e outras substâncias vazem para a corrente sanguínea, diz Halperin. Quando seu corpo reconhece coisas em sua corrente sanguínea que não deveriam estar lá, isso pode fazer com que seu corpo monte uma resposta imunológica.

Os pesquisadores há muito se perguntam se sua dieta pode ajudar a curar um intestino gotejante, mas o veredicto ainda não foi divulgado. Não há evidências que apóiem ​​qualquer efeito do caldo ósseo na saúde intestinal, diz Webster.

Mito 5 do benefício do caldo de ossos: o caldo de ossos ajudará a desintoxicar seu corpo

Como muitos alimentos milagrosos da moda, alguns defensores do caldo de ossos afirmam que ele pode ajudar a desintoxicar seu corpo, acelerando o processamento e o descarte de coisas prejudiciais em nossa dieta. Como Webster explica, processar o lixo e jogar fora as toxinas é função do fígado e dos rins - não da comida.

A ciência ainda precisa provar que qualquer coisa que comemos ou bebemos pode tornar o fígado mais eficiente na desintoxicação, explica Halperin. Uma coisa que pode ser útil, no entanto, é obter líquido suficiente, e o caldo de osso é uma fonte de líquido. Então, tecnicamente, sim, o caldo de osso pode ajudá-lo a desintoxicar - mas isso não é magia de caldo de osso, Halperin diz, é apenas uma simples hidratação.


Existem algum benefícios em beber caldo de osso?

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Não é que o caldo de osso seja ruim ou prejudicial à saúde - simplesmente não é um alimento milagroso. Beber caldo de osso é uma maneira de obter nutrientes como aminoácidos e alguns minerais em nossas dietas, mas certamente não é a única maneira, diz Webster. Alimentos como carne, frango, peixe, laticínios, ovos, soja e feijão são ricos em proteínas, bem como em outros compostos benéficos. Alimentos integrais, incluindo frutas, vegetais e grãos fornecem vitaminas e minerais tão bem quanto caldo de osso - e em muitos casos, fornecem quantidades maiores.

Há um caso em que o caldo de ossos realmente é um impulsionador da saúde: se você estiver escolhendo o caldo de ossos em vez de bebidas açucaradas que sabemos que são nutricionalmente vazias, provavelmente colherá benefícios nutricionais, diz Halperin.

E não há nada de errado em beber caldo de osso, se você gosta. Se você gosta de caldo de osso, vá em frente e beba, diz Webster. Ele fornece alguns nutrientes e pode ser uma bebida quente e reconfortante se você estiver com vontade de trocar o chá ou o café.


Resumindo: não há nada mágico em caldo de osso

Embora possa certamente ser uma alternativa menos calórica e mais nutritiva do que outras coisas que você pode saborear, não é a cura para todas as celebridades que os fãs querem que você acredite.