O aconselhamento nutricional tem grandes lacunas culturais sobre as quais ninguém fala

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Se você está ouvindo conselhos populares de nutrição, pode não ter entendido toda a história e pode estar perdendo muitos alimentos que ama.



Dependendo de quem você é e de onde você é, conselhos nutricionais podem ser úteis – ou fazer você pensar que tudo o que você já comeu está errado. Comer bem pode significar algo diferente para cada um de nós, e os alimentos que você cresceu desfrutando desempenham um papel importante na determinação do que você quer comer. Quando os conselhos nutricionais fazem com que suas comidas favoritas pareçam inimigas ou excluam completamente sua herança, você pode começar a pensar você é o problema. Mas não: os especialistas dizem que os preconceitos são incorporados aos conselhos nutricionais populares – e superá-los pode trazer a todos uma nova compreensão dos alimentos.



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Colocando a diversidade na mesa

O conselho nutricional tem que vir de algum lugar, então recorremos a especialistas. No entanto, 80% dos nutricionistas registrados nos EUA são brancos e apenas 3% são negros, de acordo com o Comissão de Registro Dietético . Isso pode afetar a perspectiva e as mensagens. “O efeito de cima para baixo contribui para uma definição muito restrita do que significa ‘saudável’. A falta de nuances afeta a formulação de políticas e, em nível individual, envia a mensagem de que, para ser saudável, você deve se parecer e comer como mulheres brancas”, diz. Laura Iu, R. D. , proprietária da Laura Iu
Nutrição em Nova York.

Cientista de alimentos e especialista em nutrição Kera Nyemb-Diop, Ph.D. , lembra ter sido um dos dois alunos negros em um curso de nutrição humana em que um professor descreveu a comida africana como “nojenta”. Além de o comentário ser inapropriado, ela diz que sentiu que estava desinformado – há uma enorme diversidade de alimentos do continente africano. E o que é dito nas salas de aula, ela ressalta, pode ter um impacto profundo nas percepções sobre os alimentos culturais.

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“As lacunas estão nas pessoas que dão o conselho, o que afeta a aplicação prática”, explica Allyson B. Johnson, R.D.N. , uma nutricionista negra que é gerente de serviços de nutrição do Loma Linda University Medical Center. Quando as pessoas que dão conselhos não têm exposição e compreensão de outras culturas, muitas vezes confiam em estereótipos para fazer sugestões. “Nos Estados Unidos, a sociedade estereotipa alimentos como comida chinesa e indiana e soul food como sendo muito gordurosos ou muito salgados. Essas suposições confundem grosseiramente que nossos pratos culturais são vastos e complexos, são ricos em vitaminas e nutrientes e incluem grãos integrais, proteínas e vegetais”, diz Iu.



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O problema da percepção

Muitos alimentos das culturas negra e parda simplesmente não foram estudados de forma abrangente. “Cientistas de nutrição dirão que a pesquisa é apoiada por práticas baseadas em evidências, mas a pesquisa é feita em alimentos ocidentais, por pessoas brancas”, diz Nyemb-Diop, que é descendente de africanos e caribenhos.

Por exemplo, em um estudo publicado no Jornal da Associação Americana do Coração que encontrou uma diminuição do risco de parada cardíaca para pessoas que aderiram à dieta mediterrânea versus aquelas que não o fizeram, Nyemb-Diop explica que os pesquisadores dividiram vários alimentos culturais em categorias e os compararam com os alimentos mais ricos em nutrientes da dieta mediterrânea. A comida do sul, muitas vezes ligada à cultura alimentar negra, foi explicada como uma dieta que depende “fortemente de gorduras adicionadas, frituras, ovos e pratos de ovos, carnes de órgãos, carnes processadas e bebidas açucaradas”. Nyemb-Diop diz que este estudo levou muitas publicações a imprimir manchetes que diziam coisas como “ Muita comida sulista pode causar um ataque cardíaco súbito .” Ela argumenta que os pesquisadores “descaracterizaram os alimentos sulistas” quando, na verdade, a culinária sulista apresenta uma variedade de vegetais, incluindo couve e mostarda, ervilhas, quiabo, repolho e batata-doce.



Além disso, observa Nyemb-Diop, os alimentos históricos das comunidades de cor muitas vezes não são considerados aceitáveis ​​até que tenham sido “gentrificados” e absorvidos pela cultura dominante. “Vejo alimentos culturais sendo considerados insalubres o tempo todo até serem promovidos por influenciadores brancos”, concorda Iu. Por exemplo, a quinoa, um alimento básico na América Central há milhares de anos, tornou-se uma alternativa popular de grãos em outros lugares depois de ser adotada por especialistas brancos em saúde e bem-estar. E “açafrão e leite faziam parte da cultura alimentar indiana e agora são vendidos em alguns Starbucks”, acrescenta Nyemb-Diop.

Mudanças acontecem, mas na maioria das vezes isso ocorre sem o reconhecimento das culturas indígenas de onde vêm os novos alimentos populares, e geralmente somente depois que os profissionais de saúde e bem-estar brancos os adotam, diz Nyemb-Diop. Quando os influenciadores não reconhecem as raízes culturais dos alimentos, isso parece apropriação cultural, observa Iu: “Recentemente, notei influenciadores brancos nas mídias sociais usando papel de arroz para rolinhos primavera e dosas e reivindicando-os como suas invenções 'low-carb' quando em Na realidade, esses alimentos tradicionais não são para influenciadores brancos tokenizarem e se apropriarem.”

  diversidade nutricional

Há mais de uma maneira de comer saudável

As tendências dos alimentos saudáveis ​​vêm e vão, mas este ano a dieta mediterrânea foi eleita a melhor dieta pela Relatório Mundial e Notícias dos EUA pelo quinto ano consecutivo. Hoje em dia, é difícil evitar a percepção de que esta é a única maneira superior de comer.

Certamente é saudável: A dieta mediterrânea é predominantemente composta por alimentos à base de plantas, como legumes, nozes e grãos, com uma quantidade moderada de laticínios e proteínas magras, como frutos do mar e frango. Inclui muito pouca carne vermelha e poucos doces, e suas gorduras primárias vêm do azeite. A dieta foi desenvolvida a partir do trabalho do pesquisador Ancel Keys, que, em 1958, realizou estudos em sete países e descobriram que as pessoas que aderiram a esse estilo de alimentação tiveram menor incidência de doenças cardíacas e melhor saúde geral.

No entanto, os críticos afirmam que, apesar dos benefícios para a saúde da dieta mediterrânea, centralizá-la como a melhor dieta é colocar as nações principalmente caucasianas em um pedestal e desprezar os alimentos de outros países. o Revista de Dietética Crítica aponta que os participantes dos estudos de Keys eram em sua maioria brancos. Alguns países formados em grande parte por comunidades de cor, como Egito, Líbia e Turquia, são tecnicamente países mediterrâneos, mas alimentos deles como arroz, kebabs e pão pita não estão incluídos nessa dieta idealizada.

Na verdade, a maioria dos 21 países que fazem fronteira com o Mediterrâneo – muitos dos quais estão na África ou no Oriente Médio – não estão representados na dieta mediterrânea. A dieta até exclui algumas áreas que incluem Zonas Azuis , as cinco comunidades com os residentes mais longevos do mundo.

Poucos especialistas contestam os benefícios de uma dieta que apresenta principalmente vegetais
e minimiza a carne e o açúcar. Funciona para a própria Johnson: “Eu tenho uma doença autoimune chamada lúpus eritematoso sistêmico, e a dieta mediterrânea é altamente recomendada para pessoas como eu porque é rica em alimentos anti-inflamatórios”, diz ela.

O problema é a centralização da dieta mediterrânea em nossa cultura coletiva ocidental. Muitas dietas asiáticas e africanas também têm tradições baseadas em vegetais, e muitos alimentos culturais podem ser ajustados para aumentar seus benefícios nutricionais. Por exemplo, alimentos da Etiópia, Marrocos, Paquistão, China e Índia incluem muitos pratos vegetarianos ricos em fibras e proteínas vegetais.

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Para onde vamos daqui

Quando as pessoas são informadas de que precisam abandonar seus alimentos culturais para melhorar sua saúde, Johnson diz que muitas vezes evitam seguir um plano alimentar prescrito. Portanto, o primeiro passo é recuperar esses alimentos de forma nutritiva.

Para começar, Iu recomenda fazer pequenas mudanças em sua dieta atual que não tirem seu prazer de alimentos culturais. Por exemplo, você pode alterar o método de cozimento - digamos, trocando os alimentos fritos por aqueles cozidos em uma fritadeira. “Eu sugiro focar em adicionar frutas e vegetais onde fizer sentido e ainda honrar sua cultura e paladar”, diz Iu. “Então, para fazer um refogado, você não precisa usar arroz de couve-flor em vez de arroz branco. Você pode usar arroz branco e adicionar outros vegetais que você goste.”

Chef e fundador da Todo Verde Jocelyn Ramírez , também defensora do acesso a alimentos e autora do livro de receitas A vida verde , diz que fez isso quando criou versões à base de plantas dos alimentos que ela cresceu comendo que eram “culturalmente relevantes” para sua comunidade. Por exemplo, ela criou versões veganas de Pipi vermelho e mol. “Nas comunidades latinas, como tenho certeza que é verdade em muitas comunidades de cor, a comida é tão centrada na maneira como vivemos juntos”, diz ela.

Os indivíduos podem começar a ir além da dieta mediterrânea por meio de livros e blogs que mergulham em como abraçar sua cultura com a saúde em mente. Livros como Descolonize sua dieta por Luz Calvo e Catrióna Rueda Esquibel e O livro de receitas de diabetes Southern Comfort Food por Maya Feller, bem como blogs como RD Baseado em Plantas e Sua Nutricionista Latina pode ajudá-lo a se conectar com seus alimentos culturais de uma maneira consciente da saúde.

Além disso, para virar a maré em direção a conselhos culturalmente mais afirmativos, a indústria de ciência alimentar, saúde e nutrição deve se tornar mais comprometida com a inclusão. Johnson ressalta que esta não é uma questão de preto e branco. Ela diz que tanto um nutricionista branco que trabalha com um paciente mexicano que come chilaquiles quanto um nutricionista negro que trabalha com um paciente vietnamita que costuma comer pho podem ter dificuldades para oferecer recomendações. Melhorar os conselhos dados requer considerar as experiências, a cultura alimentar e os determinantes sociais da saúde que afetam as comunidades negras, indígenas e de cor (BIPOC), diz Iu.

Adicionar alimentos culturais a pesquisas futuras, recomendações nutricionais e discussões em sala de aula também criará uma abordagem mais abrangente em um nível mais amplo. Os especialistas em nutrição podem então preencher a lacuna e ver melhores resultados para seus pacientes que terão efeitos positivos nas famílias e comunidades.

Em última análise, Johnson acha que a mudança é possível, especialmente se mais nutricionistas
de cor entre no campo. “O conhecimento está lá fora”, diz ela.

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Que tal um cc ess ?

A dificuldade que uma pessoa pode ter em colocar as mãos em alimentos saudáveis ​​pode ser outra barreira para seguir os conselhos nutricionais populares. Pesquisar mostrou que as famílias negras têm três vezes mais probabilidade de ter insegurança alimentar do que as famílias brancas, e as comunidades de baixa renda enfrentam barreiras geográficas e econômicas para escolhas saudáveis. Essas famílias muitas vezes vivem em pântanos de comida (áreas em que alimentos processados ​​e embalados são mais amplamente disponíveis do que opções mais saudáveis) e desertos de comida (áreas onde não há muitos supermercados ou alimentos frescos disponíveis).

O conselho popular de comer alimentos integrais em vez de alimentos processados ​​é problemático quando os alimentos processados ​​são tudo a que alguém tem acesso, observa Nyemb-Diop.

Além disso, de acordo com o Centros de Controle de Doenças e ATTA , a pobreza tem uma correlação direta com as taxas de obesidade e as comunidades de baixa renda têm taxas mais altas de doenças cardíacas e diabetes e muitas vezes carecem de educação, acesso e financiamento para permitir uma nutrição adequada.

Ramirez diz que as pessoas em sua comunidade estão cercadas por restaurantes de fast-food e lojas de conveniência. As empresas que usam ingredientes de qualidade e pagam os funcionários de forma equitativa geralmente têm custos operacionais maiores e cobram preços mais altos. Para combater isso, Ramirez planeja criar uma tigela comunitária em escala móvel e oferecer descontos em seu próximo restaurante.

Organizações como Apenas Raízes fornecer recursos para aqueles que procuram soluções para questões de justiça alimentar. Você também pode ajudar a conectar famílias e comunidades com opções de alimentos mais saudáveis ​​apoiando organizações como a Projeto de Empoderamento Alimentar e a Parceria para uma América Mais Saudável .