Mudar para uma dieta vegana ou cetogênica afeta rapidamente o sistema imunológico, conclui estudo

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Os especialistas explicam como sua imunidade pode mudar se você seguir esses planos alimentares.



  prévia de Um Iniciante's Guide to Plant-Based Eating

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  • Novas pesquisas mostram que seguir uma dieta vegana ou cetogênica pode afetar seu sistema imunológico.
  • Os pesquisadores descobriram que ambas as dietas tiveram efeitos significativos no sistema imunológico após apenas duas semanas.
  • Especialistas explicam as descobertas.

As pessoas seguem certos planos alimentares por vários motivos, seja por , para ou até mesmo viver . Agora, uma nova pesquisa descobriu que a mudança para certas dietas – especificamente dietas veganas e cetogênicas – pode afetar seu sistema imunológico.

O estudo, publicado em e conduzido pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), analisados ​​seguindo um (que elimina produtos de origem animal e tende a ser rico em fibras e pobre em gordura) ou um (que tende a ter baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura) e como cada um pode afetar o sistema imunológico.

O estudo consistiu em 20 participantes que comeram o quanto desejassem da dieta vegana ou cetônica por duas semanas, seguido pelo quanto desejassem da outra dieta por duas semanas. Durante todo o período do estudo, amostras de sangue, urina e fezes foram coletadas para análise.



Os pesquisadores descobriram que a mudança exclusiva para as dietas do estudo causou mudanças notáveis ​​em todos os participantes. Embora o estudo não tenha especificado se as dietas melhoraram ou pioraram o sistema imunológico, ele mostrou que houve mudanças rápidas nas pessoas que mudaram para qualquer uma das dietas. Mais pesquisas precisam ser realizadas ao longo do tempo para uma resposta definitiva. Mas os pesquisadores descobriram que a dieta vegana desencadeou respostas ligadas à imunidade inata – a primeira linha de defesa não específica do corpo contra patógenos, enquanto a dieta cetônica provocou respostas associadas à imunidade adaptativa – imunidade específica ao patógeno construída através de exposições na vida diária e vacinação.

Além disso, os investigadores observaram que ambas as dietas resultaram em alterações metabólicas e alterações nos microbiomas dos participantes (comunidades de bactérias que vivem no intestino).



Por outras palavras, este estudo demonstrou que uma dieta vegana de duas semanas teve um impacto maior nos nossos caminhos e marcadores associados ao nosso sistema imunitário inato, enquanto a dieta cetónica teve um impacto maior nos marcadores associados ao nosso sistema imunitário adaptativo, explica. , alergista e imunologista certificado pelo Ohio State University Wexner Medical Center. (Observação: enquanto a imunidade inata monta uma resposta geral a qualquer antígeno – ou toxina, a imunidade adaptativa responde a antígenos específicos, de acordo com o .)

Embora não saibamos como isso pode afetar o sistema imunológico das pessoas neste momento, o estudo fornece ótimas informações para analisar o papel de conselhos dietéticos mais personalizados e/ou sobre o estado da doença no futuro, diz o Dr. Na sua opinião, “estes dados acrescentam mais provas de que a dieta tem um potencial significativo na prevenção e tratamento de doenças, mas precisamos de estudos adicionais para analisar quem pode beneficiar especificamente de uma determinada dieta”.

Não importa qual plano alimentar você siga, existem maneiras de além da sua dieta. A maneira mais eficiente de estimular seu sistema imunológico é certificar-se de que você está atualizado sobre todos os seus , diz Purvi Parikh, M.D., alergista e imunologista com . “[As vacinas] são a intervenção mais fácil e eficaz.” Junto com isso, sono adequado, hidratação, exercícios e controle do estresse são extremamente importantes e subestimados, acrescenta o Dr. Parikh.

Em última análise, o que comemos tem um potencial significativo para afectar a saúde do nosso sistema imunitário num tempo relativamente curto, diz o Dr. “Minha preocupação é que essas dietas sejam bastante restritivas e difíceis de seguir no longo prazo. Além disso, temos muitos estudos maiores apontando para os benefícios de dietas baseadas em vegetais, como a longo prazo”, observa ela.

Este estudo mostra quão rápida e profundamente os alimentos afetam o sistema imunológico, diz o Dr. Parikh, “portanto, o que comemos é importante”. E lembre-se, não faria mal nenhum colocar mais no seu prato!

Madeleine, ATA Editora assistente, tem um histórico com redação sobre saúde a partir de sua experiência como assistente editorial no WebMD e de sua pesquisa pessoal na universidade. Ela se formou na Universidade de Michigan em biopsicologia, cognição e neurociência - e ajuda a criar estratégias para o sucesso em todos os setores. ATA plataformas de mídia social.