Leite para crianças: um guia

Descubra O Seu Número De Anjo

  Criança bebe leite enquanto veste uma camisa que diz

Escrito por Gabrielle McPherson, MS, RDN, LDN



Durante o primeiro ano de vida, os bebês prosperam com leite materno, fórmula ou uma combinação saudável de ambos. A amamentação pode continuar além de 1 ano de idade, mas os bebês alimentados com fórmula superam a fórmula no primeiro aniversário. Este é o momento perfeito para fazer a transição do seu filho para um leite adequado à idade.



A quantidade de leite disponível na loja pode ser suficiente para fazer você jogar as mãos para o alto… ah, qual eu escolho!?

Estamos aqui para resolver o seu dilema do corredor dos laticínios: aqui está tudo o que você precisa saber sobre como dar leite ao seu filho - pura e simplesmente.

Benefícios do leite para crianças

Embora não estejam crescendo tão rapidamente como quando eram bebês, as crianças ainda têm muito que se desenvolver. As crianças pequenas têm grandes necessidades de boa nutrição para apoiar sua saúde e bem-estar. Se as suas necessidades não forem satisfeitas através de uma dieta bem equilibrada, poderão enfrentar desafios de crescimento, atrasos no desenvolvimento, deficiências nutricionais e constipações frequentes. O Rede de criação de filhos afirma que as melhores bebidas para as crianças pequenas beberem são água e leite de vaca.



O leite de vaca está repleto de benefícios nutricionais e fornece calorias, gordura, proteína, cálcio, vitamina D, vitamina A e potássio suficientes. 250 ml de leite integral contém:

  • 150 calorias
  • 8 g de proteína
  • 8 g de gordura
  • 306 mg de cálcio (43% do valor diário para crianças pequenas)
  • 96 unidades internacionais de vitamina D (16% do valor diário para crianças)
  • 80 RAE de vitamina A (27% do valor diário para crianças pequenas)
  • 374 mg de potássio (18% do valor diário para crianças pequenas)

De quanto leite meu filho precisa?

De 1 a 2 anos de idade, as crianças precisam de 450-700 ml de leite integral por dia. Quando o seu filho atingir os 2 anos de idade, não há problema em mudar para leite desnatado ou 1%, desde que o pediatra não tenha problemas de crescimento. Dos 2 aos 3 anos de idade, as crianças precisam de 450-600 ml de leite desnatado ou 1% diariamente. Se os pais oferecerem às crianças mais leite do que o necessário, elas poderão correr o risco de ter problemas de saúde.



Quais são os riscos de beber muito leite?

Se o seu filho depende muito do leite, ele pode correr o risco de desenvolver falta de apetite, baixos níveis de ferro ou até prisão de ventre.

  • Pouco apetite: Não é difícil para o leite encher uma barriguinha. Beber leite além das recomendações pode causar falta de apetite. O leite pode substituir oportunidades de obter nutrição a partir de frutas, vegetais, grãos e proteínas. Seu filho pode beber leite muito perto da hora das refeições e mexer no prato. Guarde o leite apenas para as refeições. Entre as refeições, ofereça água para estimular o apetite do seu filho.
  • Níveis baixos de ferro: Beber muito leite traz muito cálcio para o corpo… mas pode aumentar os níveis de ferro do seu filho abaixo . O excesso de cálcio no corpo compete com a capacidade do corpo de absorver o ferro dos alimentos. Os níveis normais de ferro são essenciais para a saúde e o desenvolvimento do cérebro do seu filho.
  • Constipação: Ainda não se sabe se o leite de vaca causa prisão de ventre, de acordo com pesquisas. Seguir as quantidades recomendadas de leite pode reduzir as chances de prisão de ventre. Se o seu filho estiver com dificuldades para evacuar, pode ser uma alergia ao leite de vaca. Converse com o pediatra do seu filho se tiver dúvidas.

Posso dar leite vegetal ao meu filho?

Se seu filho tem alergia ao leite de vaca, você pode estar se perguntando que tipo de leite é melhor. Decidir qual alternativa de leite é melhor para seu filho deve ser uma escolha cuidadosa, porque nem todos os leites oferecem os mesmos benefícios nutricionais. O leite vegetal ou não lácteo vem de fontes como soja, arroz, cânhamo, amêndoa, ervilha e aveia. Alguns são enriquecidos com nutrientes encontrados no leite, mas muitos têm baixo teor de calorias, proteínas e vitamina D.

Fornecer leite não lácteo com baixas quantidades de nutrientes pode atrapalhar o crescimento e desenvolvimento saudável da criança. O leite vegetal não é nutricionalmente saudável para crianças menores de 1 ano – portanto, evite-o até o primeiro aniversário do seu filho.

E geralmente, a menos que haja necessidade médica ou dietética de leite vegetal, oferecer leite vegetal às crianças não é recomendado . Claro, se o seu filho não pode beber leite lácteo, não há necessidade de se estressar porque existem leites que atendem às suas necessidades.

Qual é o melhor leite vegetal para crianças?

O Departamento de Saúde dizem que o leite de soja é o que mais se aproxima do leite de vaca em termos de nutrientes. É seguro dar leite a crianças a partir de 1 ano de idade. Considere oferecer ao seu filho leite de soja sem açúcar para evitar adição de açúcares. Se seu filho for alérgico a produtos de soja, é melhor consultar um nutricionista ou médico para descobrir qual é a próxima melhor opção de leite.

Posso dar fórmula infantil ao meu filho?

As fórmulas infantis são comercializadas para famílias de crianças pequenas com idades entre 1 e 3 anos. Embora afirmem que fornecem a nutrição de que as crianças precisam, muitas vezes estão cheias de açúcares adicionados. As fórmulas infantis não são necessárias para a saúde do seu filho e podem prejudicar significativamente sua carteira. O Rede de criação de filhos incentiva a evitar fórmula infantil.

Fontes alternativas de cálcio para crianças

Talvez seu filho não goste de beber leite - para essas crianças, existem outras fontes de cálcio que você pode oferecer.

Fontes lácteas de cálcio para crianças pequenas

  • Iogurte
  • Queijo
  • Queijo tipo cottage
  • Pudim

Fontes de cálcio não lácteas para crianças pequenas

  • Peixe
  • Folhas verdes escuras
  • Brócolis
  • Cereal fortificado
  • tofu
  • Suco de laranja fortificado
  • Feijão branco
  • Soja
  • Figos secos