Dieta para diabetes gestacional: dicas para controlar níveis elevados de açúcar no sangue durante a gravidez

mulher grávida comendo maçã - dieta para diabetes gestacional Getty Images

A gravidez não é para os fracos de coração. Além dos incômodos diários como náusea, inchaço, dores nas costas e gases, até 10 por cento das futuras mamães também sofrem de diabetes gestacional, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Este tipo de diabetes se desenvolve durante a gravidez, geralmente no segundo ou terceiro trimestre. É causado por um aumento súbito de hormônios que prejudicam a insulina, produzidos pela placenta, que aumentam o açúcar no sangue. Com o tempo, o açúcar elevado no sangue pode levar à resistência à insulina e, em alguns casos, pode evoluir para diabetes gestacional. Todas as mulheres grávidas correm o risco de diabetes gestacional, mas estar acima do peso antes de engravidar, ganhar muito peso durante a gravidez ou ter um histórico familiar de diabetes podem aumentar o risco, de acordo com Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK). O diabetes gestacional geralmente desaparece após o parto, mas pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

O diabetes gestacional aumenta o risco de cesariana, parto prematuro e grande porte ao nascer.



Os sintomas da diabetes gestacional são geralmente bastante leves e podem incluir sensação de sede ou necessidade de urinar com mais frequência do que o normal. Ainda assim, controlar o diabetes gestacional é vital. A condição pode representar riscos à saúde para você e seu bebê. As mães podem desenvolver pressão alta, e os bebês podem desenvolver baixo nível de açúcar no sangue e correr um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 quando forem mais velhos, de acordo com o CDC. A condição também aumenta o risco de cesariana, trabalho de parto prematuro e grande porte, o que pode dificultar o trabalho de parto.

Como lidar com o diabetes gestacional

As boas notícias? Embora o plano de tratamento de cada pessoa seja diferente, há uma boa chance de você conseguir controlar o diabetes gestacional sem medicação. Na verdade, a maioria das mulheres pode controlar seu diabetes gestacional comendo os alimentos certos e fazendo outras escolhas de estilo de vida saudáveis, de acordo com o NIDDK . Para garantir que você está seguindo um plano de tratamento que é melhor para você, para sempre escute as instruções do seu médico.

1. Escolha carboidratos de qualidade

Quando você tem diabetes gestacional, a glicose (ou açúcar) extra que está presente em seu corpo força seu pâncreas e o pâncreas de seu bebê a trabalhar mais. Como os carboidratos geralmente contêm grandes quantidades de glicose, é importante entender o tipo certo de carboidratos para comer e como seu corpo responde a eles, explica o especialista em nutrição pré-natal e pós-parto Elizabeth Shaw , MS, RDN.

Isso significa escolher carboidratos complexos e minimamente processados ​​em vez de carboidratos refinados altamente processados. Os carboidratos complexos são ricos em fibras, o que retarda a digestão e mantém os níveis de açúcar no sangue mais estáveis, diz Lily Nichols , RDN, CDE, autor de Real Food for Gestational Diabetes . Alguns carboidratos saudáveis ​​incluem:

  • Grãos integrais como aveia, arroz integral ou Quinoa
  • Pão de trigo integral e macarrão
  • Feijões e leguminosas como grão de bico, feijão preto e lentilhas
  • Vegetais e fruta

    2. Descarte o açúcar e carboidratos refinados

    Sem fibras para retardar a digestão, os carboidratos refinados fazem com que o açúcar no sangue suba e caia rapidamente. Isso força seu corpo a produzir níveis mais elevados de insulina para processar todo o açúcar extra, o que pode piorar a resistência à insulina. Para evitar isso, você deve evitar ou minimizar o consumo de:

    • Bebidas açucaradas como refrigerante, chá doce ou suco
    • Pão branco e macarrão branco
    • Outros alimentos feitos com farinha branca ou grãos refinados, como assados
    • Doce

      3. Cuidado com suas porções

      Mesmo quando você come o tipo certo de carboidratos, ainda precisa prestar muita atenção à quantidade em seu prato. Quanto você deve almejar? Não há recomendação única para todos, diz Nichols. O tamanho certo da porção dependerá de suas necessidades calóricas e nível de atividade, bem como da quantidade de carboidratos que seu corpo pode tolerar sem aumentar o açúcar no sangue.

      Descobrir isso pode exigir algumas tentativas e erros. Um nutricionista registrado que também é um educador em diabetes certificado pode ajudá-lo a encontrar um bom ponto de partida e também pode mostrar-lhe os tamanhos de porções de carboidratos apropriados para refeições e lanches.

      A partir daí, você pode usar um aplicativo como Meu amigo de fitness ou Cromômetro para controlar facilmente sua ingestão de carboidratos e trabalhar com seu RD para fazer ajustes conforme necessário com base em seus níveis de açúcar no sangue. Você pode ajustar para cima ou para baixo com base em sua tolerância individual, diz Nichols. Por exemplo, se o açúcar no sangue estiver acima da faixa depois que você comeu um sanduíche no almoço, experimente um sanduíche aberto no dia seguinte ou até mesmo um embrulho de alface.

      4. Mime-se com cuidado

      Ver no Instagram

      Apesar do fato de que os doces forçam seu corpo a produzir níveis mais elevados de insulina para processar o açúcar extra (o que pode piorar a resistência à insulina), isso não significa que as guloseimas sejam totalmente proibidas durante a gravidez. Todo mundo é diferente, mas há uma boa chance de você ainda conseguir comer uma pequena porção de sobremesa de vez em quando.

      Todos nós queremos um cupcake no chá de bebê, certo? A chave é comer esses alimentos com mais moderação, diz Shaw. Seu nutricionista pode ajudá-lo a descobrir com que frequência você pode se tratar e qual seria o tamanho de uma porção adequada.

      5. Combine carboidratos com proteína e gordura

      Além de escolher carboidratos ricos em fibras, você vai querer emparelhar esses carboidratos com fontes saudáveis ​​de proteína e gordura, recomenda diz Frances Largeman-Roth , RD, autor de Alimente a barriga: o guia de alimentação saudável para mães grávidas . Algumas boas opções incluem:

      • Proteínas magras como frango, carne, peixe e ovos
      • Laticínios sem açúcar, como leite, iogurte natural ou queijo cottage
      • Nozes, sementes e manteigas de nozes sem açúcar
      • Abacate
      • Azeite

        Adicionar esses alimentos à sua refeição ou lanche promove uma digestão ainda mais lenta e estável, o que pode ajudá-lo a controlar o açúcar no sangue, diz Shaw. Aqui estão alguns exemplos de como emparelhar um carboidrato com alguma proteína e gordura:

        • Café da manhã: Omelete de vegetais de jardim (proteína, gordura) com cerejas frescas (carboidratos)
        • Almoço ou jantar: Salada de salmão grelhado (proteína) com vinagrete (gordura) e pão integral (carboidrato)
        • Lanches: 1/4 xícara de nozes (proteína, gordura) e uma clementina (carboidrato), ou um pedaço de queijo (proteína, gordura) com 1/2 xícara de frutas vermelhas (carboidrato).

          6. Faça mudanças no estilo de vida saudável

          Uma dieta saudável não é a única coisa que pode ajudá-lo a manter seu diabetes gestacional sob controle. Existem algumas outras etapas que você também pode seguir. Além de acompanhar suas consultas de pré-natal, procure se movimentar por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, sugere o CDC. O exercício ajuda o açúcar extra em sua corrente sanguínea a ser usado como combustível, diz Shaw. Você não pode errar com atividades de baixa intensidade, como caminhada rápida. Mas se você tiver dúvidas sobre o melhor tipo de treino para você, pergunte ao seu médico