Como sua dieta pode piorar os sintomas da psoríase - e o que fazer a respeito

Psoríase em placas 2Ban / Getty Images

A psoríase é uma doença crônica da pele auto-imune que faz com que as células da pele se acumulem rapidamente, resultando em vermelhidão, descamação, coceira, pele seca e dor. Essas manchas de pele inflamada são conhecidas como lesões de psoríase. Eles podem aparecer em qualquer parte da superfície do corpo, embora na maioria das vezes apareçam no couro cabeludo, joelhos e cotovelos. Como as outras doenças autoimunes, as causas da psoríase não são totalmente claras, mas os especialistas acreditam que uma combinação de predisposição genética e gatilho ambiental está em jogo.

A psoríase pode ter um impacto negativo profundo na qualidade de vida, não apenas por causa de seus sintomas físicos, mas também porque as lesões podem ser desfigurantes. Em uma revisão de mais de 500 pacientes com psoríase, 73% relataram que se sentiam estigmatizados de alguma forma por causa de sua aparência. Pacientes com psoríase também relatam níveis mais altos de ansiedade, depressão e pensamentos suicidas do que a população em geral, e quanto pior a gravidade de sua psoríase, maior será a carga sobre a autoestima, imagem corporal, saúde psicológica, vida social e qualidade geral de vida.



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Infelizmente, o custo emocional da psoríase é apenas um aspecto de seus desafios. Pacientes com psoríase também correm maior risco de doenças autoimunes adicionais, incluindo artrite reumatóide, outra forma de artrite conhecida como artrite psoriática e doença inflamatória intestinal. Mas, acima de tudo, o risco de outra doença autoimune, a doença celíaca, é especialmente grave. A pesquisa sugere que ter psoríase praticamente dobra as chances de ser diagnosticado com doença celíaca. (Outro estudo descobriu que o inverso também é verdadeiro: ter doença celíaca aumenta significativamente o risco de desenvolver psoríase.)

Em uma nota mais feliz, um estudo descobriu que 42% da psoríase em pacientes com doença celíaca pode ser atribuída à doença celíaca subjacente, sugerindo que para pacientes com psoríase com sensibilidade ao glúten, a adoção de uma dieta sem glúten pode melhorar os sintomas da psoríase. Este é mais um exemplo do poder curativo de comer para seu corpo e seu perfil de saúde específico. Muitos alimentos têm efeitos diferentes em pessoas diferentes. Use esse conhecimento para curar, ao invés de prejudicar. (Você tem uma dieta antiinflamatória? Veja por que você deveria.)



Outra maneira que as pessoas com psoríase podem controlar melhor seus sintomas é perder o peso extra. Isso mesmo - perder peso pode melhorar sua psoríase e melhorar a forma como você responde aos medicamentos. Em um estudo, 60 pacientes obesos com psoríase foram divididos em um grupo de perda de peso que comeu de 800 a 1.000 calorias por dia durante 8 semanas, seguido por 8 semanas de não mais de 1.200 calorias por dia, ou um grupo de controle. Após 16 semanas, o grupo de perda de peso perdeu uma média de quase 34 libras, em comparação com menos de 1 libra no grupo de controle. Aqueles no grupo de intervenção também experimentaram uma mudança média de & menos; 2,3 pontos em suas pontuações do Índice de Área e Gravidade da Psoríase (PASI), uma avaliação padrão da atividade da psoríase, em oposição a apenas & menos; 0,3 no grupo de controle. Os pesquisadores também observaram que a maior redução na gravidade da psoríase ocorreu na primeira metade do estudo, quando ocorreu a maior perda de peso.

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Posteriormente, os pesquisadores conduziram um estudo de acompanhamento desse mesmo grupo para observar os efeitos a longo prazo da redução de peso, acompanhando os participantes por mais 48 semanas. Das 32 pessoas que concluíram o curso completo, a perda média de peso em comparação com o peso original foi de pouco mais de 22 libras e as pontuações do PASI foram 2,9 pontos menores em comparação com a linha de base. De acordo com estes resultados, a perda de peso a longo prazo parece manter a gravidade da psoríase baixa a longo prazo.

A psoríase também está associada a um risco aumentado de síndrome metabólica, colesterol alto, pressão alta e diabetes tipo 2 - condições que ajudam a explicar por que a psoríase está fortemente associada a um risco maior de ataque cardíaco e derrame. A associação é tão forte, de fato, que a psoríase agora é classificada como um fator de risco independente para doenças cardíacas, tão perigosas quanto fumar, excesso de peso e diabetes.

O que está acontecendo aqui? Todas as condições coexistentes na psoríase, da depressão à doença celíaca e às doenças cardiovasculares, estão ligadas à inflamação crônica. Em estudo após estudo, os pesquisadores observaram que pessoas com doença celíaca e psoríase também apresentam sinais de intestino permeável (permeabilidade intestinal) causado por inflamação. A obesidade por si só promove um estado inflamatório crônico e pode levar à síndrome metabólica, pois as células de gordura liberam continuamente um tipo especial de citocina conhecido como adipocinas e afetam os níveis de leptina, o hormônio que desempenha um papel no controle da fome.

Parece que a psoríase está associada à inflamação acima e além de outros fatores de risco de doença cardíaca, e quanto pior a psoríase, pior a inflamação. Depois de adicionar a depressão à mistura (e lembre-se, os pacientes com psoríase têm um risco maior de depressão), o risco de doenças cardíacas aumenta. Pacientes com psoríase com histórico de depressão apresentam maior inflamação e mais depósitos de placas em suas artérias do que aqueles sem depressão.

Como a inflamação é o fator comum por trás de todas essas complicações, tomar medidas para diminuir a inflamação crônica pode melhorar os sintomas da psoríase e suas complicações. Para isso, a National Psoriasis Foundation recomenda uma dieta antiinflamatória. Baseando-se nos princípios da alimentação antiinflamatória, a seguir estão algumas diretrizes gerais a serem seguidas.

Alimentos para sintomas de psoríase BRETT STEVENS / Getty Images

Alimentos a evitar:

  • Carnes vermelhas gordurosas
  • Lacticínios
  • Alimentos processados ​​(carnes processadas, itens de padaria, alimentos de conveniência, etc.)
  • Açúcares refinados
  • Nightshades (como pimentão, batata branca, berinjela e tomate, pois algumas pessoas descobriram que esses alimentos podem desencadear chamas)

    Alimentos para desfrutar:

    • Frutas e vegetais frescos (orgânico é melhor evitar pesticidas)
    • Folhas verdes escuras (couve, brócolis, brócolis rabe, couve, espinafre, bok choy, nabo, mostarda, rúcula, acelga suíça ou arco-íris, agrião, repolho e chicória)
    • Alimentos que contêm vitamina D: bebidas fortificadas (leite ou leite vegetal, suco de laranja), cogumelos, ovos, peixe e óleo de peixe
    • Alimentos ricos em cálcio (mas certifique-se de evitar os gatilhos alimentares)
    • Alimentos ricos em ômega-3: salmão, cavala, arenque, atum voador, nozes, óleo de noz, linhaça, óleo de linhaça, azeite e sementes de abóbora
    • Alimentos ricos em probióticos: alimentos fermentados como chucrute, kimchi, leitelho e kefir
    • Especiarias com efeito antiinflamatório: cúrcuma, gengibre, alho e pimenta-do-reino

      Este artigo foi adaptado de The Whole Body Cure . O programa inovador ensina como combater a inflamação para prevenir e reverter doenças, eliminar a dor e perder peso para sempre.