Como parar uma cãibra no pé - rápido

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Como parar uma cãibra no pé phototake / Getty Images

Você pode estar sentado em sua mesa, Caminhando pela rua ou - provavelmente - profundamente adormecido quando ocorre uma cãibra no pé. Sempre, em qualquer lugar, há apenas uma reação: Faça parar, agora! Zoe Fackelman, fisioterapeuta em Canandaigua, NY, e Pamela Cole, fisioterapeuta em Hopkins, MN, ajudarão você a entender por que as cãibras nos pés acontecem, o que fazer se você tiver cãibras e as melhores maneiras de evitá-las em o primeiro lugar. (Quer adquirir hábitos mais saudáveis? Inscreva-se para obter dicas para uma vida saudável entregue direto na sua caixa de entrada!)



O que causa cãibra nos pés?
Ao contrário da crença popular, o exercício geralmente não é o culpado, diz Cole. 'Sim, um período de muito exercício, como correr, pode causar cãibras nos músculos do pé, mas cãibras nos pés são mais prováveis ​​devido a deficiências nutricionais - particularmente um desequilíbrio de água e eletrólitos em seu corpo', diz ela . Cãibras nos pés acontecem quando os músculos do pé se contraem por conta própria - uma falha de ignição interna que acontece quando há um desequilíbrio na proporção de água para eletrólitos (ou seja, potássio , sódio, magnésio e cálcio), diz Cole. Além do mais, movimentos insuficientes nas extremidades inferiores - por exemplo, não alongar os dedos dos pés, panturrilhas e músculos da coxa antes e depois do exercício e antes de dormir - também podem torná-lo suscetível a cólicas, diz Fackelman.



Como parar uma cãibra no pé - rápido.

Água salgada para cãibras nos pés Mariana M / Shutterstock

Puxe os dedos dos pés em sua direção, usando os músculos dos pés e das pernas ou as mãos. “Isso alonga os músculos que estão com cãibras e os ajuda a relaxar”, diz Cole. Você também pode colocar pressão diretamente no músculo com cãibra, diz Fackelman, ficando em pé ou fazendo uma massagem nos pés. Se a cãibra persistir, coloque uma compressa quente em seu pé. Tanto a pressão quanto o calor ajudam a aumentar a circulação na área, fornecendo um novo suprimento de sangue oxigenado que pode ajudar a restaurar o equilíbrio nutricional e acabar com a falha de ignição do nervo.

Imediatamente após a cãibra diminuir, coloque duas pitadas de sal em 12 onças de água e beba, diz Cole. Isso ajuda a equilibrar seus níveis de eletrólitos de água. Você também pode comer metade de uma banana, que fornece potássio e magnésio, que aliviam as cãibras musculares. Se a cãibra persistir ou voltar, experimente outra dose de água salgada e banana.



Evite cãibras nos pés antes que elas comecem.
Se parecer que você está tendo mais cãibras nos pés do que antes (infelizmente, elas tendem a acontecer com mais frequência à medida que envelhecemos), talvez seja necessário fazer algumas alterações:

1. Beba muita água. Fackelman recomenda reduzir até metade do seu peso corporal em onças de água purificada ao longo do dia. Se você pesa 150, são 75 onças de água - cerca de 9 xícaras. Manter-se hidratado é a chave para manter os músculos trabalhando de forma otimizada. (Entediado com água? Experimente estes 25 receitas de água atrevida de barriga lisa .)



2. Obtenha mais magnésio. Além de bananas, carregue-se de vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes, peixes, feijões, grãos inteiros, abacates e chocolate amargo.

3. Esfregue os pés regularmente. Comece um ritual de autocuidado que envolva massagear seus pés e panturrilhas pela manhã e à noite. Também é uma boa ideia alongar os pés e as pernas para manter os músculos fortes e flexíveis.

4. Use chutes confortáveis. Não é nenhuma surpresa que sapatos muito apertados ou saltos muito altos possam causar cãibras nos pés, principalmente porque os sapatos mal ajustados causam rigidez muscular, o que pode levar a cãibras.