Como fazer a hora da barriga

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 Como fazer a hora da barriga

Hora da barriga

A hora de ficar de bruços é uma parte importante da rotina de um bebê. Na verdade, pesquisa recente descobriram que o tempo de barriga para baixo estava positivamente ligado ao desenvolvimento motor grosso, ao desenvolvimento total, além da capacidade de se mover em decúbito ventral ou supino (o que inclui engatinhar e rolar). O tempo regular de bruços também ajuda seu pequeno a se fortalecer, a desenvolver os músculos e a se movimentar melhor... o que ajuda a reduzir o risco de morte súbita do bebê.



Estabeleça hábitos de sono seguros antes de começar a ficar de bruços

Colocar rotineiramente um bebê para dormir de bruços aumenta o risco de SIDS cerca de quatro vezes. Mas o risco de SIDS aumenta ainda mais (oito a 37 vezes!) quando bebés pequenos (menos de 4 meses) são colocados para dormir de costas… mas acidentalmente rolam de bruços.



É claro que, mais cedo ou mais tarde, seu bebê rolará de bruços durante o sono. Então, o que você deve fazer para protegê-la?

Pelo menos durante os primeiros 4 meses, sempre coloque seu bebê para dormir de costas, confortavelmente envolto em ruído branco brincando nas proximidades. O som irá mantê-la mais calma (menos probabilidade de se mexer e rolar), e o enfaixar tornará mais difícil para ela virar. (Para sua informação, o bebê mais feliz Dorminhoco inteligente SNOO é o único cama de bebê que evita o rolamento acidental, através do seu envoltório de encaixe. Ele também mantém seu bebê calmo, fornecendo de forma inteligente o nível certo de ruído branco e movimentos semelhantes aos do útero para acalmar a agitação.)



Quando começar a hora da barriga

Embora você possa começar a ficar de bruços já no primeiro dia em que levar seu bebê para casa, quando ele completar um mês, é hora de começar os exercícios diários para ajudá-lo a fortalecer o pescoço e as costas. Isso a ajudará a desenvolver a capacidade de tirar o rosto de um cobertor ou colchão, caso ela acidentalmente role de bruços.

A chave para começar a ficar de bruços é garantir que você e seu recém-nascido estejam acordados e alertas e que você esteja supervisionando constantemente.



Como fazer exercícios de barriga para baixo

Uma ou duas vezes por dia, segure seu bebê em pé nos braços, com a cabeça apoiada em seu ombro e a barriga contra a parte superior do peito. Permita que ela pratique levantar a cabeça, enquanto você apoia suavemente o pescoço e a cabeça com a mão.

Coloque seu bebê de barriga para baixo em um lençol para que ele pratique mover a cabeça e liberar nariz e boca. (Supervisione-a de perto e nunca a deixe sozinha de bruços.) Nas primeiras vezes, você pode precisar de ajuda levantando um pouquinho a cabeça e mostrando-lhe como balançar o rosto para o lado.

Quando seu bebê tiver 2 a 3 meses de idade, coloque a mão sob o peito durante o exercício de barriga para levantá-lo um pouquinho e ajudá-lo a começar a aprender como usar os braços para empurrar para cima.

Esses exercícios vão ensiná-la a libertar o rosto, arqueando as costas e levantando a cabeça, caso ela acidentalmente vire durante o sono.

Por quanto tempo você deve ficar de bruços?

Comece fazendo a hora de ficar de bruços uma ou duas vezes por dia durante 3 a 5 minutos. À medida que seu bebê fica mais velho (e mais forte!), você pode aumentar o número e a duração das sessões de bruços. Em breve seu bebê poderá rolar sozinho!

Considerações finais sobre a hora da barriga

Não se estresse se seu bebê odeia ficar de bruços. Se você acha difícil manter seu bebê ocupado, faça uma pausa nos exercícios de bruços por alguns dias ou até uma semana. Reduzir as sessões de barriga para baixo e espaçar os exercícios ao longo do dia tornará tudo mais suportável para o seu filho. Lembre-se de que algum tempo de barriga para baixo é melhor do que nenhum tempo de barriga para baixo.