Colesterol alto: tudo o que você precisa saber para tratá-lo - e evitá-lo

Pore1 de setembro de 2020
Índice
Visão geral | Causas | Sintomas | Diagnóstico | Tratamento | Complicações | Prevenção

O que é colesterol alto?

O colesterol costuma ter uma má reputação, mas sua presença não é inerentemente ruim - nossos corpos precisam dessa molécula para construir células e produzir hormônios. [1] O colesterol é uma substância gordurosa do sangue produzida principalmente pelo fígado, embora parte dele seja obtido por meio da dieta, explica Demilade Adedinsewo, MD, cardiologista de Jacksonville, Flórida. [2] Se os níveis de colesterol ficarem muito altos, os depósitos podem se acumular nas paredes das artérias, criando placas que se acumulam nos vasos sanguíneos. Isso aumenta o risco de problemas cardíacos. [3]

Temos três tipos de colesterol: lipoproteína de baixa densidade (LDL), às vezes chamada de colesterol ruim, lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como colesterol bom, e triglicerídeos, outro tipo de gordura no sangue. Seu colesterol total é a combinação de tudo isso.



estatística de colesterol

À medida que envelhecemos, nossos fígados se tornam menos eficientes na remoção do colesterol LDL (o tipo de colesterol mais frequentemente associado a doenças) do sangue, razão pela qual o risco de colesterol alto geralmente aumenta com a idade. [3] [4] Níveis elevados de colesterol também são mais prevalentes em pessoas de certas raças. No entanto, os especialistas não têm certeza do porquê. [3] A condição não é um problema pequeno: 95 milhões de americanos adultos, ou cerca de dois em cada cinco, têm colesterol total alto. [5]



O fato mais preocupante sobre o colesterol alto é que nem sempre ele resulta em sintomas detectáveis. Se você não verificar, é difícil saber se você tem colesterol alto, diz o Dr. Adedinsewo.

Quais são os fatores de risco do colesterol alto?

Fatores de estilo de vida podem aumentar o risco de colesterol alto. Esses comportamentos incluem:



batatas fritas

Comer uma dieta rica em gorduras trans e saturadas

Ambos os tipos de gordura aumentam o colesterol LDL ruim, e as gorduras trans também reduzem o colesterol HDL.



televisão

Falta de atividade física

O exercício ajuda a aumentar o HDL, ao mesmo tempo que reduz o LDL.

cigarro

Fumar

Fumar não apenas reduz o HDL, mas também danifica os vasos sanguíneos. Isso os torna mais propensos a acumular depósitos de gordura.

escala

Estar acima do peso

Estudos demonstraram que a obesidade pode afetar a maneira como o corpo metaboliza o colesterol e a glicose, levando ao aumento da produção e à diminuição da degradação das partículas de colesterol, explica o Dr. Adedinsewo.

A idade também pode ser um fator de risco. Como nossos fígados se tornam menos eficientes na remoção do colesterol LDL do sangue à medida que envelhecemos, a maioria das pessoas é diagnosticada com colesterol alto na casa dos 40 ou 50 anos (no entanto, 7% das crianças entre 6 e 19 anos têm colesterol alto). [3] [4]

Embora as mulheres mais jovens possam ter menos risco de desenvolver colesterol alto em comparação com os homens, após a menopausa, a diminuição dos níveis de estrogênio das mulheres causa um aumento em seus níveis de colesterol total e LDL. Isso pode aumentar o risco de colesterol alto. [3]

Também sabemos que os níveis de colesterol variam de acordo com a raça e o tipo de colesterol, embora sejam necessárias mais pesquisas para explicar por quê. Como grupo, os brancos não hispânicos têm maior probabilidade do que outros de apresentar níveis elevados de colesterol total. Mas todos estão em risco. Ao comparar raças, os hispano-americanos têm maior probabilidade de apresentar colesterol HDL bom baixo; Os asiáticos americanos têm maior probabilidade de apresentar colesterol LDL ruim alto; e Negros são mais propensos a ter outros fatores de risco para doenças cardíacas (como obesidade e diabetes), embora tenham níveis mais elevados de HDL. [3] [6]

Por fim, a genética pode desempenhar um papel importante, por isso é importante conhecer a história de sua família. Se seus pais ou avós tinham colesterol alto, você corre um risco maior.

[3] [7] [8] [9]

Quais são os sintomas do colesterol alto?

Algumas pessoas consideram o colesterol alto uma condição silenciosa porque não há sintomas. [3] Você pode fazer exercícios, ter uma dieta saudável, fazer tudo certo e ainda ter níveis elevados de colesterol, explica o Dr. Adedinsewo. E se não testarmos seu sangue, não saberemos. É por isso que é importante verificar o colesterol no sangue regularmente, especialmente se você tiver condições relacionadas, como doenças cardíacas ou diabetes, ou se tiver um histórico familiar de colesterol alto.

Como o colesterol alto é diagnosticado?

Um exame de sangue denominado painel lipídico medirá os níveis de colesterol total, colesterol LDL ruim, colesterol HDL bom e, freqüentemente, triglicerídeos (um tipo de gordura) no sangue. Estes são os níveis considerados saudáveis ​​para adultos:

Colesterol total: abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg / dL)

Colesterol LDL: abaixo de 100 mg / dL

Colesterol HDL: acima de 40 mg / dL (para homens) e acima de 50 mg / dL (para mulheres)

Triglicerídeos: abaixo de 150 mg / dL

Embora todos os seus níveis sejam importantes, seu médico provavelmente se concentrará em seus níveis de colesterol LDL. Se estiver elevado, seu médico conversará com você sobre medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Fazer um exame de painel lipídico é semelhante a qualquer exame de sangue: você normalmente jejua durante a noite, diz o Dr. Adedinsewo, e vem ao consultório médico para colher sangue de uma artéria do braço. As únicas complicações podem ser a dor da picada da agulha, sensação de tontura imediatamente após (se isso for típico para exames de sangue para você) e talvez alguma ansiedade menor sobre o teste, diz o Dr. Adedinsewo. Antes do exame, o médico também pode perguntar sobre seu histórico familiar de problemas cardíacos (como colesterol alto, aterosclerose, ataque cardíaco e derrame) e seu estilo de vida, como sua dieta e quão ativo você é. [ 3 ]

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que os adultos façam exames de colesterol a cada quatro a seis anos, ou com mais frequência, se você tiver doenças cardíacas, diabetes ou histórico familiar de colesterol alto.

[3] [10] [11] [12]

Tratamento de colesterol alto

O colesterol alto pode ser tratado com medicamentos e / ou mudanças no estilo de vida. O tratamento depende do paciente, explica o Dr. Adedinsewo. Nós consideramos sua idade e histórico médico, especialmente seu histórico cardiovascular. Enquanto um paciente mais jovem sem fatores de risco pode começar o tratamento apenas com remédios de estilo de vida, um paciente mais velho com doença cardiovascular que fez a cirurgia de ponte de safena provavelmente também precisará de estatinas, explica ela.

As estatinas são o medicamento mais comum para o colesterol alto. Eles atuam bloqueando uma enzima necessária ao fígado para produzir colesterol. [13] As estatinas também melhoram a capacidade do fígado de remover o colesterol do sangue. [14]

Além ou no lugar da medicação, fazer as seguintes mudanças no estilo de vida também pode ajudar a tratar o colesterol alto:

  • Parar de fumar: Se precisar de suporte, converse com seu médico sobre um programa de cessação do tabagismo.
  • Aumente a atividade física: A American Heart Association recomenda 150 minutos de atividade moderada (pense: caminhada rápida) ou 75 minutos de atividade vigorosa como correr ou andar de bicicleta (ou uma combinação dos dois) a cada semana. Você pode dividir o tempo ao longo dos sete dias e, se estiver inativo, saiba que não precisa atingir essa cota durante a noite. Converse com seu médico, que pode ajudá-lo a determinar a quantidade e o tipo de exercício que é melhor para você.
  • Coma uma dieta saudavel: Com colesterol alto, é melhor escolher alimentos com baixo teor de gorduras trans e saturadas. As opções à base de plantas são ideais, porque também contêm fibras, que podem ajudar a aumentar o HDL. [17] Embora nenhuma dieta seja a melhor para todos, o Dr. Adedinsewo sugere tentar o dieta mediterrânea ; amplas evidências científicas apóiam seus benefícios para o coração e sua capacidade de ajudar a reduzir o colesterol. [18] [19]
  • Mantenha um peso saudável: Converse com seu médico para saber se seu peso é uma preocupação. Para algumas pessoas, perder peso pode ajudar a diminuir o LDL e aumentar o HDL. No entanto, mesmo as pessoas que são consideradas saudáveis ​​ou com baixo peso com base no índice de massa corporal (IMC) podem estar em risco de colesterol alto. [20]

    [3] [15] [16]

    Complicações do colesterol alto

    A maior preocupação são as possíveis doenças cardíacas. O que mais nos preocupa, do ponto de vista cardiovascular, são os depósitos de gordura que chegam às artérias, explica o Dr. Adedinsewo. Isso pode levar à aterosclerose ou ao acúmulo de placas nas paredes das artérias. À medida que as artérias se estreitam, o fluxo sanguíneo diminui, o que significa que partes do corpo podem não estar recebendo o oxigênio e os nutrientes necessários para uma saúde ótima. [21] Isso pode aumentar o risco de várias outras doenças graves, incluindo:

    mão dormente

    Doença arterial periférica

    A placa se acumula nas artérias dos membros, cabeça e órgãos, o que pode causar dor e dormência.

    coração

    Doença cardiovascular

    A principal causa de morte nos EUA, as doenças cardíacas são uma frase comum para as condições que afetam a estrutura e a função do coração. Às vezes, pode causar dor no peito, chamada angina.

    ataque cardíaco

    Ataque cardíaco

    Isso acontece quando o fluxo de sangue para uma seção do coração é bloqueado, interrompendo o fluxo de oxigênio.

    cérebro

    Golpe

    Isso ocorre quando um vaso sanguíneo que alimenta o cérebro fica bloqueado, geralmente por um coágulo sanguíneo.

    [3] [22] [23] [24]

    Como prevenir o colesterol alto

    Mesmo que você tenha uma predisposição genética, as mesmas escolhas inteligentes de estilo de vida que ajudam a tratar o colesterol alto também podem ajudar a reduzir a probabilidade de contrair a doença. Muitas pessoas pensam que a prevenção tem tudo a ver com dieta, mas pode haver mais do que isso, diz o Dr. Adedinsewo.

    Comprovou-se que os seguintes hábitos saudáveis ​​ajudam a diminuir o risco - tente adotar o maior número possível.

    • Ser ativo: A atividade física ajuda a aumentar o HDL, o tipo de colesterol que ajuda a remover o colesterol ruim do sangue. A American Heart Association recomenda 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa (ou uma combinação dos dois) a cada semana. [27] No entanto, converse com seu médico para determinar quais tipos de exercícios e quanto são melhores para você. A chave é mover incrementalmente mais do que você faz atualmente.
    • Coma uma dieta saudavel: Prepare suas refeições com base em alimentos vegetais, incluindo vegetais, frutas, grãos inteiros, feijões, legumes, nozes e sementes. Isso o ajudará a consumir mais fibra, o que pode ajudar a diminuir o LDL enquanto aumenta o HDL. Se você comer carne, dê preferência a opções magras, como aves, peixes ou cortes magros de carne bovina, como o lombo e o assado, todos com baixo teor de gordura saturada. Limite a ingestão de saturados e Gorduras Trans , porque podem aumentar o colesterol LDL. Em vez disso, opte por fontes de gorduras saudáveis, como azeite e abacate.
    • Parar de fumar: Menos de três semanas depois de parar de fumar, os níveis de HDL aumentam rapidamente, de acordo com uma revisão de 45 estudos publicados em Pesquisa de biomarcadores . [28]
    • Mantenha um peso saudável: Se o seu IMC for considerado com sobrepeso ou obesidade, perder 5 a 10% do peso corporal pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos. [29] Converse com seu médico sobre o que seria um peso saudável para você e como alcançá-lo e mantê-lo.

      [15] [23] [25] [26]


      Fontes

      [1] https://www.cdc.gov/features/cholesterol-myths-facts/index.html

      [2] https://health.usnews.com/doctors/demilade-adedinsewo-1206051

      [3] https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/blood-cholesterol

      [4] https://www.cdc.gov/cholesterol/facts.htm https://www.heart.org/-/media/data-import/downloadables/a/d/5/chol-summit-preso-2-state-of-chol-ucm_493873.pdf

      [5] https://www.heart.org/-/media/data-import/downloadables/a/d/5/chol-summit-preso-2-state-of-chol-ucm_493873.pdf

      [6] https://www.heart.org/en/health-topics/consumer-healthcare/what-is-cardiovascular-disease/african-americans-and-heart-disease-stroke

      [7] https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/fats/trans-fat

      [8] https://www.cdc.gov/cholesterol/risk_factors.htm

      [9] https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/causes-of-high-cholesterol

      [10] https://www.cdc.gov/cholesterol/cholesterol_screening.htm

      [onze] https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/how-to-get-your-cholesterol-tested

      [12] https://medlineplus.gov/lab-tests/cholesterol-levels

      [13] https://www.fda.gov/drugs/drug-safety-and-availability/cholesterol-and-statins-infographic

      [14] https://www.cdc.gov/cholesterol/treating_cholesterol.htm

      [quinze] https://www.cdc.gov/cholesterol/prevention.htm

      [16] https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/diagnosis-treatment/drc-20350806

      [17] https://medlineplus.gov/hdlthegoodcholesterol.html

      [18] https://www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCRESAHA.118.313348

      [19] https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/nutrition-basics/mediterranean-diet

      [vinte] https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/about-cholesterol/common-misconceptions-about-cholesterol

      [vinte e um] https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/about-cholesterol/atherosclerose

      [22] https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/peripheral-artery-disease

      [2,3] https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/symptoms-causes/syc-20350800

      [24] https://my.clevelandclinic.org/health/articles/11918-cholesterol-high-cholesterol-diseases

      [25] https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/heart-healthy-living

      [26] https://www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/prevention-and-treatment-of-high-cholesterol-hyperlipidemia

      [27] https://www.heart.org/en/healthy-living/fitness/fitness-basics/aha-recs-for-physical-activity-in-adults

      [28] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4177613/

      [29] https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4987606/