Café, amêndoa, quinua, arroz: qual farinha sem glúten você deve comprar?

farinha de arroz Imagens feitas à mão / Getty Images

Mesmo que você cozinhe por anos, olhar para todos os sacos, caixas e bolsas no corredor de farinha sem glúten é o mesmo que pousar em outro planeta da culinária. E se você ainda não tem uma receita específica em mãos, descobrir qual farinha comprar é muito parecido com tirar um número (caro!) Da cartola. Completamente e totalmente aleatório.

Pelo menos até agora. Aqui está o problema: a maioria farinhas sem glúten caem em uma das poucas categorias diferentes, cada uma das quais desempenha um papel diferente em tornar seus biscoitos, panquecas, scones ou massa de pizza saborosos. Reunimos este guia rápido sobre o que é o quê e qual farinha é a escolha certa para você.



Texturizantes: farinha de amêndoa e farinha de coco



farinha de amêndoa imagens de mare kuliasz / Getty

Feito de amêndoas pulverizadas ou carne de coco seca, amêndoa e farinha de coco ( experimente nesta receita de loirinho com chips de chocolato sem glúten ) têm sabor e textura ricos. Mas eles não têm muita estrutura, então eles só ficarão sozinhos em receitas que usam muitos ovos.
Estatísticas nutricionais: Ambos são mais ricos em fibras e gordura, além de ter menos carboidratos do que outras farinhas. A farinha de amêndoa tem 160 calorias por quarto de xícara, enquanto a mesma porção de farinha de coco tem apenas 120.
Melhor para: Cozimento no estilo paleolítico, já que ambas as farinhas têm muito baixo teor de carboidratos. Ou tente adicionar um quarto de xícara a produtos assados ​​sem glúten, como biscoitos ou panquecas, para adicionar sabor (amêndoa é amanteigada, enquanto coco é ligeiramente doce) e textura, diz Beth Hillson, editora do Living Without's Sem glúten e mais revista.
Preço: US $ 12,99 por 16 onças de farinha de amêndoa e US $ 7,49 por 16 onças de farinha de coco em bobsredmill.com

Amidos: Tapioca, batata e milho
Essas farinhas, que são feitas de raízes amiláceas, são superlaves, finas e pulverulentas. Você não pode usá-los sozinhos, mas eles podem ajudar a aglutinar, engrossar ou adicionar umidade a pães e assados.
Melhor para: Um pouco de amido ajuda a tornar quase qualquer item assado melhor. Se você estiver fazendo biscoitos ou muffins, escolha duas partes de farinha neutra para uma parte de farinha rica em proteínas e uma parte de amido. Para pães com fermento e massa de pizza, faça duas partes de farinha de alta proteína com uma parte de farinha neutra e uma parte de amido, recomenda Hillson.
Estatísticas nutricionais: As más notícias? Amidos são basicamente fontes vazias de carboidratos e têm pouca ou nenhuma fibra, proteína, vitaminas ou minerais. O amido de tapioca tem apenas cerca de 100 calorias por quarto de xícara, mas o amido de batata contém 40 calorias por colher de sopa.
Preço: $ 2,95 por 20 onças de amido de tapioca e $ 2,95 por 24 onças de amido de batata em thrivemarket.com

Farinhas ricas em proteínas: grão de bico, soja, amaranto e quinua



farinha de grão de bico imagens de zoryanchik / getty

Essas farinhas são feitas de grãos secos moídos, como grão de bico ou soja, ou de grãos ricos em proteínas, como amaranto ou quinua. Eles são duros e fortes (como o glúten!), Mas também tendem a ter um sabor distinto. (Veja o que queremos dizer. Experimente isto receita de panqueca de quinua sem glúten .)
Melhor para: Farinhas ricas em proteínas são essenciais para coisas que precisam de muita elasticidade e elasticidade, como pão com fermento, massa de pizza e crosta de torta. “O glúten é uma proteína e tudo o que você pode fazer para adicionar essa proteína de volta é muito útil”, diz Hillson. Já que alguns tendem a ter um gosto meio estranho, experimente adicionar algumas colheres de sopa de adoçante (como xarope de bordo ou mel) para um melhor equilíbrio.
Estatísticas nutricionais: Como os próprios feijões e grãos, essas farinhas tendem a ser bastante ricas em proteínas - um quarto de xícara de farinha de grão de bico contém 6 gramas, enquanto a mesma quantidade de farinha de soja tem incríveis 10 gramas. Em termos de calorias, são quase iguais às farinhas de grãos inteiros ou misturas GF.
Preço: $ 2,15 por 16 onças de farinha de grão de bico em thrivemarket.com, $ 9,79 por 18 onças de farinha de grão de bico em vitacost.com

Farinhas neutras: farinha de arroz integral ou farinha de arroz branco



farinha de arroz Imagens feitas à mão / Getty Images

Farinhas neutras são feitas de grãos com baixo teor de proteína, como arroz ou milho, e tendem a ter um sabor suave - leia-se: neutro.
Melhor para: Produtos assados, como biscoitos ou muffins, que têm uma textura delicada - e onde você não quer que o sabor da farinha interfira, diz Hillson.
Estatísticas nutricionais: Em termos de calorias, são semelhantes à farinha de trigo - cerca de 130 calorias por quarto de xícara. Se forem feitos de grãos inteiros, eles conterão mais fibras, ferro e vitaminas B.
Preço: $ 3,59 por 24 onças de farinha de arroz integral ou $ 5,29 por 24 onças de farinha de arroz branco em bobsredmill.com

Misturas de farinha sem glúten
As farinhas e proporções específicas variam de acordo com a marca, mas geralmente, misturas GF como Cup4Cup combinam farinhas neutras, farinhas de alta proteína e amidos para produzir uma mistura multifacetada fácil de usar. Eles devem ser colocados em xícara por xícara de farinha de trigo.
Melhor para: Produtos assados ​​básicos como biscoitos, muffins e panquecas. Eles tendem a não funcionar tão bem para pães de fermento ou massa de pizza, que geralmente exigem mais farinha de alta proteína, diz Hillson.
Estatísticas nutricionais: O material é feito para imitar a farinha multiuso e nutricionalmente falando, é muito semelhante. Uma porção de um quarto de xícara tem cerca de 120 calorias e é muito pobre em gordura, proteína e fibra.
Preço: $ 13,56 por um saco de 3 libras em williams-sonoma.com

Farinhas incomuns: banana e café

farinha de café Farinha de Café / Facebook

Aqui está a prova de que se você secar algo e moê-lo, pode fazer farinha de quase qualquer coisa. Farinha de banana , feito de bananas verdes pulverizadas, tem uma espécie de sabor azedo de chocolate. A farinha de café, feita da fruta do café pulverizado (basicamente, o que sobra após a colheita do grão de café), é nova na cena, mas o pessoal da empresa de panificação GF Izzy & Em já está usando o produto em brownies e biscoitos .
Melhor para: Faça experiências quando sentir vontade de experimentar algo novo ou adicionar mais sabor (como a farinha de banana no pão de banana, ou a farinha de café nos brownies ou biscoitos de chocolate). Nenhuma das farinhas tem muita estrutura, então você vai querer começar trocando em pequenas quantidades - pense de um quarto a meia xícara de uma farinha incomum por uma neutra.
Estatísticas nutricionais: Essas farinhas são feitas de alimentos bons para você, então são muito boas para você também. Farinha de banana contém potássio e amido resistente —Um tipo de fibra indigerível que oferece volume sem calorias. A farinha de café é rica em fibras, proteínas, ferro e potássio. Ele também contém - grande surpresa! - cafeína, embora as quantidades variem de acordo com as variedades de café.
Preço: US $ 9,99 por 16 onças de farinha de banana em bananflour.com . Você não pode comprar farinha de café ainda, mas o pessoal da farinha de café.com dizem que ele deve chegar às lojas ainda este ano.