Adicionar queijo à dieta pode reduzir o risco de demência, sugere estudo

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Quer você prefira brie ou queijo cheddar, o queijo pode retardar o declínio cognitivo.



  visualização de 5 tipos de demência e como reconhecer os sintomas
  • Comer queijo pode ajudar a reduzir o risco de demência e declínio cognitivo, segundo uma nova pesquisa.
  • Um novo estudo mostra que o queijo pode desempenhar um papel importante em uma dieta saudável para o cérebro.
  • Especialistas explicam as descobertas.

Brie, Cheddar, Gouda, Suíço – qualquer tipo de queijo que você preferir com seu ou ao lado de um copo de , você está com sorte. Comer queijo pode ajudar a diminuir o risco de demência e declínio cognitivo, segundo pesquisas recentes.



Um estudo publicado em analisaram como o consumo de laticínios, especificamente queijo, impactou a função cognitiva em adultos mais velhos. O estudo incluiu 1.503 adultos com mais de 65 anos. Os pesquisadores obtiveram dados por meio de entrevistas presenciais e medição da capacidade funcional (para avaliar a capacidade de realizar atividades da vida diária). Esses testes incluíram orientação, atenção, memória, linguagem e habilidades viso-espaciais.

Os participantes também foram questionados sobre seus hábitos alimentares, sendo que cerca de 80% das pessoas incluíam queijo na alimentação, seja diariamente (27,6%), uma vez a cada dois dias (23,7%) ou uma ou duas vezes por semana (29,7%).

Os resultados mostraram que, em média, os participantes que incluíram queijo nas suas dietas tiveram menos probabilidade de receber uma pontuação abaixo do limiar de “função cognitiva inferior”, sugerindo que tinham melhor função cognitiva. Além disso, quando os investigadores analisaram a relação entre a ingestão de leite e produtos lácteos e a demência, descobriu-se que a ingestão de leite e produtos lácteos reduziu significativamente o risco de desenvolver Alzheimer demência, mas não demência vascular.



Os pesquisadores também descobriram que quem come queijo tinha um IMC ligeiramente mais baixo (que ATA não usa mais como ) e pressão arterial, uma velocidade de caminhada mais rápida e mais variedade na dieta. Por outro lado, quem comeu queijo também apresentou colesterol e açúcar no sangue mais elevados.

Estas descobertas sugerem que a ingestão de queijo foi associada a um menor risco de declínio cognitivo. Ainda assim, estes resultados por si só não provam que o queijo proteja contra problemas de saúde cerebral. Para afirmar de forma decisiva que comer queijo irá diminuir o risco de demência, são necessários mais estudos para confirmar estes resultados.



Como o consumo de queijo ou laticínios em geral pode ajudar a reduzir o declínio cognitivo?

O cérebro prospera com uma dieta balanceada rica em , diz Patrick Porter, Ph.D., especialista em neurociência e fundador da . “Queijos e laticínios contêm nutrientes específicos, como colina e aminoácidos, que são blocos de construção essenciais para neurotransmissores – substâncias químicas que permitem a comunicação entre células nervosas, essenciais para funções cognitivas como memória, concentração e tomada de decisões.” A presença de e os ácidos graxos ômega-3 do queijo também auxiliam na saúde do sistema nervoso, que é fundamental para a função cognitiva, acrescenta.

Embora não saibamos se são especificamente os laticínios que ajudam, sabemos que podem fazer parte de um , diz ., especialista em nutrição para a saúde do cérebro e autor do best-seller . “ A dieta DASH , que inclui laticínios com baixo teor de gordura e desnatados, como , está associado à redução do risco de demência de Alzheimer, embora em menor grau do que o .”

O queijo também oferece benefícios que vão além do cérebro. Quando se trata de saúde cardíaca, geralmente pensamos no queijo como uma fonte de gorduras saturadas, aumentando o LDL (também conhecido como “ruim” ), que estão associados a doenças cardiovasculares e, portanto, aumentando potencialmente o risco cardiovascular, diz , pesquisador de neurociências e especialista em doenças neurodegenerativas. “No entanto, um descobriram que o consumo de queijo estava realmente associado a reduzido risco de doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, , , e ,' ele diz.

Que tipo de dieta é melhor para a saúde do cérebro?

mostra que a dieta MIND e suas dietas componentes, o , e a dieta DASH são padrões alimentares ideais para otimizar a saúde do cérebro, diz Moon. “Esses são todos padrões alimentares predominantemente baseados em plantas que fornecem antioxidantes abundantes e nutrientes antiinflamatórios que mantêm os neurônios prosperando em nível celular.”

Ainda assim, a saúde do cérebro não envolve apenas alimentos individuais; trata-se de um padrão alimentar geral, diz Porter. Embora a dieta mediterrânica seja frequentemente destacada pelos seus benefícios cognitivos devido à sua rica variedade de antioxidantes e gorduras saudáveis, é importante considerar os efeitos protetores de uma dieta rica em nutrientes variados, continua ele. “Uma dieta focada em polifenóis, ácidos graxos essenciais e antioxidantes pode ajudar a criar um ambiente para o cérebro que promove o crescimento, o reparo e a comunicação eficiente entre os neurônios (células cerebrais).”

O resultado final

Para este estudo, uma melhor função cognitiva foi associada a uma dieta mais diversificada com uma grande variedade de alimentos “naturais”, incluindo queijo, diz Moon. “Na verdade, a conclusão deste estudo é o valor de uma dieta variada e equilibrada para uma saúde cerebral ideal.”

Ainda assim, tenha em mente que comer muito queijo cheddar não é necessariamente a resposta. Padrões alimentares, como a dieta MIND, sugerem limitar, mas não eliminar, a ingestão de queijo, diz Moon. A melhor dieta para o seu cérebro “será baseada em folhas verdes, uma variedade de vegetais adicionais, grãos integrais, nozes, feijões, frutas vermelhas e frutos do mar… mas as pessoas ainda podem desfrutar de pequenas quantidades [de queijo] de vez em quando dentro do escopo de uma dieta saudável para o cérebro”, explica ela.

Estes resultados são potencialmente importantes porque são diferentes do que se espera com o consumo de gorduras saturadas e dos próprios lacticínios (que muitas vezes se descobriu ser ), então isso sugere que a compreensão dos mecanismos subjacentes pode levar a novos progressos, diz o Dr. “No entanto, é importante lembrar que este estudo trata de correlação e não necessariamente de causalidade, por isso estudos de acompanhamento serão importantes”, acrescenta.

No geral, o declínio cognitivo está normalmente associado a dois fatores principais: energético (fluxo sanguíneo, oxigenação, função mitocondrial, etc.) e inflamação (de vários patógenos, por exemplo), diz o Dr. “Portanto, intervenções que melhorem a energia (como exercícios) ou reduzam a inflamação (como bons ) reduzem o risco de declínio, e a nutrição ideal faz as duas coisas.”

Madeleine, ATA Editora assistente, tem um histórico com redação sobre saúde a partir de sua experiência como assistente editorial no WebMD e de sua pesquisa pessoal na universidade. Ela se formou na Universidade de Michigan em biopsicologia, cognição e neurociência - e ajuda a criar estratégias para o sucesso em todos os setores. ATA plataformas de mídia social.