9 soluções para dor do manguito rotador

Dedo, pele, ombro, pulso, articulação, cotovelo, magenta, interação, músculo, pescoço,

O que é isso

Se levantar o braço acima ou atrás da cabeça provocar uma dor aguda ou em choque na área do ombro, você pode estar com tendinite do manguito rotador. 'A dor piora com a atividade e pode até acordá-lo', diz William Levine, MD, diretor do departamento de medicina esportiva de cirurgia ortopédica do Columbia University Medical Center. Embora adultos mais jovens possam desenvolvê-lo, estima-se que mais da metade das pessoas com mais de 65 anos terá dor no manguito rotador.



Porque isso acontece
Levantar os braços acima da cabeça - ao pintar paredes, por exemplo, ou jogar tênis - o coloca em risco. Dormir com o braço sobre a cabeça e carregar sacolas pesadas no ombro também pode causar problemas do manguito rotador. Os casos leves podem melhorar em semanas, mas pode levar meses para que as pessoas com dor intensa se sintam melhor. 'Não levante o braço repetidamente até que as coisas se acalmem', aconselha o ortopedista Eric Ricchetti, MD, da Clínica Cleveland.



Muitas das suas dores podem ser facilmente curadas em casa. Confira o Livro de remédios caseiros do médico para mais dicas!

Novo: TENS



Abreviação de estimulação elétrica nervosa transcutânea, a TENS usa eletrodos para fornecer uma corrente elétrica pulsada - imagine uma sensação de alfinetes e agulhas - para o ombro. 'TENS estimula as terminações nervosas para que seu cérebro não perceba a dor', diz Gary Calabrese, fisioterapeuta da Clínica Cleveland. TENS também pode liberar substâncias químicas para aliviar a dor chamadas endorfinas. O tratamento não elimina a inflamação, mas 'pode ajudá-lo a se exercitar com um pouco mais de eficiência', diz Calabrese.

Novo: ultrassom / calor



O calor aumenta o fluxo sanguíneo para o tecido, aliviando a inflamação e acelerando a cura. Também melhora a flexibilidade e relaxa os espasmos musculares, tornando mais fácil fazer os exercícios que melhoram a amplitude de movimento e a força do ombro. “O ultrassom aquece o tecido de maneira profunda e rápida”, diz Calabrese. Seu terapeuta também pode aplicar uma almofada de aquecimento úmida em seu ombro por 15 a 20 minutos antes do exercício; você também pode fazer isso em casa.

Novo: Gelo

Use o líquido frio na primeira pontada para diminuir a inflamação, diminuir o inchaço e reduzir a dor, aconselha Calabrese. Aplique gelo por 12 a 15 minutos a cada duas horas, usando uma bolsa de gelo, um saco de ervilhas congeladas ou um saco plástico cheio de gelo. (Se você usar um saco, cubra a pele com uma toalha para evitar queimaduras.) À medida que a dor diminuir, aplique gelo três vezes ao dia até que você esteja completamente sem dor.

Natural: Acupuntura

Em um estudo, 52 atletas com dor no manguito rotador receberam tratamentos quinzenais de acupuntura por 4 semanas, o que reduziu a dor em 50%. 'Qi [energia] ou bloqueios do fluxo sanguíneo causam dor', diz David Kato, o proprietário da Lincoln Square Acupuncture em Chicago. 'A acupuntura pode liberar esses bloqueios e melhorar a circulação, de modo que a inflamação e a dor diminuam (além desses outros benefícios comprovados pela ciência).'

Natural: alongamento

A tendinite do manguito rotador causa rigidez no ombro, portanto, é crucial melhorar a amplitude de movimento com alongamentos que visam os músculos do ombro. Calabrese faz com que os pacientes realizem 50 repetições diárias de exercícios, incluindo o pêndulo, em que você se inclina e deixa o braço afetado balançar enquanto faz círculos com ele. Ele também recomenda o escorregador de parede: passe a mão no lado machucado para cima e para baixo em uma parede como se estivesse lavando a parede.

Mais da Prevenção: 2 alongamentos calmantes para dores nas costas

Natural: Yoga

Uma postura de ioga fácil pode reduzir a dor em 90%, diz Loren M. Fishman, MD, professor assistente de medicina física e reabilitação no Centro Médico da Universidade de Columbia. Entrelace os dedos e pressione as palmas das mãos, depois coloque as mãos e os antebraços contra a parede, formando um triângulo. Apóie o topo do crânio contra a parede no centro do triângulo. Afaste os pés cerca de 60 centímetros da parede. Abaixe o peito e pressione os cotovelos e antebraços na parede. Puxe os ombros para trás, para baixo e para longe. Segure por 45 segundos ou mais. Ficar em pé. Levante o braço afetado para o lado acima da cabeça e (ainda levantado) na sua frente. Tente esta postura diariamente por 2 a 3 semanas. (Considere também estas 5 posturas de ioga para aliviar a dor.)

Testado e verdadeiro: injeções de cortisona

Se outras terapias falharem, seu médico pode tentar uma injeção de cortisona. Se a injeção fornecer um alívio duradouro, pode valer a pena tentar outra no futuro. No entanto, se os efeitos passam rapidamente, 'provavelmente não vale a pena repetir', diz o Dr. Ricchetti. O seu médico limitará as injeções a três ou quatro em um ombro por ano. As injeções de cortisona mais frequentes podem ter efeitos colaterais negativos, como enfraquecimento dos tendões do manguito rotador ou da cartilagem na articulação do ombro.

Testado e verdadeiro: cirurgia

Se você tentou outras terapias por 6 meses e ainda dói, considere a cirurgia, aconselha o Dr. Levine. A cirurgia envolve a remoção de qualquer esporão ósseo e da bursa inflamada. Às vezes, o cirurgião encontra e repara uma ruptura de tendão. A cirurgia ambulatorial, feita sob anestesia, dura até 2 horas. A reabilitação pode começar imediatamente, com a recuperação levando de 2 a 6 semanas. A reabilitação após um reparo de laceração pode demorar de 2 a 6 semanas; a recuperação pode levar de 6 a 12 meses.

Testado e verdadeiro: fortalecimento

Quando você não pode usar os ombros, os músculos enfraquecem. Uma vez que a amplitude de movimento melhora, Calabrese faz com que os pacientes fortaleçam os músculos do manguito rotador começando com halteres de meio quilo e aumentando lentamente para 2,2 quilos. 'Pesos baixos e altas repetições permitem que as pessoas se adaptem ao peso sem forçar os tendões ou músculos', diz ele. Exercício Rx: até 50 repetições de três a cinco exercícios, distribuídos ao longo do dia. “Quanto mais você trabalha os músculos, mais forte fica o ombro”, explica Calabrese.

Mais da Prevenção: 9 razões pelas quais você deve começar a levantar pesos