9 soluções altamente eficazes para fibromialgia

fibromialgia Raquel Aparicio Torinos

A fibromialgia afeta mais de 5 milhões de americanos, mas a condição pode ser difícil de diagnosticar por causa de seus sintomas - dor ou sensibilidade generalizada e crônica; fadiga; névoa mental; sensibilidade à luz ou som; e depressão - podem se sobrepor aos sintomas de doenças como artrite reumatóide , síndrome de fadiga crônica e lúpus . O distúrbio parece se originar no sistema nervoso central quando as vias neurais amplificam anormalmente os sinais de dor. “É como se o controle de volume da dor tivesse sido ajustado muito alto”, diz Dan Clauw, diretor do Centro de Pesquisa de Dor e Fadiga Crônica da Universidade de Michigan, Ann Arbor. As etapas a seguir podem ajudar.

3 Medidas Preventivas

1. Conscientização sobre aditivos alimentares
O glutamato, um aminoácido que aumenta o sabor encontrado em muitos alimentos processados, é um neurotransmissor que excita as células nervosas, razão pela qual ele e outros compostos semelhantes são chamados excitotoxinas . “Em grandes quantidades, o glutamato é tóxico para as células nervosas”, diz Kathleen Holton, neurocientista nutricional e professora assistente de estudos de saúde na American University. Verifique os rótulos e evite alimentos que contenham glutamato monossódico. O aspartato (encontrado no adoçante artificial aspartame) é outra excitotoxina a ser evitada.



2. Nutrientes que nutrem os nervos
Uma dieta saudável pode proteger as células nervosas das excitotoxinas. Frutas e vegetais fornecem vitamina C, e peixes, como o salmão, são uma excelente fonte de vitamina D e ácidos graxos ômega-3 - todos os quais ajudam a proteger contra a toxicidade do glutamato. O magnésio (encontrado em grãos inteiros, vegetais de folhas verdes e nozes) também pode reduzir a toxicidade do glutamato. Pode ser difícil obter magnésio suficiente dos alimentos, então considere tomar um suplemento (aqui estão 4 coisas que podem acontecer se você não estiver recebendo magnésio suficiente )



3. Alívio do estresse
O risco de desenvolver fibromialgia é oito vezes maior se um membro da família imediato a tiver, mas o início geralmente parece ser desencadeado pelo estresse. Se você controlar o estresse, poderá retardar ou até mesmo impedir o desenvolvimento dos sintomas. “O estresse pode tornar a barreira hematoencefálica mais permeável, dando ao glutamato maior acesso ao sistema nervoso central”, diz Holton. (Estas 23 dicas simples de gerenciamento de estresse podem ajudar.)

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3 remédios caseiros

1. Exercícios de baixo impacto
A atividade física pode ajudar a reduzir a dor e a fadiga, mas é importante evitar atividades rigorosas e de alto impacto, como corrida, esqui ou tênis, que aumentam o risco de lesões e dores que podem agravar a fibromialgia. 'Comece baixo e vá devagar', Clauw aconselha, acrescentando que se forçar demais pode desencadear um surto. Comece com atividades leves, como caminhada lenta, e aumente para exercícios calistênicos moderados ou de baixo impacto, como ioga, tai chi e Pilates. Experimente também esses 6 alongamentos que podem aliviar a dor da fibromialgia.



2. Sono
A fibromialgia pode atrapalhar o sono, e a falta de sono pode piorar a fibromialgia. Quebre esse ciclo consultando um especialista em sono. Se você tem um problema respiratório que prejudica o sono, como apnéia do sono, comum em pessoas com fibromialgia, uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas que fornece uma pressão de ar suave por meio de uma máscara para manter as vias aéreas abertas pode fornecer alívio. (Aprenda com os profissionais; aqui estão 7 coisas que os especialistas em sono fazem quando não conseguem cochilar.)

3. Massagem
'Se você tem fibromialgia localizada no pescoço ou nos ombros, a massagem terapêutica é uma das melhores maneiras de ajudá-lo a recuperar a função', diz o reumatologista Russel Rothenberg, professor associado de medicina da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da George Washington University. As técnicas que alongam ou manipulam o tecido conjuntivo, como liberação miofascial, shiatsu e massagem do tecido conjuntivo, proporcionam a maioria dos benefícios.



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3 tratamentos médicos

1. Medicamentos aprovados pela FDA
Embora existam muitos medicamentos usados ​​para tratar a fibromialgia, três são especificamente aprovados pelo FDA para esse fim. Dois deles - duloxetina (Cymbalta) e milnaciprano (Savella) - aumentam os níveis de serotonina e norepinefrina, substâncias químicas cerebrais necessárias para a sinalização nervosa saudável que tendem a ser baixas em pessoas com fibromialgia. Acredita-se que o terceiro, pregabalina (Lyrica), trate a dor da fibromialgia em parte pela redução dos níveis de glutamato no cérebro.

2. AINEs
A inflamação não desempenha um papel na fibromialgia, portanto, os antiinflamatórios não esteróides geralmente não são eficazes. 'Mas se você tiver outras condições de dor periférica, como osteoartrite ou tendinite além da fibromialgia, essa dor pode aumentar a dor no sistema nervoso central ', diz Clauw. 'Portanto, tomar AINEs para aliviar a dor dessas outras condições pode ajudar a melhorar a fibromialgia.'

3. Acupuntura
Os especialistas em dor observam que os pontos de acupuntura na medicina tradicional chinesa se aproximam dos pontos sensíveis típicos em pacientes com fibromialgia, sugerindo que a acupuntura pode afetar diretamente as vias de dor do corpo. 'A acupuntura pode ser um complemento maravilhoso para o tratamento médico', diz Rothenberg (aqui estão 10 razões fantásticas para tentar a acupuntura). 'Mas não funciona para todos. Se não houver benefício após 10 sessões, provavelmente não funcionará com mais. '