8 sintomas perigosos de insolação que você nunca deve ignorar

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Este artigo foi revisado clinicamente por Elizabeth Barchi, MD, a especialista em medicina esportiva e membro de o Comitê de Revisão Médica de Prevenção , em 20 de maio de 2019.

Quando o tempo finalmente esquenta, não há melhor sensação do que abandonar sua esteira para o ar livre. Mas, uma vez que o calor do verão atinge temperaturas sufocantes, fazer seu treino além da academia pode representar alguns riscos.

Cerca de 618 pessoas morrem de complicações relacionadas ao calor extremo a cada ano nos Estados Unidos, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), incluindo exaustão por calor e insolação.



Os dois são semelhantes, mas têm algumas diferenças importantes. A exaustão por calor se resume a alguns fatores: exposição a temperaturas desconfortavelmente altas durante vários dias e falta de fluidos. Isso pode levar a muito suor, respiração rápida e pulso rápido, mas fraco, de acordo com o Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA .

Se for ignorado e seus sintomas piorarem, a exaustão por calor pode na verdade se transformar em insolação, um potencial mortal doença que ocorre quando a temperatura do corpo sobe muito rapidamente, gerando uma série de sintomas ainda mais desagradáveis. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre insolação, como identificar os sintomas e os cuidados que você pode tomar para se manter seguro neste verão.

O que é insolação, exatamente?

Existem duas formas de insolação, explica Luke Pryor, PhD, ATC, CSCS, o diretor de desempenho de atletas de elite do Central California Sports Sciences Institute, que pesquisa os efeitos do calor na segurança e no desempenho do atleta.

Insolação tradicional

A insolação tradicional geralmente ocorre de forma gradual e afeta pessoas muito jovens e idosas que têm problemas para manter a temperatura corporal central. Pessoas que não têm como se refrescar - digamos, pessoas que moram em um prédio sem ar-condicionado - também correm o risco de insolação tradicional. Nesses casos, a pessoa pode não perceber que ficou quente porque sua temperatura corporal está subindo continuamente ao longo de muitas horas ou dias.

Exertional insolação

A insolação por esforço é mais repentina e ocorre em pessoas que são ativas em altas temperaturas. Na verdade, as doenças relacionadas ao calor podem surgir em poucas horas, em dias particularmente quentes e úmidos. Pode afetar qualquer pessoa que se exercite no calor, mas aqueles que estão fazendo atividades extenuantes, como atletas de resistência (como corredores e jogadores de futebol), jogadores de futebol (que suam em equipamentos sufocantes) e trabalhadores (como trabalhadores da construção) - enfrentam o maior risco.

Quando começamos a nos exercitar, produzimos uma quantidade incrível de calor, explica Pryor. Normalmente, nosso suor nos refresca, mas com insolação por esforço, isso não acontece. Quando seus órgãos superaquecem (o que pode ocorrer durante exercícios ao ar livre em dias sufocantes), o centro de controle de temperatura de seu corpo pode funcionar mal.

Então, por sua vez, sua temperatura interna aumenta - e quando atinge 40 ou 105 graus Fahrenheit, é quando as coisas começam a ficar realmente perigosas. Quando você fica tão quente, as células dentro de seus intestinos são danificadas, o que pode vazar substâncias tóxicas para o sangue e causar a falência de vários órgãos, diz Pryor.

Sintomas de insolação

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1. Alta temperatura corporal

Se a temperatura do seu corpo atingir 103 graus Fahrenheit ou mais, você pode estar lidando com uma insolação, de acordo com o CDC . Se você medir a temperatura de alguém e estiver mais baixa do que isso, mas ela ainda exibir outros sintomas de insolação ou sentir que algo está errado, você ainda deve fazer o que puder para resfriá-la e obter ajuda médica, diz Pryor.

Isso porque os termômetros nem sempre são precisos. Alguém pode ter uma temperatura corporal de 40 ° C, mas se você conseguir uma temperatura oral, ela pode estar apenas a 38 ° C, avisa ele. Você pode pensar que eles estão um pouco quentes quando, na verdade, eles estão perigosamente quentes.

2. Cãibras musculares

Também conhecido como cãibras de calor , Este é um dos primeiros sintomas de doenças relacionadas ao calor durante o exercício. Você pode sentir espasmos dolorosos - principalmente nas pernas, braços ou abdômen - ao suar em altas temperaturas. Embora provavelmente não sejam causadas apenas pelo calor, as cãibras musculares se tornam mais comuns quando seu corpo não está aclimatado a temperaturas mais altas. O uso excessivo e a desidratação são outras causas comuns de cólicas, mas se você notar esse tipo de dor junto com outros sintomas de insolação, não ignore.

3. Falta de suor - ou em abundância

Quando você passa muito tempo sob calor extremo, seu corpo para de tentar manter a temperatura interna. Portanto, durante a insolação tradicional (lembre-se, é o tipo que ocorre gradualmente), você pode realmente parar de suar.

No entanto, você provavelmente começará a suar loucamente se estiver tendo uma insolação por esforço. Costumo ouvir as pessoas dizerem: 'Sei que não é uma insolação porque eles ainda estão suando e isso não é verdade, explica Pryor. Com a insolação por esforço, muitas vezes vemos o indivíduo bem antes de ele se 'cozinhar' e o corpo ainda está tentando termorregular [manter sua temperatura interna central]. Se qualquer coisa, você realmente vai ver o indivíduo suando profusamente.

4. Confusão ou dificuldade para andar

A insolação por esforço desequilibra o sistema nervoso central, portanto, falta de coordenação, confusão, agressão ou incapacidade de andar são grandes bandeiras vermelhas, diz Pryor. É como uma concussão em que as luzes estão acesas, mas ninguém está em casa, diz ele. Eles não conseguem responder às perguntas de forma adequada, e esse é o primeiro [sinal] que vemos.

5. Uma forte dor de cabeça

Uma dor de cabeça latejante é outro sinal comum de insolação. Este sintoma é normalmente devido a desidratação , ou o impacto geral da insolação no sistema nervoso central.

6. Tontura, náusea ou vômito

Conforme você continua a suar, seu corpo fica cada vez mais desidratado. O calor começará a afetar vários órgãos, os quais podem exacerbar qualquer um dos sintomas de insolação nesta lista e podem causar tonturas, desmaios, náuseas ou vômitos.

7. Vermelhidão da pele

Em casos de insolação tradicional e de esforço, o corpo direciona o fluxo sanguíneo para a pele enquanto tenta se resfriar, fazendo-a parecer vermelha. Sua pele também pode ficar excepcionalmente úmida ou seca, dependendo do tipo de insolação que você está enfrentando.

8. Frequência cardíaca elevada ou dificuldade para respirar

Seu coração é submetido a uma quantidade imensa de estresse quando você superaquece. Porque? Ele precisa bombear com mais força e rapidez para garantir que os sistemas de resfriamento naturais do seu corpo estejam funcionando para manter a temperatura equilibrada. Isso pode causar dificuldade para respirar ou hiperventilação.

O que você deve fazer se achar que alguém está com insolação?

🚨 Se você acha que alguém está sofrendo de insolação, ligue para o 911 - a situação pode ser fatal. 🚨

A melhor coisa que você pode fazer é esfriar a pessoa de forma rápida e agressiva enquanto você espera a ajuda chegar. Aqui estão algumas medidas que Pryor diz que você pode tomar:

  • Leve a pessoa para um local mais fresco. Tire-os do sol e coloque-os na sombra ou em uma sala fria dentro de casa.
  • Encha uma banheira com água gelada e deixe a pessoa de molho por 15 a 20 minutos.
  • Se não houver banheira disponível, mangue-os com água fria, despeje uma garrafa de água sobre o corpo ou leve-os para um lago, rio ou qualquer outro lugar com água fria nas proximidades.
  • Faça com que bebam água ou uma bebida esportiva. Isso pode ser difícil se a pessoa for extremamente tonta, confusa e irritável, portanto, pode ser necessário esperar até que esfriem para poder tolerar fluidos.

    Como prevenir insolação

    Foto de um jovem bebendo água Doador 86Getty Images

    Existem etapas que você pode seguir para minimizar o risco de insolação. Primeiro, certifique-se de beber água para matar sua sede se estiver se exercitando nas temperaturas escaldantes. As diretrizes atuais recomendam que os homens consumam pelo menos 2 a 3 litros de água por dia, enquanto as mulheres devem consumir 1,6 a 2,2 litros por dia. Para a maioria das pessoas, isso deve ser suficiente, diz Pryor.

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    No entanto, se você for fazer exercícios de alta intensidade como um atleta, deve beber para compensar a perda de suor. Veja como descobrir isso: pese-se nu e depois faça exercícios. Depois, enxugue o suor e pese-se nu novamente. Essa diferença no peso corporal (contanto que você não coma nada ou não vá ao banheiro) será principalmente devido à quantidade de líquido que você perdeu com o suor, diz Pryor.

    Converta quantos quilos você perdeu em onças, e essa é a quantidade de água que você deve beber. Portanto, se você perdeu meio quilo de água, da próxima vez que treinar, certifique-se de beber pelo menos 500 ml de água.

    Outra dica: comece devagar e deixe seu corpo se aclimatar conforme a temperatura sobe ao ar livre. Mesmo as pessoas que estão em ótima forma precisam de tempo para suar ao sol. Pryor recomenda diminuir a duração e a intensidade de seus treinos por algumas semanas. À medida que você continua a se exercitar ao ar livre no tempo quente, volte progressivamente ao seu treino normal. Isso dá a seu corpo algum tempo para se adaptar para que você possa aproveitar o clima com segurança.