6 benefícios de ficar sem álcool em janeiro seco, de acordo com especialistas

janeiro seco Ekaterina MolchanovaGetty Images

Se você está gostando cervejas catch-up com amigos do colégio ou bebendo vinho branco em um happy hour no escritório, álcool muitas vezes é o tempo dado em situações sociais, e especialmente durante o feriados .

Mas com o fim de todas as festividades, para alguns, chega seco janeiro. Iniciado por uma organização britânica chamada Mudança de álcool no Reino Unido O janeiro seco desafia os adultos a se absterem de álcool no mês do ano novo, a fim de reiniciar sua relação com a bebida.



Algumas pessoas aceitam o desafio como parte da resolução de um Ano Novo de beber menos, enquanto outras simplesmente o fazem para se sentir melhor depois de desfrutar de muitos coquetéis e vinho nos meses anteriores. Aqui, os especialistas detalham como funciona o mês de janeiro seco, seus benefícios potenciais e como experimentar o sóbrio-curioso experimente por si mesmo.



Por que janeiro seco é tão popular?

De acordo com o Alcohol Change UK, milhões de pessoas participam todos os anos. Janeiro seco é uma oportunidade para fazer não beber, seja por uma noite, um mês ou mais, parecer mais normal, a organização diz em seu site . Muitos de nós nos sentimos pressionados a beber, ou a beber mais do que queremos - e achamos que seria melhor se todos tivessem mais escolha.

Claro, a temporada de férias geralmente envolve comer em excesso todos os tipos de comidas e bebidas saborosas, álcool incluído, então você pode notar que ganhou um quilo a mais ou dois, não está dormindo muito bem ou geralmente quer uma restauração da saúde, diz Dawn Brigid, MS, CNS, CDN, nutricionista integradora e treinadora de saúde com o Centro de Bem-Estar Eleven Eleven Na cidade de Nova York.



E como janeiro é sinônimo de resoluções de Ano Novo, é o momento ideal para enfrentar um desafio saudável. Além disso, o compromisso de curto prazo de 31 dias parece factível para a maioria das pessoas, diz Brigid.

Seção mediana de uma mulher despejando água em um copo no restaurante Imagens AstrakanGetty Images

Quais são os benefícios de ficar sem álcool por um mês?

Enquanto uma pessoa pode participar do mês seco de janeiro para retomar uma rotina saudável, outra pode estar contemplando a sobriedade permanente. Independentemente disso, a maioria das pessoas pode esperar experimentar uma série de benefícios muito profundos ao deixar de beber.



1 Você aprenderá muito sobre sua relação com o álcool.

Uma vez que o álcool é uma parte tão importante da socialização, pode facilmente se tornar estúpido. Se isso soa verdadeiro para você, você se beneficiará muito em dar um passo para trás e repensar seus padrões durante um janeiro seco, diz Brigid.

Você pode perceber que precisa ajustar sua ingestão, especialmente porque cada pessoa reage de forma diferente ao álcool. É uma ótima oportunidade para entrar em sintonia com seu corpo e ver como ele realmente está afetando você, diz ela.

Se você está preocupado com a possibilidade de ter um relacionamento doentio com a bebida, Aaron White, Ph.D., consultor científico sênior do diretor do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA) recomenda verificar o Repensar e beber site, que pode ajudá-lo a avaliar seu uso de álcool em um janeiro seco. (Seus Tratamento Navigator também pode ajudá-lo a aprender mais sobre as opções de tratamento.)

2 Você pode economizar dinheiro.

De acordo com pesquisa publicada na revista Psicólogo da saúde e em 857 homens e mulheres britânicos que participaram do período seco de janeiro, 79% relataram que economizaram dinheiro. Se a cerveja média custa cerca de seis dólares na maioria das grandes cidades dos EUA, abster-se de beber duas ou três cervejas todo fim de semana em janeiro pode economizar mais de US $ 70.

3 Seu sono e energia podem melhorar.

Mesmo se você acha que o álcool te ajuda outono dormindo, muitas vezes leva a um sono agitado durante a noite, diz Brigid. Sendo assim, a remoção do álcool pode levar a um sono mais restaurador e mais energia durante o dia. De acordo com NIAAA , processamento de álcool suprime o estágio mais profundo do sono (chamado REM), que é amplamente responsável por nos sentirmos bem descansados ​​pela manhã.

A pesquisa confirma isso, com 62% dos participantes naquele Psicologia da Saúde estudo relatando melhor sono e energia.

Quatro. Você pode até perder peso.

Uma vez que o álcool contém calorias vazias (e muitas vezes é uma fonte significativa de carboidratos), cortá-lo por um mês pode apoiar a perda de peso , diz Brigid. Além disso, você também elimina o risco de fazer escolhas alimentares não tão saudáveis ​​depois de tomar alguns drinques.

Mesmo apenas 31 dias sem álcool pode fazer a diferença, considerando quase metade do Psicologia da Saúde os participantes do estudo relataram perder peso durante o período seco de janeiro.

Outra pesquisa confirma a ligação entre consumo de álcool e peso, com um American Journal of Clinical Nutrition estudo que identificou uma ligação positiva entre beber e ganho de peso em homens de meia-idade, independentemente do tipo de álcool que consumiram.

5. Você pode beber menos depois.

Durante um janeiro seco, aquela taça de vinho no jantar ou happy hour com colegas de trabalho precisará ser substituída, diz Brigid. Depois de estabelecer isso, sim, você pode pedir um club soda no happy hour, você pode continuar a fazê-lo depois de janeiro seco.

Na verdade, 50% do Psicologia da Saúde os participantes do estudo relataram que beberam com menos frequência - e beberam menos - durante os seis meses após o fim de seu janeiro seco.

6. Seu corpo vai agradecer.

O álcool é inflamatório, o que significa desencadeia a resposta do seu corpo ao estresse . Quando você engole uma bebida alcoólica, seu sistema a decompõe em uma substância química tóxica chamada acetaldeído e radicais livres, que danificam as células. Como resultado, o consumo de álcool pode contribuir para uma variedade de problemas de saúde, diz Brigid.

De acordo com um estudo publicado em BMJ Open , bebedores médios que largaram a bebida por um mês geralmente melhoraram sua sensibilidade à insulina, baixou a pressão arterial , melhorou a função hepática, reduziu o colesterol e diminuiu os níveis de VEGF (um fator de crescimento promotor do câncer).

Como abordar janeiro seco de maneira saudável e sustentável

Enquanto um janeiro seco pode ser fácil para algumas pessoas, outras podem ter mais dificuldade, diz Brigid. Compartilhe o desafio com seus amigos e familiares ou veja se eles se juntarão a você.

Para usuários crônicos e pesados ​​de álcool, saiba que dar uma bebida de forma abrupta pode contribuir para retiradas perigosas, diz White. Dependendo de quanto e com que frequência uma pessoa bebeu, os sintomas de abstinência podem incluir insônia, inquietação, suor, ansiedade , náusea , convulsões e até morte. Se você já lutou contra o alcoolismo, consulte seu médico antes de tentar um janeiro seco.

Um grupo de apoio ou terapeuta também pode ajudá-lo a enfrentar o desafio se estiver preocupado com sua relação geral com o álcool - e seu impacto na sua saúde, bem-estar e relacionamentos, diz Brigid.

Claro, tome cuidado extra se e quando você reintroduzir o álcool em sua vida após janeiro seco, diz o Dr. White. Sua tolerância pode diminuir durante esse tempo, levando a um prejuízo maior do que o esperado quando você começar a beber novamente. Em 1º de fevereiro, sinta-se à vontade para saborear uma ou duas bebidas, mas vá devagar para avaliar como você se sente.