5 coisas surpreendentes que acontecem ao seu corpo quando você não dorme o suficiente

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Mesmo antes da pandemia, mais de um terço dos americanos não estavam recebendo as sete horas recomendadas de sono noturno que os profissionais da indústria recomendam. Adicione o estresse da nova realidade de todos e, por certas estimativas ,
68% dos americanos dizem que simplesmente não estão descansando o suficiente.

Embora você provavelmente esteja ciente de alguns dos problemas, como névoa mental, que podem surgir quando você não descansa o suficiente, você pode não esteja ciente de que seus hábitos de cochilar podem impactar todos os tipos de coisas inesperadas - pense: como seu coração bombeia sangue e até mesmo seu impulso sexual.



A maioria dos sistemas em nosso corpo é baseada em algum processo de renovação ou necessidade de sono, explica o pesquisador de medicina do sono certificado pelo conselho W. Christopher Winter, MD, autor de A solução para dormir: por que seu sono é interrompido e como consertá-lo . O sono é um aspecto fundamental do nosso pensamento, da nossa capacidade de funcionar e do nosso sistema imunológico. Isso afeta praticamente tudo de que precisamos para sobreviver.



Portanto, desligue o telefone, feche as cortinas e pule na cama cedo esta noite. Se você não fizer isso, veja como a falta de sono pode afetar seu corpo.

1. Pode prejudicar seu sistema imunológico.

Há uma ligação muito forte entre o sono e o sistema imunológico em geral, diz Michael Awad, MD, chefe de cirurgia do sono da Northwestern Medicine e diretor médico da Peak Sleep . O corpo repara quase todas as células do corpo quando se trata de dormir. A privação de sono diminui a capacidade do corpo de montar uma resposta imunológica.



A perda de sono está ligada a um maior risco de infecção, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Um estudo publicado em JAMA descobriram que restringir o sono de uma pessoa por quatro horas por noite por seis dias, seguido por dormir 12 horas por noite por sete dias, pode levar a uma redução de mais de 50% na produção de anticorpos para uma vacina contra a gripe. Basicamente, seu corpo simplesmente não consegue montar a resposta imunológica normal quando você está exausto.

A falta de sono também pode diminuir a capacidade do seu sistema imunológico de lutar contra as células tumorais e levar à geração de citocinas inflamatórias. Essas proteínas são secretadas pelo sistema imunológico e podem causar o desenvolvimento de distúrbios metabólicos e cardiovasculares.



2. Pode aumentar o risco de doenças cardíacas.

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Um estudo de quase 117.000 pessoas publicado no European Heart Journal descobriram que pessoas que dormiam menos de seis horas por noite corriam maior risco de desenvolver doenças cardíacas do que suas contrapartes bem descansadas. E dormir irregularmente - isto é, não ter hora de dormir e acordar consistentes - pode aumentar o risco de ter algum tipo de evento cardiovascular, incluindo derrame, insuficiência cardíaca congestiva e doença coronariana, de acordo com um estudo publicado no Jornal do American College of Cardiology.

Há um grande número de mecanismos em jogo aqui, diz o Dr. Winter. Quando você está sem sono ou tem sono fragmentado, seus vasos sanguíneos perdem, em certa medida, a capacidade de se expandir e contrair para regular as coisas, diz ele. As pessoas também tendem a correr um risco maior de desenvolver pressão alta quando não dormem o suficiente, diz Winter, o que pode ser difícil para o seu coração.

A privação de sono também pode aumentar os níveis de colesterol e a inflamação geral em todo o corpo, levando à formação de placas nos vasos sanguíneos, diz o Dr. Awad. Quando os vasos sanguíneos começam a formar placas, o coração tem que trabalhar mais, explica ele.

3. Pode diminuir seu desejo sexual.

Existem muitas razões para isso, diz o Dr. Winter. Quando você está cansado, seu cérebro prioriza dormir em vez de outras coisas, diz ele. Mas o Dr. Winters diz que outras substâncias químicas importantes para o desempenho e a excitação sexual, como a oxitocina, podem ser reduzidas pela privação de sono.

Um estudo em JAMA restringiu o sono de 10 homens por uma semana e descobriu que os níveis do hormônio sexual testosterona em seus corpos diminuíram em até 15%. (A testosterona é um hormônio que pode alimentar o desejo sexual de uma pessoa.) O inverso também é verdadeiro: outro estudo publicado em JAMA descobriram que as pessoas que dormiram mais do que o normal tinham maior probabilidade de fazer sexo no dia seguinte. Ou seja, se você pegar o feno mais cedo, pode querer algo a mais.

4. Pode aumentar o risco de ganho de peso.

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Existem algumas razões para isso. Uma é que as pessoas tendem a tomar decisões erradas sobre a alimentação quando estão cansadas, diz o Dr. Winter. As pessoas também são normalmente mais sedentárias e menos propensas a malhar quando estão cansadas, o que também pode levar ao ganho de peso, diz ele.

Pesquisa publicada na revista Dormir descobriram que pessoas com sono restrito tinham níveis alterados de endocanabinóides, um dos sinais químicos que afetam o apetite e o sistema de recompensa do cérebro. Os pesquisadores também descobriram que, quando as pessoas não dormiam, comiam mais e menos lanches saudáveis ​​entre as refeições, ao mesmo tempo em que os níveis de endocanabinoides estavam mais altos.

Mais velho pesquisar também descobriu que as mulheres que dormem menos tendem a pesar mais do que suas contrapartes mais descansadas, provavelmente pelas razões acima, diz o Dr. Winter.

5. Pode aumentar o risco de desenvolver diabetes.

Há uma correlação direta entre falta de sono e diabetes, diz o Dr. Awad. É devido à capacidade do seu corpo de regular a insulina, um hormônio produzido no pâncreas que controla o açúcar no sangue, diz ele. A falta de sono reduz a produção de insulina do pâncreas e diminui a tolerância ao glúten, diz o Dr. Awad. As células são menos eficazes no uso de insulina e isso pode levar ao desenvolvimento de diabetes.

Para ser claro: a privação de sono não é citada pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK) como causa potencial de diabetes, mas a resistência à insulina - que pode ser causada pela falta de sono - é.

Como finalmente conseguir dormir mais

Se você está lutando para dormir, o Dr. Winter recomenda primeiro tentar priorizar o descanso e praticar uma boa higiene do sono. Isso inclui o seguinte, de acordo com o CDC :

  • Vá para a cama no mesmo horário todas as noites e levante-se no mesmo horário todas as manhãs, inclusive nos fins de semana.
  • Certifique-se de que seu quarto seja silencioso, escuro, relaxante e com uma temperatura confortável.
  • Remova dispositivos eletrônicos, como TVs, computadores e smartphones, de seu quarto.
  • Evite grandes refeições, cafeína e álcool antes de dormir.
  • Exercite regularmente. Ser fisicamente ativo durante o dia pode ajudá-lo a adormecer mais facilmente à noite.

    Se essas dicas testadas e comprovadas não ajudarem, o Dr. Awad diz que é uma boa ideia conversar com seu médico sobre o que mais você pode fazer para obter o descanso de que seu corpo precisa.