4 razões pelas quais ocorre o ganho de peso no período - e exatamente o que fazer a respeito

A menstruação pode ser um obstáculo sério. Além da dor das cólicas e do desconforto do inchaço, o estresse de subir na balança naquela semana é suficiente para deixá-lo se sentindo derrotado, mesmo que você tenha se alimentado de forma saudável e ido à academia regularmente. Mas antes de jogar a toalha de uma vez, tenha isso em mente: é completamente normal ganhar peso durante a menstruação.

Aqui, os médicos explicam por que ocorre o ganho de peso no período, quanto o ganho de peso no período é normal e por quanto tempo você pode esperar que os quilos extras durem.




Quando começa o ganho de peso do período? E quanto tempo isso dura?

“É comum começar a sentir o inchaço e o peso extra em torno da cintura nos dias anteriores à menstruação”, diz Angela Chaudhari, médica, ginecologista do Northwestern Memorial Hospital em Chicago, IL. 'Isso ocorre porque a progesterona é o hormônio dominante logo antes da menstruação, o que tende a causar retenção de água.'



A boa notícia: seu peso deve voltar ao normal no final da menstruação.


ECA! Então, quanto peso você ganha no período, exatamente?

Você pode sentir que está ganhando meio quilo por hora com a menstruação, mas o ganho de peso geral deve ser mínimo, diz Monica Svets, MD, ginecologista da Clínica Cleveland. Algumas mulheres vão ganhar mais do que outras, mas uma boa regra prática, em média, é que você pode esperar ganhar de 1 a 3 libras durante a menstruação (embora algumas mulheres possam notar um aumento de até 5 libras) . Se você acha que pode estar ganhando muito peso, consulte seu médico. Isso pode sinalizar um problema endócrino ou renal se seu corpo estiver retendo muita água de uma só vez.




Os 4 motivos mais comuns pelos quais você ganha peso na menstruação

As mudanças hormonais que ocorrem antes e durante a menstruação podem ter um grande impacto nas mudanças de peso. Para entender como seu peso pode mudar, é importante saber como seu ciclo menstrual funciona em geral.

“Alguns dias antes de ocorrer a menstruação, ovulamos”, diz o Dr. Svets. 'As flutuações nos hormônios começam. A progesterona, que se acumulou durante a fase lútea [o intervalo de tempo imediatamente após a ovulação até o dia anterior à menstruação], cai junto com o estrogênio logo antes da menstruação. Os sintomas que as mulheres sentirão, como ganho de peso e fadiga, aparecem logo antes dessa queda repentina nos hormônios. O estrogênio e a progesterona são acusados ​​de serem os dois principais hormônios femininos envolvidos no ciclo menstrual (e a queda rápida de ambos é o motivo de você sofrer de TPM antes da menstruação), mas outros fatores hormonais estão envolvidos e afetam diretamente o seu peso.



1. Mudanças hormonais fazem seu corpo reter água

Não é apenas um sentimento - você estão reter água durante o período que pode levar ao ganho de peso.

“Flutuações em um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais chamadas aldosterona levam à retenção de água”, diz o Dr. Svets. 'A aldosterona ajuda a controlar a água, a quantidade de líquido que colocamos nos rins e ajuda a controlar os líquidos.' Os níveis de aldosterona aumentam durante a fase lútea e diminuem durante a fase folicular (os dias em que você está menstruando ativamente), o que leva a um aumento na retenção de água. (Um estudo de 2017 publicado em Obstetrícia e Ginecologia Internacional na verdade, descobri que o primeiro dia da menstruação de uma mulher é o dia em que mais água é retida.)

A progesterona também desempenha um grande papel no motivo pelo qual seu corpo retém água, de acordo com o Dr. Chaudhari. 'A progesterona pode levar ao ganho de peso da água, permitindo que os fluidos vazem dos seus vasos sanguíneos para os tecidos circundantes. Essa retenção de água nos tecidos pode levar ao ganho temporário de peso próximo ao período menstrual e se dissipará por conta própria após o início do ciclo e a queda dos níveis hormonais ”, diz ela.

Dica de ganho de peso do período:

Pode parecer contra-intuitivo, mas beber mais durante a menstruação realmente ajuda a manter a retenção de água sob controle. “Ter mais fluido em seus vasos onde pertence leva a uma melhor hidratação e descarga de seu sistema, diz o Dr. Chaudhari. Beba dois litros de água por dia para ajudar a manter o inchaço e o ganho de peso estabilizados.

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2. Você está (tentando) lutar contra os sérios desejos de comida

Não é nenhum mistério que as mulheres se agarrem a chocolate e alimentos reconfortantes (olá, macarrão e queijo!) Mais durante a menstruação do que o normal, mas a ciência ainda não sabe exatamente por que os desejos acontecem com tanta força na menstruação.

“A razão exata para os desejos é desconhecida, mas sabemos que níveis elevados de progesterona parecem contribuir. Semelhante ao início da gravidez, quando a progesterona é nosso hormônio dominante, as mulheres pouco antes da menstruação sentem mais desejo de comer alimentos com alto teor de gordura, sal e açúcar ', diz o Dr. Chaudhari.

Você pode pensar que esses desejos estão embutidos em nossos hormônios (ou a falta deles), mas esse não é necessariamente o caso. Um estudo recente publicado em PLOS One descobriram que 50 por cento das mulheres nos EUA anseiam por chocolate antes da menstruação, enquanto apenas 17 por cento das congêneres estrangeiras encontraram-se com o mesmo desejo, provando que os tipos de alimentos que as mulheres anseiam são mais baseados na cultura (e marketing).

'A progesterona pode aumentar o apetite, mas o que escolhemos comer é mais cultural', diz o Dr. Svets. 'Precisamos de chocolate? É uma necessidade fisiológica? Provavelmente não. Batatas salgadas, necessidade fisiológica? Provavelmente não. O corpo não precisa necessariamente dessas coisas, mas com um apetite aumentado e fadiga, as mulheres podem estar procurando por comida reconfortante. '

Essas guloseimas podem somar. “Muitas mulheres mudam sua dieta na época da menstruação, cedendo a esses desejos. Uma dieta com muitos açúcares refinados pode levar a uma queda rápida no açúcar e, portanto, nos níveis de energia ', diz o Dr. Chaudhari.

Dica de ganho de peso do período:

Satisfaça seus desejos de maneira saudável. Fazer manteiga de amendoim bolas de proteína para algo doce que contém proteínas e estoque sua geladeira com frutas, se você sabe que gosta de doces. E se você necessidade chocolate (porque, vamos enfrentá-lo - às vezes uma maçã simplesmente não corta), opte pelo chocolate amargo com pelo menos 70 por cento de cacau.

3. É mais provável que você pule o treino

Vamos ser honestos: é apenas mais difícil se motivar para a academia durante o período. A fadiga é real e pode impedir que você vá à academia.

“Seus níveis hormonais caem todos de uma vez no início da menstruação, por isso é comum que as mulheres tenham níveis de energia mais baixos como parte de suas flutuações normais”, diz o Dr. Chaudhari.

A combinação de ser menos ativo e se entregar a guloseimas extras pode ter um impacto em sua cintura. Mas os benefícios dos exercícios durante a menstruação provam que você deve tentar forçar a vontade de pular. Estudos têm mostrado que o exercício pode reduzir os sintomas da TPM e a dor das cólicas menstruais. Além disso, se você sentir que está ganhando peso, seja durante a menstruação ou em qualquer outro momento, a única maneira de remediar essa sensação é começar a se mover.

Dica de ganho de peso do período:

Certifique-se de se mover um pouco todos os dias. Se você não consegue reunir a motivação para fazer sua rotina habitual, tente um destes exercícios em casa:

    4. Seu trato gastrointestinal está fora de controle

    “Seus hormônios (especialmente a progesterona) são os culpados pelo inchaço e gases”, diz o Dr. Chaudhari. A menstruação também pode levar a alterações nos movimentos intestinais, fazendo com que você se sinta irregular. 'Flutuações hormonais normais podem levar à prisão de ventre e aumento de gases durante a menstruação e geralmente desaparecem alguns dias após o início da menstruação.'

    Dica de ganho de peso do período:

    A melhor maneira de combater a constipação e os problemas de barriga é aumentar a ingestão de água, movimentar-se mais e comer muitas fibras, diz o Dr. Chaudhari. Use a folha de referências a seguir para incorporar mais alimentos ricos em fibras às suas refeições.

    Melhores alimentos para fibras

    Close-up de amêndoas contra um fundo brancoAmêndoas Maçãs Feijões Bagas Couve de bruxelas Sementes de chia Pipoca Grãos inteiros