4 coisas surpreendentes que aconteceram comigo após 100 dias de dieta cetogênica

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Há cinco anos, dei uma longa e profunda olhada em mim mesma no espelho e decidi que precisava fazer uma mudança. Como ex-crítico de restaurantes, anos de indulgência me colocaram de volta na balança. Eu me sentia inchado e terrível o tempo todo e sabia que precisava fazer algo a respeito. Em meus anos de faculdade, conheci bem as dietas de baixo teor de carboidratos, como Atkins e a dieta de South Beach, e consegui algum sucesso com elas. Em 2013, eu cortei o glúten da minha vida para sempre e embarquei em uma jornada para perder uma quantidade significativa de peso enquanto me livrava da culpa que estava sobre mim.

Demorou apenas alguns meses para perder peso eliminando carboidratos (glúten, grãos e cerveja) e açúcar (incluindo frutas e bebidas alcoólicas), e nesse caminho, enquanto namorava, conheci um homem com convulsões. Quando eu disse a ele que estava seguindo uma dieta baixa em carboidratos, ele me apresentou a dele: a dieta cetogênica (que alguns especialistas recomendam para pacientes como ele promover ótima saúde do cérebro ) Embora nosso relacionamento durasse pouco, minha curiosidade sobre sua prática alimentar continuou a crescer.



A forma cetogênica de comer permite a ingestão mínima de carboidratos, ingestão moderada de proteínas e alta ingestão de gordura, que variam de acordo com seus objetivos. As dietas típicas de baixo teor de carboidratos permitem cerca de 50 gramas de carboidratos por dia; nos cetogênicos, esse número cai para 20 gramas.



Comecei a pesquisar mais e me deparei com um site administrado por Eric Berg, DC, um guru renomado na comunidade ceto. Quando você realmente entra em cetose, seu corpo está funcionando com um combustível diferente, que são as cetonas, explica Berg sobre o site dele . As cetonas são o combustível original com o qual nossos corpos funcionavam há muito tempo. É usar sua própria gordura como combustível em vez de glicose, e nos saímos muito bem com este ‘combustível limpo’.

Embora Berg - um defensor e seguidor do ceto - tenha um culto de seguidores em dieta, outros especialistas expressaram algumas sérias preocupações sobre este plano, observando que pode ser perigoso para pessoas com problemas de fígado e rins, bem como aqueles com diabetes, coração doenças e certos problemas hormonais.



Ainda assim, eu segui em frente. Eu sabia que não iria exagerar com o estereótipo all-you-can-eat bacon, manteiga e bombas de gordura, e eu nem mesmo esperava perder uma quantidade enorme de peso naquele momento. Na verdade, só queria me sentir melhor: estava mal-humorado, letárgico e minha auto-estima estava sofrendo - e suspeitava que minha dieta tivesse algo a ver com isso.

Embora eu não tivesse glúten por vários anos, a essa altura eu não estava mais vivendo o estilo de vida de baixo teor de carboidratos e tropecei em um abismo de grãos (tacos, éramos melhores amigos), guloseimas com amido (falafel e batata-doce frita, como eu sentiria sua falta), e frutas (adeus, manga, meu velho amigo). Era hora de ir realmente com baixo teor de carboidratos e ver o que aconteceria.



Poucos dias antes do Halloween, comi minha última porção de panquecas sem glúten com café inglês, xarope de canela e chicória e nibs de cacau no brunch de domingo. No dia seguinte, minhas tiras de ceto urina chegaram da Amazônia e eu estava pronto para ir. (Ao medir a quantidade de cetonas na urina, as cores na tira indicam o seu nível de cetose e se você está nela ou não. No entanto, uma vez que você está adaptado à gordura e seu corpo está esgotando as cetonas internamente, você não despeje mais cetonas em sua urina.)

Já se passaram pouco mais de três meses desde que embarquei na minha mudança de estilo de vida cetônico, e posso dizer com total certeza que me sinto melhor do que nunca. E em apenas 100 dias, notei várias surpresas que ocorreram ao longo do caminho.

Estou mais esperto e com mais energia.

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No ceto, as gorduras são suas amigas, começando logo de manhã, e o café à prova de balas (BPC) tornou-se meu substituto do café da manhã e fonte de energia na maior parte do dia. Depois de aprender que deveria usar um liquidificador ou um espumador de leite para misturar as gorduras, me apaixonei por essa versão oleosa de Joe. Minha receita preferida: 16 onças de Café Bustelo Espresso Moído; duas colheres de sopa de óleo de coco orgânico não refinado; e uma colher de sopa de creme de leite orgânico pesado. (Outros incorporam ghee, manteiga alimentada com ervas, óleo MCT, colágeno e até mesmo proteína em pó.)

Graças aos colossais 34 gramas de gordura da minha mistura, raramente sentia fome antes da hora do jantar. Agora que estou adaptado à gordura e não anseio por combustível externo como antes, só tenho BPC de vez em quando. Alguns dias, só tomo café com creme.

Normalmente não preciso comer mais nada entre o café da manhã e o jantar, mas estou mais ativo do que nunca. Eu registro quilômetros incontáveis ​​na esteira, passos no StairMaster, rotações na bicicleta Spin, repetições na sala de musculação e snowboard com pés verticais. Também estou mais produtivo do que nunca no trabalho. A energia é tão palpável no ceto que você precisa ser produtivo. Nos dias em que não estou queimando meu excesso de combustível, fico impaciente e tenho problemas para dormir profundamente.

Experimente este smoothie de café mocha para um revigorante:

Meu humor se equilibrou.

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Como muitas outras mulheres por aí, minha época do mês já foi emocionalmente excruciante. Nos dias que antecederam a Semana do Tubarão - um termo fantástico com o qual me deparei recentemente -, eu experimentaria uma ansiedade profunda e episódios depressivos que eram, simplesmente, drenantes. Eu sabia que eles estavam relacionados aos hormônios e sentia que não tinha controle sobre a bomba-relógio em minha cabeça.

Desde que entrei na cetose, notei uma diminuição significativa nas minhas tendências emocionais durante a TPM. Mesmo que eu tenha tido um período extra (conforme meu corpo eliminou o excesso de estrogênio para se adaptar à minha dieta) durante um ciclo, não senti aquela velha necessidade de chafurdar. Às vezes ainda preciso de uma dose de chocolate (lascas de chocolate adoçadas com estévia derretidas com uma colher de sopa de creme de leite é o que os sonhos de ceto ganache são feitos), mas me sinto muito mais à vontade e centrada em minha própria pele. (Psst! Esses 6 alimentos são cientificamente comprovados para vencer os sintomas da TPM.)

Eu tenho um amor recente por cozinhar.

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Muitas vezes me pergunto como as pessoas que não cozinham seguem essa dieta, porque, a menos que eu esteja curtindo uma churrascaria, jantar fora é muito complicado. No entanto, para permanecer em um estado cetogênico adaptado à gordura, você não pode consumir mais do que 20 gramas de carboidratos por dia. Para colocar isso em perspectiva, uma banana de tamanho médio tem 24 gramas de carboidratos, então você precisa ser rigoroso e ser criativo.

Muitas vezes é mais fácil cozinhar para você, embora você ainda precise ser criativo. Eu me apeguei seriamente à minha fritadeira de ar, frigideira de ferro fundido e panela elétrica. De nachos de porco desfiado (usando torresmo como chips) e pizza cabeça gorda ao estilo KFC, nuggets de frango frito com soro de leite , os pratos estranhamente deliciosos continuam fluindo. E, quando se trata de desejo por doces, confio no Swerve (um substituto do açúcar eritritol que não é metabolizado como carboidratos nem açúcar) para assar de tudo, desde brownies de chocolate a biscoitos amanteigados e pecaminosos keto cheesecakes .

Eu realmente pareço e me sinto melhor.

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A comunidade ceto é obcecada por tudo para perder peso, mas abandonei a balança muito antes de começar esta aventura em particular porque os números realmente bagunçam minha cabeça. (Não me pesei em 1,5 anos.) Embora tenha ficado tentado a verificar meu progresso desde que me tornei cetônico, a verdade é que não preciso de uma balança para confirmar como me sinto. Meu humor está equilibrado, minhas roupas caem melhor (diminuí o tamanho de um jeans) e, honestamente, estou mais feliz. Embora esse estilo de vida certamente não seja para todos, eu sei que é adequado para mim.