3 melhores maneiras de queimar gordura corporal rapidamente, de acordo com médicos para perder peso

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Em um esforço para perder peso ou ficar mais em forma, usamos termos como gordura corporal, mas do que exatamente estamos falando? Quanto mais você entende sobre como seu corpo funciona, mais fácil é obter os resultados desejados. Aqui, os médicos responsáveis ​​pela perda de peso explicam como a gordura corporal funciona e as melhores maneiras de reduzi-la para seu bem-estar a longo prazo.

O que é gordura corporal, exatamente?

A gordura corporal de um indivíduo é uma coleção de tecido adiposo que funciona como um órgão complexo e metabolicamente ativo, explica Wickham B. Simonds , MD, bolsista da Obesity Medicine Association e presidente da Dr. Simonds Metabólicos e perda de peso em Durham, Carolina do Norte. É muito mais do que 'amortecimento' ou 'isolamento'. Como qualquer órgão, o tecido adiposo pode ficar doente e disfuncional se o órgão ficar muito grande. Na verdade, um 2019 estude no European Heart Journal descobriram que o excesso de gordura corporal pode levar a pelo menos nove problemas cardiovasculares diferentes, incluindo estenose da válvula aórtica, uma condição na qual a válvula que sai do coração para o resto do corpo não consegue mais se abrir adequadamente.



Na maioria das vezes, quando dizemos gordura corporal, estamos nos referindo à gordura subcutânea e gordura visceral. A gordura subcutânea está localizada sob a pele, como no braço, na coxa e no abdômen - o que você sente quando belisca a pele, diz Peter Jian , MD, diplomata do American Board of Obesity Medicine , e professor assistente em Baylor College of Medicine . A gordura visceral está localizada dentro da cavidade abdominal e ao redor de órgãos como o intestino e o fígado. Embora ambos os tipos de gordura contribuam para o tamanho de sua cintura, o Dr. Jian observa que a gordura visceral apresenta um risco maior de desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Uma faixa saudável de porcentagem do corpo para mulheres adultas deve estar abaixo de 32% e para homens abaixo de 25%, diz o Dr. Jian.



Qual é a melhor maneira de se livrar da gordura corporal?

Coma mais saudável. Tanto a dieta quanto os exercícios influenciam a quantidade de gordura corporal que você possui, mas a dieta tem um impacto maior. A maneira mais eficaz de reduzir a gordura corporal é a redução de calorias emparelhada com a ingestão reduzida de carboidratos, diz o Dr. Simonds. Quando você ingere um carboidrato simples que é digerido rapidamente (como pão branco, arroz ou macarrão), isso causa um aumento na insulina que coloca o corpo em um modo de armazenamento de gordura, explica ele. No entanto, o corpo de cada um é único, então o mesmo plano alimentar exato não funcionará para todos. Antes de arriscar uma dieta da moda, converse com um médico certificado em gerenciamento de perda de peso para que ele possa ajudá-lo a escolher um plano alimentar seguro e eficaz.

Priorize sua saúde mental. Não subestime o poder de estar em um estado mental sólido. Temos a tendência de tomar decisões menos saudáveis ​​sobre a alimentação quando estamos sob estresse ou deprimidos, diz o Dr. Jian. Nosso bem-estar emocional também afeta os hormônios que regulam a fome, a saciedade e se nosso corpo utiliza ou armazena gordura. Além disso, comer alimentos com alto teor calórico quando estamos estressados ​​resulta em mais ganho de peso do que comer os mesmos alimentos reconfortantes quando não estamos sobrecarregados, de acordo com um relatório de 2019 estude no jornal Metabolismo Celular .



Exercite mais. o Associação Americana do Coração recomenda 150 minutos de exercício de intensidade moderada por semana para o adulto médio, ou 75 minutos de exercício vigoroso. Embora isso possa não ser possível para todos devido a várias restrições, você sempre pode começar ‘se mexendo’, diz o Dr. Jian. Você já ouviu tudo antes: estacione o carro mais longe de seu destino, use escadas em vez de elevadores, faça uma caminhada na hora do almoço, faça abdominais durante os intervalos comerciais. Parece repetitivo, mas todas essas atividades físicas se somam e realmente ajudam seu corpo a reduzir o percentual de gordura corporal, diz o Dr. Jian.

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    Como saber se você está realmente perdendo gordura corporal?

    Use uma fita métrica. Meça sua circunferência abdominal no umbigo, sugere o Dr. Simonds. Quando sua gordura corporal está diminuindo, essa medida sempre diminui e é um indicativo do fato de que você está diminuindo o pior tipo de gordura - a gordura abdominal profunda.



    Suba em uma balança. Muitas escalas hoje, especialmente as inteligentes como a Fitbit Aria 2 , medir a gordura corporal usando um princípio chamado impedância bioelétrica . Embora as medições de gordura corporal nesses tipos de balanças domésticas não sejam muito precisas, elas podem fornecer uma boa estimativa de seu percentual de gordura corporal e há coisas que você pode fazer para tornar as medições mais precisas. Pese-se logo de manhã, antes de fazer qualquer exercício, bem hidratado, sem roupas ou joias e com o estômago, intestinos e bexiga o mais vazios possível, diz o Dr. Simonds.

    Consulte um profissional. Algumas unidades de saúde especializadas possuem dispositivos de bioimpedância de nível profissional, máquinas que medem pletismografia de corpo inteiro , ou instrumentos para executar pesagem subaquática , diz o Dr. Jian. Alternativamente, um Absortometria de raio-X de dupla energia (DEXA) varredura pode ser feita, mas isso tem uma pequena quantidade de radiação, acrescenta.

      Quanto tempo leva para reduzir a gordura corporal?

      Se você está tentando ativamente e seguindo um plano saudável, não deve demorar muito. Em nossa experiência clínica, começamos a ver uma diminuição no tamanho da cintura, gordura corporal e peso já na primeira a duas semanas, diz o Dr. Jian. Mas, em alguns pacientes, as mudanças ocorrem mais lentamente e, às vezes, só são perceptíveis após quatro semanas. Não desanime se você não ver os resultados imediatamente, mas se as coisas não progredirem no segundo mês, pode ser um bom momento para procurar ajuda profissional de um especialista certificado em perda de peso, acrescenta.

      Lembre-se de que não há nada de errado em pedir um profissional de saúde - seja de um médico, um nutricionista certificado ou até mesmo um terapeuta. Pode ser difícil para alguns perder peso e você pode precisar de ajuda, diz Tiffany R. Beckman , MD, MPH, endocrinologista da Centro de Cirurgia e Clínicas de Saúde da Universidade de Minnesota . Grande parte desse processo é mental, e ter uma equipe por trás de você para incentivá-lo e responsabilizá-lo pode fazer toda a diferença.