3 coisas incríveis que aconteceram quando parei de comer baixo teor de gordura

O que aconteceu quando eu parei de comer baixo teor de gordura ShotShare / Getty Images

Sempre me lembrarei da época em que crescia nos anos 90, quando meus pais fizeram uma dieta radical, e por 'eles' eu realmente quero dizer 'nós', já que toda a casa (incluindo eu e meu irmão) acabou indo junto por seu passeio de chute saudável. E, como muitos americanos, sua definição de saudável era comer alimentos sem gordura ou com baixo teor de gordura.

Nossas batatas fritas, Cheeze Whizz espalharam em biscoitos Ritz e sorvete de verdade. Em seu lugar, tivemos biscoitos SnackWells Devil's Food, sorvete sem gordura, Reduced Fat Cheez-Its e Lay's WOW! Salgadinhos.



Embora a troca tenha funcionado bem para minha família - provavelmente porque meus pais começaram a se exercitar seriamente na mesma época - muitas outras pessoas que tentaram uma tática semelhante na verdade ficaram mais gordas. Eles não pararam para pensar que os produtos com o selo 'baixo teor de gordura' ainda tinham muitas calorias, em alguns casos tantas (ou mais) que suas contrapartes integrais. Também era muito comum comer demais, já que o rótulo de 'baixo teor de gordura' fazia com que um alimento de outra forma lixo parecesse virtuoso. Enquanto isso, muitos desses alimentos 'saudáveis' eram preenchidos com sabores artificiais e aditivos químicos projetados para compensar a falta de gordura, diz a nutricionista Stephanie Middleberg de Nova York. (Minha família rapidamente se livrou dos chips sem gordura WOW!, Feitos com o demônio digestivo Olestra.)



Avançando para 2017, estou feliz em dizer que não tenho mais toneladas de comida falsa na minha cozinha. Dito isso, eu ainda estava evitando muitos alimentos gordurosos, supondo que as opções mais leves fossem melhores para mim. Costumava comprar queijo desnatado, iogurte light, creme de café sem gordura e molho para salada sem gordura. Isso parecia perfeitamente razoável, até que, em uma segunda-feira de manhã, fiquei sem creme para café e leite desnatado. Então fiz o que antes era impensável: bebi meu café puro.

Enquanto eu bebia, percebi que esta foi provavelmente a primeira xícara de java que eu tomei em mais de uma década que era completamente puro e natural - e era muito bom. Talvez eu não precisasse mascarar a coisa real com sabores artificiais, afinal.



Enquanto isso, eu ouvia mais sobre os benefícios de comer alimentos regulares e ricos em gordura e percebi que eles podem não ser tão perigosos quanto eu pensava: Alguns estudos descobriram que pessoas que comem laticínios integrais, por exemplo, na verdade têm um risco menor de doenças cardiovasculares. (Falando em gordura ... Prevention's The Fat Cell Solution mostra como treinar suas células de gordura para perder peso velozes !)

Em um esforço para ficar mais natural e parar de temer a gordura, decidi tentar eliminar quaisquer vestígios de alimentos com baixo teor de gordura / sem gordura artificial em favor dos alimentos reais. Aqui está o que aconteceu.



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Por mais que eu seja voltado para a saúde, admito que boa comida (tudo bem, engorda) e lembranças felizes costumam andar de mãos dadas. Existe uma razão pela qual servimos bolo em festas de aniversário em vez de couve, certo? Para mim, uma das minhas memórias favoritas é de tomar grandes cafés da manhã depois de dormir na casa dos meus avós. Bacon era o ponto alto da refeição, e o perfume alcançava todos os cantos da casa. (Na maioria das vezes, o cheiro de bacon era o meu despertador e, assim que senti o cheiro, acordei mais rápido do que na manhã de Natal.)

Agora que estou criando minha própria família, o café da manhã raramente inclui bacon, e se inclui, é uma variedade de peru com baixo teor de gordura. Ele satisfaz meus desejos crunch, mas dificilmente é o mesmo. Depois de banir os alimentos com baixo teor de gordura, decidi ir à velha escola e cozinhar bacon de verdade, como minha avó costumava fazer. Não apenas estava delicioso, mas o cheiro era tão incrível quanto eu me lembrava, e eu estava feliz por ter durado muito tempo depois de terminar o café da manhã. Você deve comer bacon todos os dias? Provavelmente não. Mas aproveitá-lo uma vez por semana - e recriar as manhãs de domingo em família do passado - parece totalmente valer a pena.

Um dia depois de largar o lixo com baixo teor de gordura, decidi levar minha filha para um deleite depois da escola na sorveteria local da minha cidade, que é tão antiquada quanto possível - pisos de xadrez bonitos, mesinhas pitorescas, e definitivamente nada de errado. Então, vamos apenas dizer que fui praticamente forçado a pegar uma bola do bom e velho sorvete. Como eu não queria que minha filha visse minha porção de adulto maior do que a vida, comprei um copo de tamanho infantil para combinar com o dela. Eu comi devagar e combinei sua mordida por mordida, e você sabe o quê? Um furo do material real estava certo. Eu não sentia que estava perdendo nada.

Eu consumi menos calorias ao longo do dia. baixo teor de gordura, sem gordura, perder peso jessicaphoto / Getty Images

Normalmente não monito minha ingestão de calorias, mas quando comecei este experimento, comecei a prestar mais atenção a esses números para ver como eles se comparam. E fiquei surpreso ao perceber que comer mais alimentos 'regulares' significava consumir menos calorias.

No passado, eu normalmente comia um Yoplait Light Strawberry Yogurt com apenas 100 calorias no café da manhã - mas geralmente ficava com fome de novo antes de terminar minha xícara de café. Então, eu logo iria procurar outra coisa para mordiscar e, essencialmente, acabaria tomando um segundo café da manhã. O resultado: eu comi mais de 300 calorias antes do meio-dia.

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Quando troquei meu iogurte usual por Fage Total Plain Greek Yogurt com 190 calorias e coloquei algumas frutas vermelhas por cima, estava tudo acabado. O pensamento de consumir qualquer outra coisa antes do almoço me fez sentir mal - eu estava tão cheio. (Lembre-se dessas quatro coisas antes de comprar iogurte grego.)

Notei algo semelhante quando se tratava de lanches. Normalmente, um lanche para mim pode ser uma maçã, banana ou alguns pretzels. Isso me satisfaria por um tempo, mas não por muito tempo, então eu continuaria comendo. Adicionar um pouco de gordura fez uma grande diferença. Decidi beliscar amêndoas sempre que surgia um desejo - um pequeno punhado é muito útil - e acrescentei sementes de abóbora ao meu iogurte. Talvez não surpreendentemente, eu me senti mais satisfeito por mais tempo.

A mesma coisa aconteceu no jantar. Embora eu cozinhe principalmente coisas como frango grelhado e vegetais, de vez em quando eu experimentava um prato de massa cremoso. Mas o leite desnatado não fornece muita cremosidade, e o queijo com baixo teor de gordura não derrete muito bem. Embora o gosto sem brilho devesse ter me dissuadido, provavelmente comi mais porque não era tão satisfatório. Depois de usar o material real, uma porção menor resolveu.

Agora que já se passaram quase dois meses desde que mudei meus hábitos alimentares, percebo que tive um pouco de medo de comer mais gordura, provavelmente porque sofri uma lavagem cerebral quando criança e pensei que é sempre terrível. A verdade é que a gordura é um nutriente que sua corpo realmente precisa - para crescimento celular, absorção de nutrientes e energia - e como ele é digerido lentamente, você se sente satisfeito por um longo período de tempo e come menos no geral.

Nunca me peso, então não posso dizer se perdi algum peso desde que comi mais gordura. Mas eu sei que estou tendo menos desejos, estou gostando mais de cozinhar e meu jeans está escorregando. Mais importante ainda, sinto que estou mais saudável. Provavelmente porque estou.