12 soluções altamente eficazes para fibromialgia

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O que é fibromialgia?
O sinal característico dessa síndrome crônica é a dor, contínua ou em surtos recorrentes, que podem atingir qualquer parte do corpo em qualquer intensidade. 'Algumas pessoas podem viver com isso; outros nem conseguem trabalhar ', diz Scott Zashin, MD, professor clínico da University of Texas Southwestern Medical School. Outros sintomas incluem fadiga, náuseas e dores de cabeça.

O que causa a fibromialgia?
'Ninguém sabe', diz Brian Walitt, MD, professor associado de medicina na Universidade de Georgetown. Uma teoria é que 2 a 4% das pessoas que contraem fibromialgia desenvolvem sensibilidade a estímulos dolorosos, possivelmente devido a algo estranho no sistema nervoso central. O diagnóstico e a descoberta de tratamentos para controlar os sintomas podem levar meses.

Aqui está o que você precisa saber sobre tratamentos novos, naturais e testados e comprovados para a fibromialgia.



Magnésio
Não ingerir o suficiente desse mineral - encontrado em vegetais com folhas verdes, carne e leite - pode causar espasmos musculares e cãibras. Pode ser por isso que os pesquisadores turcos descobriram que dar às mulheres com fibromialgia 300 mg por dia durante oito semanas reduziu a dor e a sensibilidade. Seu médico pode testar seus níveis e prescrever um suplemento, se necessário.

Ioga
Em um pequeno estudo piloto, mulheres que participaram de um programa de ioga semanal de 2 horas e praticaram as posturas em casa por 20 a 40 minutos por dia tiveram uma queda de 31% nos sintomas, incluindo dor e fadiga. 'As técnicas de respiração induzem uma resposta de relaxamento que pode alterar os sinais de dor', diz o líder do estudo James W. Carson, PhD, do Comprehensive Pain Center da Oregon Health & Science University. (Inspire-se com estas 5 posturas de ioga para aliviar a dor.)

Biofeedback e respiração
Aprender a estar atento e controlar as respostas do corpo (como frequência cardíaca e respiração) envolvidas na percepção da dor pode ajudar a reduzir a dor. 'Há uma taxa de respiração lenta - diferente para cada pessoa - que desencadeia reflexos importantes', diz o pesquisador Paul Lehrer, PhD, professor de psiquiatria na Robert Wood Johnson Medical School.

Tai chi
Um estudo da Tufts University dá a este suave exercício mente-corpo notas altas para melhorar o sono e aliviar a dor e a depressão da fibromialgia. A respiração e os movimentos controlados do tai chi promovem um estado de repouso, que pode interromper o ciclo da dor. (Interessado? Veja como começar .)

Acupuntura
Esta terapia pode aumentar a atividade dos receptores cerebrais que amortecem os sinais de dor, dizem os pesquisadores que estudaram as imagens cerebrais de mulheres com fibromialgia que receberam acupuntura. A dor diminuiu para todos eles, quer tenham feito acupuntura real ou simulada, mas os especialistas afirmam que mesmo a versão simulada pode afetar o cérebro e a dor.

Massagem
Em um estudo de 2010 na Espanha, os pesquisadores relataram que os participantes com fibromialgia que realizaram 20 sessões semanais de 90 minutos de uma forma de massagem chamada liberação miofascial tiveram visivelmente menos dor e ansiedade. (E mais pesquisas mostram que a massagem é uma escolha saudável em todos os aspectos.) A fáscia, o tecido conjuntivo que envolve os músculos e órgãos, tensiona as pessoas com fibromialgia, aumentando a dor, mas essa forma de massagem - uma pressão lenta e deslizante - separa as faixas apertadas da fáscia, tornando-os mais suaves, diz Nancy M. Porambo, terapeuta neuromuscular certificada em Jim Thorpe, PA.

Perda de peso
Reduzir apenas um pouco pode diminuir seus sintomas - e talvez evitar que você contraia fibromialgia em primeiro lugar. Em um estudo de 2010, pesquisadores noruegueses relataram que mulheres com sobrepeso ou obesas tinham um risco 60 a 70% maior de desenvolver fibromialgia do que mulheres com IMC normal. Não está claro por que, mas uma teoria é que níveis elevados de substâncias inflamatórias chamadas citocinas, comuns em pessoas obesas e com fibromialgia, podem desencadear a dor e aumentar a sensibilidade a ela. Carregar peso extra também pode piorar os sintomas. “O excesso de peso contribui para a fadiga e o estresse nas articulações, o que pode aumentar a dor”, explica o Dr. Zashin. A boa notícia: um estudo piloto descobriu que perder apenas 4,4% do peso corporal ajuda a aliviar os sintomas.

Movimento
É difícil se exercitar quando você está machucado, mas pesquisadores da Universidade Johns Hopkins descobriram que a atividade física no estilo de vida (LPA) realmente era possível para os pacientes e compensava em uma redução de 35% na dor percebida. Durante o estudo, as pessoas que sofrem de fibromialgia começaram com 15 minutos de LPA - como caminhada, jardinagem, aspiração ou natação - 5 a 7 dias por semana, aumentando seu tempo ativo em cinco minutos por dia, até que a maioria tivesse 30 minutos ou mais de atividade moderada diariamente. O LPA também pode ser uma porta de entrada para exercícios mais extenuantes, que os pesquisadores de Boston descobriram que podem melhorar o funcionamento físico, diminuir a dor e aliviar a depressão e a fadiga relacionadas à fibromialgia.

Antidepressivos
O FDA aprovou dois inibidores de recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRIs) para tratar a dor da fibromialgia - duloxetina (Cymbalta) e milnaciprano (Savella). Esses medicamentos podem afetar os produtos químicos do cérebro que podem conter sua resposta à dor. Antidepressivos mais antigos, como a amitriptilina, funcionam de forma semelhante e podem ser prescritos off-label. Milnacipran atua como um antidepressivo, e os pacientes com fadiga muitas vezes vêem os benefícios dele, diz Jennifer A. Reinhold, PharmD, a Prevenção orientador.

Terapia da conversa
Compreender melhor seus pensamentos e ações conversando com um terapeuta pode aliviar os sintomas físicos e emocionais. Em um estudo recente, seis sessões semanais de terapia cognitivo-comportamental por telefone aumentaram a quantidade de dor que os participantes podiam suportar. 'Por meio da terapia, eles aprendem a modificar seus pensamentos mal-adaptativos em outros mais benéficos, reduzindo sua resposta aos sintomas', diz o autor do estudo Dennis C. Ang, MD, chefe de reumatologia da Wake Forest University.

Medicação anticonvulsivante
Não está claro exatamente como os anticonvulsivantes aliviam os sintomas, mas, diz o Dr. Reinhold, eles acalmam o sistema nervoso em geral. Pregabalina (Lyrica), o primeiro medicamento aprovado pela FDA para fibromialgia, pode bloquear células nervosas hiperativas que transmitem sinais de dor. Seu médico pode começar com gabapentina (Neurontin), outro anticonvulsivante mais barato. Não é aprovado pela FDA para tratar a fibromialgia, mas pelo menos um estudo sugere que funciona.

Prescrição de analgésicos
Os médicos podem tentar reservar esses analgésicos potencialmente viciantes para lidar com episódios de dor aguda até que possam traçar um plano de controle da dor menos intensivo com seus pacientes, mas os medicamentos podem ser uma terapia de curto prazo útil. Tramadol (Ultram), um analgésico, é aprovado pela FDA para dor crônica moderada a moderadamente intensa. Ela afeta os receptores da dor, alterando a intensidade com que o corpo sente a dor, e pode ajudar as pessoas que precisam de alívio 24 horas por dia. Os efeitos colaterais incluem tontura, constipação e sonolência.