12 maneiras de se perdoar por um erro do passado

Mulher adulta de meia idade no litoral, carregando uma mochila, respirando ar fresco Rehulian YevhenGetty Images

Todos nós fizemos coisas das quais não nos orgulhamos. Talvez você tenha gasto metade do orçamento mensal para alimentação em um novo casaco, não tenha ido à partida de futebol do seu filho antes do segundo tempo, colocado sua mãe em uma casa de repouso ou, quando o uivo do gato o irritou, você o deixou sair onde ele foi imediatamente atropelado por um carro.

É difícil perdoar a si mesmo, e você pode pensar que seus amigos e familiares também nunca o perdoariam se soubessem metade do que você faz. Infelizmente, você conhece o todo. E o peso total disso o embala com a culpa e o afunda com a vergonha.



Provavelmente, uma das poucas pessoas que podem dizer a você como se perdoar é o psicólogo Fred Luskin, PhD, diretor do Projeto de Perdão da Universidade de Stanford. Por anos, Luskin conduziu estudos e workshops sobre perdão, trabalhando com homens que trapacearam em suas esposas, filhos que abandonaram seus pais e muito pior.



Mas o maior obstáculo para auto-perdão é a nossa tendência de chafurdar em nossa própria culpa, disse ele Prevenção . “Não é apenas que nos sentimos mal porque sabemos que erramos”, explica Luskin. Todo mundo faz isso. Mas alguns de nós realmente envolvem esses sentimentos ruins como um cobertor, cobrem a cabeça e se recusam a parar de chorar.

Se isso parece loucura para você, você não está sozinho. Mas alguns de nós tentamos usar esses sentimentos ruins como um talismã para evitar as consequências de nossas ações, diz Luskin. Nós nos enrolamos como uma bola e dizemos: 'Ei! Olha como me sinto mal! Veja como estou sofrendo! Estou com pena! Eu sou patético! Não posso ser punido mais do que isso; não seria justo! '



“É uma forma maluca de penitência”, acrescenta Luskin. Em vez de assumir a responsabilidade pelo que fizemos ao tentar reparar o dano ou consertar as coisas, muitos de nós, inconscientemente, decidimos punir-nos sentindo-nos miseráveis ​​pelo resto da vida.

Os efeitos da culpa na saúde a longo prazo

Infelizmente, a decisão de se sentir infeliz pelo resto da vida pode ter consequências trágicas. E nem sempre de maneiras óbvias.



Por um lado, a miséria adora companhia. “Se você continuar se batendo, a pessoa que tentar amar você também vai levar uma surra”, explica Luskin. É inevitável. Qualquer pessoa que esteja se afundando na culpa será mais retraída, mais crítica e menos aberta do que normalmente seria. Portanto, quem quer que esteja por perto - seu cônjuge, seus filhos, seus pais, seus amigos e até mesmo seu cachorro - vai sofrer junto com você.

Mas o sofrimento não para com aqueles ao seu redor. A mente afeta o corpo de zilhões de maneiras interconectadas, e os sentimentos de culpa que você está alimentando estão gerando substâncias químicas que vão direto para seus órgãos vitais. Eles aumentam a frequência cardíaca, aumentam a pressão arterial, interrompem a digestão, tensionam os músculos, despejam colesterol na corrente sanguínea e reduzem sua capacidade de pensar com clareza. E toda vez que você se lembra do que fez e estremece, esses sentimentos ruins lhe dão uma nova dose de produtos químicos corrosivos.

Não é de admirar que os estudos sobre o perdão levaram os cientistas a suspeitar que aqueles que têm dificuldade em perdoar são mais propensos a experimentar ataques cardíacos , pressão alta , depressão , e outros males.

'O perdão é uma ferramenta com a qual enfrentamos o que fizemos no passado, reconhecemos nossos erros e seguimos em frente. Isso não significa que você desculpou ou desculpou o que aconteceu. Isso não significa que você se esqueça ', diz Luskin. 'Há um tempo para o nosso sofrimento e arrependimento. Temos que ter isso. Mas a temporada termina; o mundo segue em frente. E precisamos seguir em frente. '

Aqui estão 12 maneiras de encontrar o perdão a si mesmo - não importa o que você tenha feito.

Empresário cansado segurando copo de uísque na mesa do escritório Prakasit Khuansuwan / EyeEmGetty Images

“A maioria de nós acha difícil perdoar a si mesmo quando fazemos uma dessas quatro coisas”, diz Luskin.

  • Você falha em alguma tarefa importante da vida, como fazendo seu casamento funcionar .
  • Suas ações feriram outra pessoa.
  • Você se machucou pela maneira como conduziu sua vida: bebendo ou fazer outra coisa que seja autodestrutiva.
  • Você não fez algo que achou que deveria, como intervir em uma disputa familiar ou guardar dinheiro para que seu filho pudesse ir para a faculdade.

'Categorizar a ofensa dá início ao processo de perdão', diz ele. 'Isso permite que você decifre o que fez, olhe para isso, fique um pouco distante e comece a cura.'

2 Saiba como você se sente Mulher abraçando seu amigo deprimido em casa MilkosGetty Images

“Articule o erro específico que você cometeu e o dano que ele causou”, diz Luskin. 'Conte a algumas pessoas de confiança sobre o que você fez para obter apoio, cuidados e conselhos.'

Compartilhar nos lembra que todos cometem erros. “Geralmente pensamos que estamos sozinhos e únicos em nosso sofrimento, mas isso só torna a cura mais difícil”, diz ele. Confessar o que você fez também o impede de cair na negação, na repressão, na repressão e no esquecimento.

3 Entenda o que você quer Mulher triste sentada na cama em casa Elena Tan / EyeEmGetty Images

Você não quer necessariamente se reconciliar com a pessoa que magoou; você só quer se livrar da vergonha, liberar a culpa e sinta-se calmo e todo em seu centro.

4 Reconheça expectativas irrealistas Mulheres idosas brancas conversando em uma casa de repouso Resolução de produçõesGetty Images

A maioria de nós tem um conjunto de regras inconscientes pairando no fundo de nossas mentes sobre como esperamos que nos comportemos. Mas essas regras, muitas das quais absorvemos na infância ao invés de realmente pensar sobre, nem sempre são realistas.

Quando a mãe de minha amiga Susan teve um leve derrame, por exemplo, Susan sentiu que deveria convidar sua mãe para morar com ela. A filha sempre cuida da mãe, né? Mas sua mãe era e sempre foi um ser humano absolutamente miserável, muito parecido com a odiosa mãe do chefe da máfia Tony Soprano na série da HBO Os Sopranos . Não havia maneira de agradá-la. Cada palavra que saiu de sua boca foi uma crítica, uma depreciação ou uma reclamação. E foi tudo dito em um tom desagradável com a intenção de enfraquecer todos ao seu redor com desprezo.

Com a ajuda dos amigos e do marido, Susan percebeu que não era realista - ou justo - trazer uma energia negativa tão avassaladora para dentro de casa. Então, ela ajudou sua mãe a se mudar para uma comunidade de vida assistida com um grupo de ajudantes treinados de plantão pela manhã, ao meio-dia e à noite.

5 Identifique a ferida Estilo de vida dentro de casa com sombra retrato de uma jovem negra afro-americana, triste e deprimida, sentada no chão de casa, sentindo-se desesperada e preocupada, sofrendo de dor e depressão sob uma luz dramática Marcos CalvoGetty Images

Perceba que os sentimentos de mágoa, os pensamentos de culpa e o estresse contraído pela barriga que você sente sempre que pensa em sua ofensa são o que realmente está fazendo você se sentir mal - não o que você fez dois minutos ou dez anos atrás, diz Luskin. É a sua reação a isso hoje que está causando o problema. É um hábito que tem que desaparecer.

6 Aperte o botão parar Mulher de negócios mestiça olhando pela janela JGI / Jamie GrillGetty Images

Repetir o que você fez continuamente em sua cabeça não vai ajudar você ou a pessoa que você machucou. Isso só faz você se sentir mal. Portanto, toda vez que você se pegar ruminando sobre seus pecados, pare e concentre novamente sua atenção em algo mais positivo.

7 Peça desculpas Desculpa Jayk7Getty Images

Quando você não consegue se perdoar por algo que fez a outra pessoa, às vezes basta um sincero pedido de desculpas para consertar as coisas. As desculpas são mais eficazes se feitas pessoalmente, é claro. Mas se isso não for possível, considere embrulhar seu pedido de desculpas com um pouco de humor. Uma mulher que devia ao marido um pedido de desculpas enviou-lhe uma cópia do jogo 'Desculpe!' com uma nota perguntando se eles podiam tocar. Para não ser derrotado, seu marido respondeu com uma cópia do antigo single de Brenda Lee, 'I'm sorry.' Doce e simples.

8 Pratique PERT Retrato de uma mulher afro-americana com os olhos fechados JGI / Jamie GrillGetty Images

PERT significa Técnica de Refocagem de Emoção Positiva. É uma estratégia de 45 segundos que Luskin desenvolveu para usar sempre que você começar a se culpar por pecados passados. Simplesmente feche os olhos, respire fundo que empurra suavemente a barriga para fora e expire lentamente enquanto relaxa a barriga. Faça uma segunda respiração e expire.

Na terceira respiração profunda, diz Luskin, crie uma imagem mental de alguém que você ama ou de um belo lugar na natureza que o enche de admiração: uma bela praia, um caminho através de uma floresta majestosa de sequoias, um riacho na montanha caindo sobre as rochas. Respire profundamente enquanto sua mente explora a beleza natural ao seu redor. Observe como você se sente e permita que esses sentimentos se concentrem na área ao redor do seu coração.

9 Faça certo #MuslimGirl and Son dançando no parque Menina muçulmanaGetty Images

“Para fazer as pazes, você procura uma maneira de ser gentil com aqueles a quem magoou”, diz Luskin. Se você gastou metade do orçamento mensal da família em um casaco novo, compense-o criando as refeições mais saborosas já preparadas com pouco dinheiro. Não chegou ao jogo de futebol do campeonato do seu filho antes do segundo tempo? Faça isso direito oferecendo-se para ser o treinador assistente do próximo ano.

Mesmo que a pessoa que você feriu esteja morta ou ausente de sua vida, você ainda pode consertar as coisas prestando gentileza a outra pessoa, diz Luskin. - Acha que foi um péssimo pai? OK, você não pode voltar e mudar as coisas agora, mas você pode sair do seu caminho para ser um avô excelente? Você pode se juntar a uma organização Big Brothers ou Big Sisters e fornecer alguma orientação e companhia para o filho de outra pessoa?

“Faça o bem em vez de se sentir mal”, diz Luskin. Você não apenas perdoará a si mesmo, mas ao fazer isso mudará sua vida de maneiras que você pode imaginar.

10 Lose the Wicked Witch coisa Velhos e jovens de mãos dadas, conceito de cuidado com os idosos Kiyoshi HijikiGetty Images

Depois de fazer as pazes, é hora de parar de contar a si mesma a velha história em que você é a Bruxa Má do Oeste. Comece a contar a si mesmo uma nova história: uma história heróica na qual, apesar de suas fragilidades humanas, você faz tudo ao seu alcance para ser uma pessoa que perdoa. Susan é minha heroína particular. Ao aprender a perdoar a si mesma por levar sua mãe para uma vida assistida, ela também aprendeu como perdoar sua mãe por uma infância com menos palavras de amor. Hoje, Susan visita sua mãe uma vez por semana e liga para ela a cada poucos dias. E embora sua mãe seja tão desagradável como sempre - algumas coisas nunca mudam - as duas mulheres nunca foram próximas.

onze Coloque as coisas em perspectiva Mãe negra segurando a cintura da filha de patins Peathegee IncGetty Images

Uma vez por dia, pense em todas as coisas amáveis ​​e amorosas que você fez hoje sozinha: o cachorro vadio que você pegou e devolveu para seu dono, a criança chorando que você distraiu para que sua mãe pudesse almoçar, a lavanderia que você pegou depois do trabalho para que seu mel pudesse se exercitar. Pense nisso por muito tempo e perceberá que se tornou uma pessoa incrível!

12 Substitua a culpa pela gratidão Cliente sorridente que paga o dono da loja com cartão de crédito no balcão Hero ImagesGetty Images

Sentir-se mal por coisas que fez no passado pode criar um presente muito doloroso. Então, enquanto você está aprendendo a perdoar a si mesmo e seguir em frente, dê ao seu corpo e mente uma pausa de toda a vergonha e culpa substituindo-os por gratidão , diz Luskin. Veja como ele sugere que você faça isso:

  • Vá até o supermercado mais próximo e agradeça pela abundância de alimentos disponíveis.
  • Vá a um asilo ou hospital e agradeça por sua boa saúde.
  • Ao dirigir, agradeça mentalmente a cada um dos motoristas que seguem as regras da estrada.
  • Se você tem uma pessoa importante em sua vida, agradeça-lhe por cuidar de você todos os dias.
  • Observe realmente o vendedor em uma loja que atende você. Agradeça a eles por ajudar você.
  • Ao acordar todas as manhãs, agradeça por sua respiração e pelo presente de sua vida.

Afinal, é muito melhor fazer o bem do que se sentir mal.